Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Fotos: Miguel Rocha
Fotos: Miguel Rocha

Museu do Futebol, localizado abaixo das arquibancadas do Pacaembu, em São Paulo, reabre nesta sexta-feira (12) para o público reformulado e com novas atrações.

A modernização, que teve como curadores Leonel Kaz, Marcelo Duarte e Marília Bonas, apostou em temas sociais e interações inclusivas para cativar os visitantes.

Leia também: Copa América: Raphael Claus será o árbitro da final da competição

Confira as principais novidades:


Homenagem ao rei do futebol

Foto: Miguel Rocha

Não podia ser diferente. O Museu do Futebol reabre com uma grande e inédita homenagem ao maior astro do esporte, o rei Pelé, que morreu em 29 de dezembro de 2022.

O tributo fica localizado entre duas camisas emblemáticas usadas pelo camisa dez: a da final da Copa do Mundo de 1970, vencida pelo Brasil, e a da seleção paulista, em jogo que contou com a presença da rainha Elizabeth II.

A seção é composta por um grande painel com imagens emblemáticas de Pelé. Há fotos de bastidores, do ídolo criança, jogando pelo Santos e a clássica fotografia do rei com a camisa da seleção manchada de suor no formato de um coração.



Maior destaque para o futebol feminino

Foto: Miguel Rocha

Uma das modernizações do museu foi a inclusão de mais conteúdos sobre a trajetória do futebol feminino no Brasil. Agora, em todas as etapas do passeio, a modalidade e suas personagens ganham mais espaço.

As principais adições são os registros mais antigos de mulheres jogando futebol, na década de 1920; materiais sobre a proibição do esporte para elas na era Vargas; e a presença das craques da seleção brasileira em diversos pontos da exposição.

As primeiras informações sobre as mulheres no futebol foram incluídas no local em 2015. Atualmente, no percurso atualizado, há mais conteúdos inéditos coletados e cedidos por jogadoras, técnicas e jornalistas esportivos.



Inclusão

Foto: Miguel Rocha

A inclusão é um elemento central da modernização do acervo do Pacaembu. As etapas contam com esculturas, quadros em relevo, maquetes e equipamentos ligados ao futebol para pessoas com deficiência visual poderem tatear as obras e participarem da mostra de forma mais imersiva.

O museu também está mais diverso em seu conteúdo. Além da ampliação da presença do futebol feminino o espaço traz a sala ‘Raízes’, focada na diversidade racial dos pioneiros praticantes do esporte.

A sala ‘Raízes’ mostra a celebração do povo brasileiro, entre as décadas de 1930 e 1950, quando o Brasil olhou para si e surgiram valores novos da cultura nacional, na pintura com Portinari, na literatura com Drummond, assim como na música, no teatro e outras importantes manifestações”, diz o curador Leonel Kaz.



Pacaembu e seus 84 anos

Foto: Miguel Rocha

A reforma traz mais informações sobre o estádio Paulo Machado de Carvalho, agora Mercado Livre Arena Pacaembu, que completou 84 anos em abril deste ano.

O estádio, palco de grandes eventos como a Copa do Mundo de 1950, partidas memoráveis de clubes brasileiros e shows de grandes artistas tem toda sua história e outras curiosidades expostas na sala ‘Almanaque da Bola’, a antiga ‘Números e Curiosidades’.

O espaço conta com um vídeo especial de nove minutos sobre o campo, além de maquetes táteis e assentos extraídos do próprio Pacaembu.



Jogo de Corpo

Foto: Miguel Rocha

Os visitantes encontrarão possibilidades interativas e gameficadas na nova sala ‘Jogo de Corpo’. As atividades, por meio da movimentação corporal, exploram elementos de uma partida de futebol como a troca de passes, precisão e velocidade.

Essa sala já existia, mas ganhou atenção especial e foi aprimorada (...) percebemos que atividades como o "chute a gol" agradavam e isso nos levou a propor outras práticas futebolísticas”, comenta o curador Marcelo Duarte.

O local foi todo reformulado com luzes neon e novas interações, como um quiz para os torcedores.

Leia também: Final da Eurocopa: saiba dia, horário e onde assistir duelo entre Espanha e Inglaterra