O ministro Flávio Dino (Justiça e Segurança) usou as redes sociais nesta quarta-feira (10) para informar que a Polícia Federal irá investigar o esquema de manipulação de jogos nos campeonatos estaduais e no Brasileirão.
“Diante de indícios de manipulação de resultados em competições esportivas, com repercussão interestadual e até internacional, estou determinando hoje que seja instaurado Inquérito na Polícia Federal para as investigações legalmente cabíveis”, escreveu o ministro.
A Operação Penalidade Máxima, realizada pelo Ministério Público de Goiás, investiga 53 jogadores do futebol brasileiro por manipulação de jogos.
Até o momento, sabe-se que jogadores recebiam dinheiro para receber cartões amarelos. Não há atletas presos até o momento. Mas vários foram afastados dos seus clubes ou tiveram contratos rescindidos.
Leia também: CBF descarta parar jogos do Campeonato Brasileiro por denúncias de manipulação
Nesta semana, a Justiça tornou réus 16 pessoas envolvidas na manipulação de resultados de 13 partidas, sendo oito do Campeonato Brasileiro da Série A de 2022, um da Série B de 2022 e quatro de campeonatos estaduais realizados em 2023.
Segundo o Ministério Público goiano, 23 fatos criminosos aconteceram durante essas partidas. Além dos atletas, nove apostadores são investigados.
REDES SOCIAIS