Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação: Karim Georges / Fortaleza EC
Divulgação: Karim Georges / Fortaleza EC

O Fortaleza EC marcou mais um golaço fora de campo na partida contra o Fluminense, que aconteceu no dia 29 de abril, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.

O Leão do Pici se tornou o primeiro clube do Brasil a disponibilizar abafadores sonoros dentro do estádio para torcedores autistas. A ação foi idealizada pelo Clube da Garotada, projeto que faz parte do Bem Tricolor, uma associação que tem como missão promover a responsabilidade social do clube.

O mês de abril foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como “Abril Azul", na intenção de conscientizar as pessoas sobre o autismo, além de dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Dessa forma, o Fortaleza utilizou o período do ano para promover a ação com torcedores autistas do clube.

Em entrevista exclusiva ao site da TV Cultura, o coordenador do Clube da Garotada, Thiago Mendes, explica como surgiu a ideia da iniciativa.

"Quando eu decidi fazer algo sobre o assunto, comecei a pesquisar sobre o tema e vi que o Goiás lançou, também neste mês, um camarote sensorial para crianças autistas e lembrei que o Corinthians já tinha um desse na sua arena. Porém, eu não tinha tempo para planejar algo dessa proporção, então tive que me adaptar para fazer algo que funcionasse em um curto espaço de tempo. E, dessa forma, surgiu a ideia dos abafadores sonoras individuais”.

Leia também: Ídolo do Real Madrid cobra proteção a Vini Jr. em casos de racismo: “Clube precisa defendê-lo”

Brasileira é selecionada para bolsa que fomenta a consolidação de lideranças femininas para o Rugby

O coordenador fez a compra de 20 abafadores sonoros para realizar a primeira ação, que aconteceu na partida contra o Internacional, no último dia 15 de abril. Neste primeiro movimento, pequenos torcedores com autismo entraram em campo com os aparelhos e o feedback foi muito positivo. Thiago diz que, por conta disso, levou à diretoria do clube a ideia de disponibilizar os abafadores sonoros em todas as partidas na Arena Castelão, casa do Fortaleza.

“Os pais e as crianças amaram a iniciativa, então eu percebi que era uma demanda real de parte da nossa torcida. À diretoria, eu expliquei que a intenção era disponibilizar os abafadores por empréstimo em todos os jogos como mandante. Todos deveriam ter acesso, independente de serem sócios ou não, seria preciso apenas fazer um cadastro prévio e informar qual setor o torcedor estaria”, explica.

Mateus Lotif / Fortaleza EC

Com o aval dos dirigentes, o Fortaleza implementou o sistema pela primeira vez na história do futebol brasileiro na partida contra o Fluminense.

Apesar do pioneirismo do clube, Thiago Mendes reforça que “no time da inclusão, não existe competição. A gente quer ser um exemplo para que cada vez mais clubes criem boas práticas para que o estádio seja um ambiente cada vez mais acolhedor no Brasil inteiro”.

Para solicitar o serviço disponibilizado pelo Fortaleza, é necessário entrar em contato com o Bem Tricolor por meio do WhatsApp: (85) 99411-0317. De acordo com as orientações, o serviço estará disponível em todos os jogos em que o Leão do Pici for mandante. Além disso, a solicitação deverá ser feita até o dia anterior ao jogo.