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O atacante do Flamengo Gabigol anunciou o lançamento do livro infantil 'Minha História com o Gabigolzinho'. Na obra, o personagem principal, inspirado no atleta, e os seus novos amigos, os tripulantes da nave Bookobee, apresentam a biografia do jogador e propõem atividades que convidam a criança a escrever, colorir e interagir com a trajetória do futebolista.

Trata-se de um livro personalizável em que os personagens conduzem as crianças na produção de cada página a partir de um enredo. Os "bookobees" são viajantes intergalácticos que estão em busca de histórias extraordinárias para combater os “Oris”, vilões cibernéticos que estão roubando o poder da imaginação das crianças. Durante a sua jornada, eles conhecem o Gabigolzinho e o convidam para fazer parte da missão que irá combater o “Mal de Oris” e salvar a criatividade das crianças.

Não é a primeira vez que o jogador realiza algo do tipo. Em maio deste ano, Gabriel divulgou o lançamento de um kit exclusivo para comemorar uma marca histórica: ao fazer o gol no empate em 1x1 contra o Racing, da Argentina, chegou aos 30 tentos na Copa Libertadores, se tornando, de forma isolada, o maior artilheiro brasileiro na história da competição. No mês passado, ele já havia anunciado o lançamento de novos produtos exclusivos com sua marca.

O kit, que recebe o nome “Maior artilheiro brasileiro da América”, vai trazer itens exclusivos do atacante. O produto contará com uma camisa dez do Flamengo autografada pelo jogador, um patch especial com a marca do atleta, além de uma almofada e dois copos personalizados.

"Nossos ídolos possuem uma força de exposição gigantesca e precisam usar prioritariamente para ações que tragam um mundo melhor, e obviamente, não vejo problema algum em utilizarem os seus melhores momentos para lançarem produtos que tragam retorno financeiro a eles e seus clubes. Vale lembrar que dependerá de cada contrato com as instituições, que são diferentes dependendo do atleta e do clube, mas sempre terão oportunidades a serem criadas com foco em conexão com os fãs e monetização", explica Renê Salviano, CEO da Heatmap, empresa especializada em marketing esportivo.

Fenômeno de vendas entre o elenco flamenguista, Gabigol também reformulou a Gabigol Store, loja que traz novos modelos e itens como camisa autografada, lifestyle e peças do cotidiano. Um kit com patch especial, a pedido dos torcedores, também está à venda. O livro será vendido na GabigolStore e também na Bookobee, ao preço de R$ 39,90.

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“As redes sociais possibilitaram que ídolos pudessem construir uma audiência própria e que não mais dependa exclusivamente do clube que jogam ou da entidade que representam. O passo de Gabigol na direção de monetizar essa base de fãs de maneira independente com produtos próprio se assemelha ao que já vimos em alguns ídolos dos esportes americanos”, opina Ivan Martinho, professor de marketing esportivo pela ESPM.

“Essa iniciativa do Gabigol é muito importante e válida. Normalmente os atletas não pensam na sua marca a longo prazo, focam apenas nos torcedores do clube em que estão naquele momento. É um pensamento equivocado, porque a marca dele, se bem trabalhada, pode ir além desse público e trazer um retorno significativo, de imagem e também financeiro”, pontua Bernardo Caixeta, gerente de marketing e relações esportivas da Penalty.

O projeto foi produzido pela família do atleta, em parceria com a 4ComM, empresa que gerencia a carreira do jogador, e também a SoÍdolos Oficial, que conta com outros produtos exclusivos do camisa dez.

“A imagem da maioria dos atletas do futebol no Brasil é mal trabalhada. É bom para o mercado ter cases com o do Gabigol, que através de produtos licenciados propiciam a aproximação com o fã, com o torcedor. Essas ações estratégicas fortalecem o elo entre ambos”, argumenta Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports, empresa especializada na captação de marcas junto aos clubes, atletas, entidades e empresas.

Já Bruno Brum, CMO da agência End to End, empresa que conecta o torcedor à sua paixão e é um hub de soluções e engajamento para o mercado esportivo, o ídolo é um elo fundamental na relação clube-torcida. "Pessoas preferem se relacionar com outras pessoas. O Gabigol entendeu essa dinâmica e está bem à frente do mercado brasileiro quando o tema é construção de marca e imagem do mercado de jogadores, exatamente por ações como essa. A tendência é que outros players, assim como no mercado europeu e americano, tenham essas iniciativas", explica.

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