Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução / Facebook Vinicius Jr
Reprodução / Facebook Vinicius Jr

A TV espanhola Movistar+ flagrou o momento em que um torcedor do Valencia imitou um macaco, em gesto racista direcionado a Vinícius Júnior. O crime aconteceu poucos minutos antes de o brasileiro apontar à arquibancada para denunciar o racismo sofrido.

A emissora divulgou as imagens nessa segunda-feira (22) e é possível ouvir as diversas ofensas recebidas pelo brasileiro. Os insultos ocorreram desde antes do apito inicial no estádio Mestalla.

Um dos torcedores flagrados chega a gritar: “Te arranco a cabeça, macaco de merda!”. Vinicius falou incessantemente ao árbitro De Burgos Bengoetxea que foi chamado de macaco e chegou a simular o gesto feito pelos torcedores que imitavam o animal.

O Valencia informou nesta segunda que identificou um torcedor e vai bani-lo dos estádios. As imagens, no entanto, mostram que os insultos partem de várias pessoas diferentes.

Após confusão nos minutos finais entre os jogadores das duas equipes, Vini discutiu com o goleiro Mamardashvili, levou um mata-leão do atacante Hugo Duro e reagiu erguendo o braço no rosto do jogador adversário.

Inicialmente, ele foi advertido com cartão amarelo. Mas, depois da revisão no Var, o árbitro expulsou o atacante do Real Madrid. Iglesias Villanueva, oficial que estava no comando da arbitragem de vídeo, foi demitido nesta segunda-feira por erro na edição das imagens.

Em nota divulgada após a partida deste domingo, LaLiga declarou que vai investigar os "incidentes" ocorridos no estádio Mestalla. O Valencia, por sua vez, emitiu comunicado condenando "qualquer tipo de insulto, ataque no futebol".