Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | Facebook RB Leipzig
Reprodução | Facebook RB Leipzig

O RB Leipzig foi fundado em 2009, a partir da compra do SSV Markranstädt, time que até então disputava a quinta divisão do futebol alemão, pela Red Bull. Desde então, até os dias de hoje, a agremiação carrega a alcunha de ser o clube que mais irrita os alemães. Isso porque torcedores rivais não aceitam o fato de a equipe ter sido comprada pela empresa do ramo de bebidas. 

De cara, a negociação foi alvo de várias críticas por conta da regra 50+1 que, na Alemanha, impede que uma empresa ou uma pessoa seja dona majoritária de um equipe, podendo ter somente até 49% das ações.

Por causa do forte sentimento tradicionalista da maioria dos torcedores alemães, a compra do SSV Markranstädt pela Red Bull fez com que o RB Leipzig se tornasse um dos times que mais gera revolta no país.

Leia também: Bonucci deixa a Juventus e acerta com o Union Berlin, diz jornalista

Na opinião de muitos, o clube é apenas um produto de marketing da empresa, que não tem ligação territorial e nem cultural com o futebol alemão. Por conta disso, o RB Leipzig recebeu o apelido de "clube de plástico".


Por que o RB não significa Red Bull?

Diferente do que muitos pensam, a sigla RB no nome do Leipzig não significa Red Bull, mas sim RasenBallsport (esporte com bola na grama, em tradução livre), nome que foi escolhido justamente por ter as mesmas iniciais da marca.

O estatuto da Federação Alemã de Futebol (DFL) proíbe que um clube leve o nome de uma marca, ou até que o escudo remeta diretamente ao logo da empresa.

Por isso, o escudo do Leipzig precisou ser alterado e foram adicionados aos touros traços que indicam movimento, além do fundo amarelo ser eliminado.

Apesar da regra, o Bayern Leverkusen é uma das exceções do campeonato alemão. Segundo a determinação, o caso do Leverkusen é permitido porque a empresa é acionista do time há mais de 20 anos ininterruptos. Neste caso, também é permitido que a marca tenha uma porcentagem do clube maior do que os 49%. Por isso, a equipe de Leverkusen recebe o nome da Bayern, empresa farmacêutica.

Neste domingo (3), a TV Cultura transmite o duelo entre Union Berlin e RB Leipzig pela terceira rodada do Campeonato Alemão. A transmissão ao vivo terá início a partir das 12h30, com narração de Marco de Vargas e comentários de Arnaldo Ribeiro.

Leia também: Desde chegada de Messi, Inter Miami já faturou mais de R$ 1 bilhão em vendas de ingressos