No Provoca desta quinta-feira (16), o filósofo Luiz Felipe Pondé garantiu que, diferente do dito popular, o Brasil não é mais o país do futebol.
“A impressão que eu tenho, de amador do assunto, é que o Brasil deixou de ser o país de futebol (...) tenho a impressão de que, uma hora dessas, o Brasil não vai nem passar em uma eliminatória, exagerando o argumento. E de repente, os torcedores nem vão dar muita bola”, comentou o filósofo.
Assista ao comentário na íntegra:
No programa desta semana, Pondé e Andressa Boni debateram a presença do “complexo de vira-lata”, conceito criado por Nelson Rodrigues, na mente dos brasileiros.
Leia também: Foto de Gabigol com camisa do Corinthians viraliza; torcedores do Flamengo criticam
Para Pondé, o “viralatismo” aparece nos atletas brasileiros na dificuldade de, em certos momentos, “segurar a pressão”, fazendo com que essa falta de capacidade acabe se manifestando em uma humildade excessiva.
“Minha impressão é que o vira-lata de hoje é um vira-lata que faz terapia. Que justifica sua viralatisse em uma teoria de que, na verdade, ele é sensível (...) lembro de jogador chorando para bater pênalti na Copa de 2014. Onde já se viu isso?”, disse Pondé fazendo referência ao choro do zagueiro e capitão Thiago Silva nas oitavas de final da Copa de 2014, antes da disputa por pênaltis contra o Chile, em que a seleção brasileira acabaria se classificando.
Leia também: Relembre participações de Silvio Luiz nos programas da TV Cultura
REDES SOCIAIS