Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ TV Cultura
Reprodução/ TV Cultura

O final de semana chega na TV Cultura recheado de esportes com o Novo Basquete Brasil (NBB) e as 500 Milhas de Indianápolis. Confira a programação completa.

No sábado (25), a TV Cultura transmite a partida dos playoffs do Novo Basquete Brasil (NBB) entre Franca e Minas. No ginásio Pedrocão, em Franca, os times jogam a quarta partida da série melhor de cinco da semifinal do campeonato, que pode decidir quem vai disputar o título contra Flamengo ou Bauru. A bola sobe às 17h10, com narração de Gil Arruda e comentários de Cadum.

Leia mais: Barcelona demite o técnico Xavi Hernandez

Ao longo da história do NBB, as equipes se encontraram em quadra 42 vezes, com 12 vitórias do Minas e 30 do Franca. Em relação à temporada, são três triunfos para o time do interior paulista e um para o mineiro, incluindo os playoffs.

Já no domingo (26), a maior prova do automobilismo mundial chega às telas da Cultura: as 500 Milhas de Indianápolis. O Brasil marca presença na pista com Pietro Fittipaldi, disputando a prova pela segunda vez, e Hélio Castroneves, que tenta ser o primeiro pentacampeão da Indy 500. Vai ao ar a partir das 12h45, com narração de Geferson Kern e comentários de Dedê Gomez, no estúdio da Cultura, e Bia Figueiredo direto de Indianápolis.

O piloto neozelandês Scott McLaughlin mostrou, no último domingo (19), por que a Indy 500 é considerada a corrida mais veloz do mundo na atualidade: cravou a pole position mais rápida da história, com uma velocidade média de 376,859 km/h ao longo das quatro voltas de classificação. A corrida em si já foi completada com média de 306 km/h nas suas 200 voltas.

A prova também é reconhecida como a mais antiga do automobilismo. Foi disputada pela primeira vez em 1911, no Indianapolis Motor Speedway, autódromo inaugurado em 1909. Chegando à sua 108ª edição, algumas tradições permanecem: o vencedor bebe leite ao invés de champanhe, num patrocínio da associação de produtores locais; não há pódio, só o círculo da vitória, onde o primeiro colocado comemora com sua equipe; e o ganhador não leva o troféu para casa, mas tem seu rosto esculpido na base do prêmio, assim como todos os ganhadores da história.

Leia também: Terceira edição do Troféu Ayrton Senna de Kart celebra 30 anos do legado do piloto