Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

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Reprodução | Instagram @prefeitura_rio
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De acordo com os dados divulgados pelo governo do Rio de Janeiro, aproximadamente 1,2 milhão de estrangeiros estiveram na capital do estado no ano passado, marca que não era atingida desde 2019, no período pré-pandemia.

Segundo o levantamento, os argentinos foram os que mais visitaram a cidade carioca, com 30% das chegadas (397.763), logo atrás aparecem os chilenos (215.409) e os norte-americanos (142.600). Na quarta posição está a França, que levou 55.100 turistas ao Rio de Janeiro.

Só na final da Copa Libertadores, entre Boca Juniors e Fluminense, que aconteceu no último mês de novembro, no Maracanã, ocupou quase 90% da rede hoteleira por conta da grande concentração de torcedores “xeneizes”, nos bairros de Copacabana e Leme, na zona sul. Segundo a concessionária RioGaleão, pelo menos 16 mil argentinos desembarcaram no Aeroporto Internacional Tom Jobim para acompanhar a final.

A Absolut Sport, agência oficial da Conmebol, comercializou todas as opções de compra, que incluem hospedagem, traslado e ingresso, para a decisão. No dia da final, a empresa ainda organizou uma surpresa para dois torcedores fanáticos pelo Boca Juniors. Gkohan e Benjamin, pai e filho, saíram de Caballito, em Buenos Aires, no dia 31 de outubro, de van, rumo ao Rio de Janeiro, mas sem ingressos. Um vídeo do garoto mobilizou as redes sociais e ganhou uma repercussão imensa.

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“Vendi meu Playstation para vir aqui. Vendemos a moto do meu pai e meu Playstation para vir. E não temos ingresso. Mas olhe para isso, isso é Boca, maluco. Dá-lhe Boca”, disse o pequeno torcedor.

Ao tomar conhecimento da história, a Absolut os presenteou com dois ingressos, mais duas diárias no Hotel LSH, que fica na Barra da Tijuca.

“O povo argentino veio em peso, fizeram uma festa bonita, e acredito que todo esse movimento impactou diretamente no turismo do Rio de Janeiro em 2023 (...) Para 2024, a expectativa é que os eventos esportivos movimentem ainda mais a economia, não só no Rio de Janeiro, mas também em outras cidades e países”, afirma Fernando Paz, diretor comercial da Absolut Sport no Brasil.

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