A Uefa explicou nesta segunda-feira (4) o novo formato da Champions League, que vai começar a valer a partir da próxima temporada. A tradicional fase de grupos com 32 equipes será substituída por uma fase em formato de liga, com 36 clubes. Cada equipe jogará oito jogos nesta fase, com adversários a serem definidos por sorteio.
Os times serão divididos em quatro potes de acordo com critérios específicos. Cada participante enfrentará duas equipes de cada pote, com metade dos jogos disputados como mandante e a outra metade como visitante.
Leia também: Ferrari de ex-piloto da F1 roubada na Itália é recuperada após 28 anos
Europa League: Milan e Slavia Praga se enfrentam na tela da Cultura, nesta quinta (7)
“Isto dá aos clubes a oportunidade de se testarem contra um leque mais vasto de adversários e aumenta a probabilidade de os torcedores verem as equipes de topo se enfrentarem com mais frequência e mais cedo na competição. Também resultará em jogos mais competitivos para todos os clubes”, disse a Uefa por meio de comunicado.
Ao fim da primeira fase, os oito clubes melhores colocados jogarão as oitavas de final da Champions. Os times colocados entre 9º a 24º posição irão para um playoff valendo oito vagas nas oitavas. Os classificados entre a 25º e a 36º posição serão eliminados diretamente.
A partir das oitavas de final, o torneio seguirá com o formato atual: os times se enfrentarão em jogos de ida e volta, em formato eliminatório. A final seguirá sendo disputada em partida única em local neutro.
“A Uefa demonstrou claramente que estamos totalmente empenhados em respeitar os valores fundamentais do desporto e em defender o princípio fundamental das competições abertas, com qualificação baseada no mérito desportivo, totalmente em linha com os valores e o modelo desportivo europeu baseado na solidariedade”, disse Aleksander Čeferin, presidente da Uefa.
REDES SOCIAIS