Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto reprodução Instagram @fcstpauli
Foto reprodução Instagram @fcstpauli

Pelo segundo ano consecutivo, a TV Cultura transmite a Bundesliga, a partir do próximo domingo (25). A primeira partida da temporada 2024/2025 na emissora foi entre St. Pauli e Heidenheim, com narração de Marco de Vargas e comentários de Gustavo Ribeirão. Nas 34 rodadas do Campeonato Alemão, a Cultura exibirá um duelo ao vivo por semana, aos domingos, com pré-jogo às 12h15 e bola rolando às 12h30.

Leia mais: Zé Rafael e Nestor são expulsos por briga após vitória do Palmeiras no clássico contra o São Paulo

Dezoito equipes disputam o título, em sistema de pontos corridos, com turno e returno. O atual campeão é o Bayer Leverkusen, que se consagrou invicto com cinco rodadas de antecipação e quebrou a hegemonia de 11 títulos seguidos do Bayern de Munique.

"Em 2023, voltamos a transmitir a Bundesliga depois de 30 anos e num momento muito especial do futebol alemão, com o primeiro título do Bayer Leverkusen, invicto. E para essa próxima temporada a expectativa é das melhores. Vamos ter novidades e muito conteúdo para nossas transmissões e redes sociais", conta Vladir Lemos, diretor de Esportes da TV Cultura.

St. Pauli x Heidenheim

O St. Pauli conseguiu acesso à Bundesliga após 13 anos na segunda divisão do futebol alemão, quando foi rebaixado em 2011. O clube de um bairro popular de Hamburgo vai acompanhar o Holstein Kiel, que também subiu.

O time retorna para disputar o campeonato pela nona vez, destacando-se não apenas pelo futebol, mas por sua forte identidade progressista e anticapitalista. Desde os anos 1980, o clube, que baniu nazistas de sua torcida, tornou-se um símbolo de resistência, lutando contra racismo, machismo e LGBTfobia. Com um histórico de pioneirismo em questões sociais e políticas, o St. Pauli é também um ícone de luta e identidade.

Já o Heidenheim terminou a temporada passada na oitava posição entre 18 clubes. A equipe conquistou 42 pontos com 10 vitórias, 12 empates e 12 derrotas. Ainda marcou 50 gols e sofreu 55, saldo negativo de cinco.

Além de ser transmitido na TV Cultura, o duelo entre St. Pauli e Heidenheim também serão exibidos no app gratuito Cultura Play.

Leia também: Nova edição do Concurso Público Nacional Unificado será avaliada pelo Governo Federal