Grade de Programação
Domingo, 03 de Março
GRANDES ENCONTROS 02 (VIOLA 2018)
Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca os encontros de violeiros, cantores no programa.Participam do programa os seguintes artistas: Inezita Barroso e Papete, João Mulato e Itapuã, Pena Branca e Xavantinho, Adauto Santos, Renato Teixeira, Ronnie Von, Chico Teixeira, Gabriel Sater, Grupo Paranga, Cesar Menotti e Fabiano, Léo Canhoto e Robertinho, Djalma e Nilsinho, Vital e Biro-Biro, Fábio Lacerda, Sérgio Reis, Caçulinha.
Conheça o Programa
![livre](/_img/tvcultura/icones/livre.png)
15 - CAMINHOS DO CONTESTADO 2
Na segunda parte de nossa viagem pelo planalto norte de Santa Catarina, uma região famosa pela Guerra do Contestado, iniciamos nosso passeio pela "Rota das Capelas", que inclui as capelas de São José, São Demétrio e a Capela de São Miguel. Na Fazenda Santa Bárbara, aproveitamos para almoçar em um pesque-pague e conhecer um presépio mecânico montado pelo artesão Osmar Friederich.
Em Canoinhas, capital nacional da erva-mate, fomos recebidos por Luiz Mario, da maior Ervateria da região, a Dranka, e nos surpreendemos com o picolé de erva-mate. Visitamos também uma vinícola colonial, a Casa Dom Pedro, e uma doceira famosa da cidade, a Doces e Fricotes.
Não poderíamos deixar de vivenciar a "Rota do Salto", um passeio rural que nos aproxima de animais exóticos do Sítio Recanto Feliz, além de uma casa centenária em reconstrução e plantas nativas no Sítio Daiflores. Kelley aproveitou a passagem pelo Sítio Esmeralda para saborear um churrasco campeiro e conhecer o Rio Verde, que corta a área.
Tivemos também um bate-papo com Anni Scultetus, que nos contou sobre o processo de transformação do sítio em um ponto turístico. Após o bate-papo, Kelley nos mostrou a Estação Marcílio Dias, que foi restaurada e conta com cafés e restaurantes. E para finalizar, Kelley e seu cameraman foram desafiados a acertar o alvo na tradicional festa dos tiros da região.
![al](/_img/tvcultura/icones/al.png)
CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO (2023)
Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como: boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide, seios paranasais, fossas nasais e glândulas salivares.
Anualmente, cerca de 700 mil novos casos são diagnosticados no mundo. No Brasil, são esperados 39 mil novos casos por ano de acordo com Instituto Nacional do Câncer (INCA). O câncer de cabeça e pescoço, geralmente, não demonstra sintomas em sua fase inicial e suas causas estão relacionadas com o tabaco, o álcool e a infecção pelo papilomavírus humano (HPV), que também tem contribuído para o aumento na incidência da doença em jovens nos últimos anos, em virtude da falta de uso de preservativos na prática do sexo oral.
O câncer de cabeça e pescoço tem cura se diagnosticado precocemente e, mesmo em alguns casos mais avançados, as novas abordagens de tratamento como a imunoterapia tem aumentado a expectativa de vida e a qualidade de vida dos pacientes. Nesse educativo vamos entender mais sobre esse tipo de câncer e como preveni-lo.
Conheça o Programa
![al](/_img/tvcultura/icones/al.png)
![al](/_img/tvcultura/icones/al.png)
BALAIO - 13 - SÉRGIO REIS
![al](/_img/tvcultura/icones/al.png)
AGROCULTURA - 248
VAMOS MOSTRAR COMO OPERA UM DOS MAIORES SUCESSOS DO AGRO NO MOMENTO, DESENVOLVIDO POR UMA START UP BRASILEIRA. / UM ROBO AUTONOMO QUE CUIDA SOZINHO DAS PLANTAÇOES. / O ROBO ANDA NO MEIO DAS PLANTAS, EXAMINA AS CONDIÇÕES DA LAVOURA, GERA RELATÓRIOS E TAMBÉM PODE SER USADO PARA PULVERIZAÇOES DE PRECISÃO. / À NOITE SE TRANSFORMA EM UM CAÇADOR, QUE LOCALIZA E ELIMINA AUTOMATICAMENTE AS PRAGAS.//
EXEMPLO DE HOLAMBRA EM SÃO PAULO MOTIVA AGRICULTORES DE OUTROS ESTADOS A IMPLANTAR POLOS REGIONAIS PARA A PRODUÇAO DE FLORES. // NO ESPIRITO SANTO MAIS DE 900 AGRICULTORES INTEGRAM UMA ASSOCIAÇÃO QUE SE ESPALHA POR 27 MUNICIPIOS DO SUL DO ESTADO.//
Conheça o Programa
![livre](/_img/tvcultura/icones/livre.png)
MAR BRASIL I - 03 - RESERVAS E PROTEÇÃO EM MAR ABERTO
Episódio 3 – Reservas e proteção em mar aberto
Este episódio aborda a necessidade de criação de áreas marinhas protegidas, especialmente em regiões onde muitos animais se reproduzem e onde vivem espécies endêmicas. Tão importante quanto criar novas reservas é a proteção das já existentes, muitas que inclusive já estão em risco, como o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, berçário das baleias jubarte, afetado recentemente pela lama do desastre de Mariana (MG). A partir do drama da Baía do Araçá (SP), reserva heroica que sofre com a pressão do desenvolvimento desordenado, analisamos as questões complexas em torno das demarcações destes parques, seu impacto positivo e o papel fundamental das comunidades locais nesta luta.
![al](/_img/tvcultura/icones/al.png)
ASAS E HISTÓRIAS - 30 - BOEING 314
![al](/_img/tvcultura/icones/al.png)
TCMSP - SÃO PAULO+ 03 - RAFAEL ARANTES
![livre](/_img/tvcultura/icones/livre.png)
BOAS PRÁTICAS II - 09
![livre](/_img/tvcultura/icones/livre.png)
UEFA EUROPA LEAGUE REVISTA - 45 - 03/03/2024
![livre](/_img/tvcultura/icones/livre.png)
HOFFENHEIM X WERDER BREMEN (03/03/2024)
![livre](/_img/tvcultura/icones/livre.png)
HIPERCONECTADO - 65 - TOXINAS
TOXINAS
QUAL A DIFERENÇA ENTRE PEÇONHAS E VENENOS?
Você sabe a diferença entre toxinas, venenos e peçonhas? No Hiperconectado dessa semana, Atila Iamarino explora como eles são essenciais na natureza, seja para sobrevivência, defesa ou até como ferramentas para caça. Também vamos te mostrar como essas substâncias, que em muitos contextos podem ser nocivas, são fontes de inspiração para cientistas desenvolverem tratamentos inovadores.
Conheça o Programa
![livre](/_img/tvcultura/icones/livre.png)
MUITA CONFUSÃO PRA UM SÓ MONICÃO!
Mônica tenta ajudar a mãe com as tarefas de casa, mas o Monicão bagunça tudo.
Conheça o Programa
![livre](/_img/tvcultura/icones/livre.png)
MUITO SILÊNCIO, POR FAVOR!/ UM SHOW DE PERSEGUIÇÃO
Muito silêncio, por favor!:Para que um artista possa criar uma obra prima, ele necessita de um lugar quieto e de muita inspiração. Era só isso que a Marina estava procurando. Mau sabia ela que com a turminha por perto, sossego é a última coisa que ela vai encontrar. Um show de perseguição: Não perca o Cebolinha dando um show e usando todas as suas habilidades para escapar da fúria da Mônica, que não vai sossegar enquanto não por as suas mãos nele.
Conheça o Programa
![livre](/_img/tvcultura/icones/livre.png)
IRMÃO DO JOREL IV - 09 - MENINO FERIDO
Irmão do Jorel sofre um acidente provocado por Zaza enquanto comia um pão com
manteiga e fica com um microscópico corte no nariz. Desesperados, Seu Edson e Dona
Danuza levam Irmão do Jorel no renomado Dr Leo, que faz um curativo exagerado.
Irmão do Jorel parece estar numa situação muito mais grave e acaba recebendo um
tratamento todo especial na escola. Ele fica viciado no sentimento de pena de todos e
faz de tudo pra manter a ilusão de que precisa de muitos cuidados. Só que essa
situação vantajosa de ser um menino ferido indefeso fica perto de acabar quando Vovó
Juju usa as propriedades cicatrizantes do abacate.
Conheça o Programa
![al](/_img/tvcultura/icones/al.png)
MAR BRASIL I - 02 - ALIMENTOS QUE VEM DO MAR, POR UMA PESCA SUSTENTÁVEL
Episódio 2 – Alimentos que vem do mar, por uma pesca sustentável
17 % da proteína consumida no mundo vem do mar, porém, décadas de exploração desordenada fizeram com que os estoques pesqueiros mundiais diminuíssem drasticamente. Além disso, a pesca industrial predatória tem colocado em risco a biodiversidade de nosso litoral e a vida das comunidades pesqueiras tradicionais. Como reverter este quadro? Sobretudo neste momento onde as instituições reguladoras como o IBAMA estão sendo desmantelados pelo próprio governo? Neste episódio, apresentamos projetos que promovem formas sustentáveis de explorar nossas riquezas. Um deles é o projeto REBIMAR, que usa um sistema de recifes artificiais para repovoar a região do litoral norte do Paraná. O outro é a RESEX de Canavieiras (BA), onde catadores, pescadores e ONGs organizados conseguiram reverter a devastação da sua região, protegendo a pesca artesanal e seus modos de vida.
![al](/_img/tvcultura/icones/al.png)
A GRANDE NATUREZA AZUL II - 08 - COSTA RICA
Hoje vamos para as águas que cercam a Costa Rica, visitando inicialmente o GOLFO DULCE, um dos 4 fiordes tropicais do mundo. Aí, uma equipe de cientistas capta exemplares do tubarão, para acompanhar seus primeiros anos de vida. Além do tubarão-martelo, são inventariados exemplares de tubarões galha-preta e tubarões rabo-seco. Nesse santuário, veremos um tubarão- martelo recém- nascido. Ele só vai emigrar do Golfo daqui a três anos. Este mundo subaquático é o lar de, pelo menos, sete espécies de arraias. O tubarão-martelo é o maior predador e- praticamente – regula a cadeia alimentar dessas águas. A ilha de Cocos – considerada por Jacques Cousteau “a ilha mais bonita do mundo”- possui a mais concentração de tubarões-martelo do país. Mas, fora da proteção governamental, os tubarões são alvo de frenética devastação. Todos disputam suas famosas barbatanas que – exportadas para a Ásia - fazem as delícias de uma sopa. Passaremos –também – pelas Ilhas Catalina, uma cordilheira submarina vulcânica e pelas Ilhas Canyon área protegida e que abriga criaturas marinhas insólitas, como a salpa.
Conheça o Programa
![al](/_img/tvcultura/icones/al.png)
REPÓRTER ECO 1496
CONHEÇA O LONGA-METRAGEM PREMIADO "A TRANSFORMAÇÃO DE CANUTO " , BASEADO EM UMA HISTÓRIA TRADICIONAL DOS POVOS ORIGINÁRIOS DO BRASIL.
O CORRESPONDENTE DA TV CUTURA EM LONDRES, LEÃO SERVA, ENTREVISTA O ATIVISTA PHILLIP LYMBERY- REFERÊNCIA INTERNACIONAL EM AGRICULTURA RENEGERATIVA.
E O PERCURSSIONISTA E PESQUISADOR, BIRA LOURENÇO DOMINA A ARTE DE RECRIAR OS SONS DA AMAZÔNIA.
Conheça o Programa
![n](/_img/tvcultura/icones/n.png)
MATÉRIA DE CAPA 484 - PRÓXIMA PARADA, MARTE
NO MATÉRIA DE CAPA: O QUE UMA ILHA ISOLADA NA ANTÁRTICA, COBERTA DE GELO, TEM A VER COM MARTE, PLANETA ROCHOSO, VARRIDO POR TEMPESTADES DE VENTO E POEIRA? A ILHA GUARDA SEGREDOS QUE PODEM AJUDAR NA COLONIZAÇÃO DE MARTE.E MAIS: A NASA CONVOCA INTERESSADOS EM VIVER LÁ.E UM GRUPO DE CIENTISTAS DESENVOLVE NOVA ESTRATÉGIA PARA A BUSCA DE VIDA EXTRATERRESTRE.
Conheça o Programa
![n](/_img/tvcultura/icones/n.png)
O INSUPORTÁVEL DO CORPO FEMININO - DIANA CORSO
Por muitos séculos perdurou a ideia de um sexo único e a mulher seria um homem com órgãos sexuais internalizados, o que a tornava incompleta, inferior.
É espantoso o tempo que a ciência e a medicina demoraram para descobrir como funcionava a reprodução humana. As especulações sobre o ainda misterioso prazer sexual das mulheres e as teorias delirantes sobre o tema perduraram por séculos.
O corpo feminino está cercado de tabus; há muito nele que não se sabe e muito que não se quer saber. Por que? A psicanalista Diana Corso nos conduz a uma reflexão do que pode ser “o insuportável do corpo feminino”, programa da série: “A sexualidade como ela é” de curadoria de Fabricio Carpinejar.
Conheça o Programa
![16](/_img/tvcultura/icones/16.png)
ENCONTROS HISTÓRICOS IV - CÉU / VANESSA DA MATA
A Orquestra Brasil Jazz Sinfônica se une a Vanessa da Mata e Céu para um concerto emocionante na Sala São Paulo.
Conheça o Programa
![livre](/_img/tvcultura/icones/livre.png)
ISABEL TEIXEIRA
Persona é um programa de entrevista focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira, cinema, música, dança e artes plásticas. Apresentado por Atilio Bari e Christine Maksud, são exibidos diversos depoimentos de pessoas ligadas a carreira do entrevistado.
Conheça o Programa
![14](/_img/tvcultura/icones/14.png)
MERLÍ II - 08 FREUD
Capítulo 8: Freud
Merlí está cansado de os alunos pedirem conselhos e confiarem nele. Ele quer mudar de tática. Joan está cada vez mais ciumento e Monica terá que tomar decisões. Além disso, Oliver está cada vez mais intratável.
![16](/_img/tvcultura/icones/16.png)
![12](/_img/tvcultura/icones/12.png)
FUTURANDO - 330
Veja os destaques desta edição:
- Como a digitalização pode contribuir para a economia de energia?
- Sistema de aquecimento com água de rio.
- O que são os rastros de condensação?
- Smart grid: A revolução da rede elétrica inteligente.
- Concreto tratado com ultrassom.
Conheça o Programa
![al](/_img/tvcultura/icones/al.png)
CAMAROTE 21 - 312 - ESPECIAL COMO A MODA INDIANA INFLUENCIA O MUNDO
A era da estética ocidental, há muito ditada pelos europeus e americanos, vem perdendo força. E nós queremos saber: por que os designers indianos se destacam mundialmente? E o que a Geração Z veste?
Conheça o Programa
![al](/_img/tvcultura/icones/al.png)
PGM 23 - BALLET PARAISÓPOLIS E COLETIVOS
No programa de hoje Tuti e Felipe assistem a uma apresentação da Companhia de Ballet Paraisópolis que acontece no auditório do Ibirapuera. Lá, o grupo formado por jovens moradores dessa comunidade exibem toda a sua aprendizagem no campo da dança em um espetáculo de muita sensibilidade e aberto a todo o público. Na segunda parte do programa, Territórios Culturais apresenta dois importantes coletivos de São Paulo: O Samba do Congo, na região da Brasilândia e o Oriente-se, grupo de pesquisa teatral formado exclusivamente por atores de São Paulo com origem asiática. Vale a pena conferir!
Conheça o Programa
![al](/_img/tvcultura/icones/al.png)
EDSON CLARO
Tido por consenso como um dos grandes incentivadores da produção artística no país, Edson Claro rompeu barreiras e preconceitos. Fundou grupos de dança em São Paulo e no Rio Grande do Norte e mudou a forma de se pensar a dança no país ao criar o Método Dança-Educação Física (MDEF), apostando na multidisciplinaridade e acreditando na ligação entre dança e educação física como um processo de educação. Como criador e educador, trabalhou na Faculdade Integrada de Guarulhos e instituiu o Curso de Especialização em Método Dança Educação Física. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em 1990, fundou e coordenou a Pós-Graduação Lato Sensu - Dança e Consciência Corporal (1995) e o Curso de Licenciatura em Dança na UFRN (2009). Também criou a Acauã Cia. de Dança (1988), Gaia Cia. de Dança (1990) e a Cia. de Dança dos Meninos (2000). Para Claro, o corpo sempre surpreende quando começa a dançar.
Conheça o Programa
![livre](/_img/tvcultura/icones/livre.png)
A ARTE DE INEZITA BARROSO
MOSAICOS – A ARTE DE INEZITA BARROSO
Documentário musical revê a trajetória da lendária cantora a parir de diversas imagens do acervo da TV Cultura, tais como Vox Populi(1980), Ensaio(1990), Música e Músicas(1977), e é claro, diversos programas Viola, Minha Viola.
Além disso, o programa oferece apresentações exclusivas de artistas nos estúdios da emissora (Renato Braz, Tetê Espíndola, Daniela Lasalvia), além de depoimentos e interpretações (também exclusivas) de Renato Teixiera, Sérgio Reis e Roberto Corrêa.
Conheça o Programa
![al](/_img/tvcultura/icones/al.png)
EUGENIA MELO E CASTRO
Eugénia fala sobre os poemas, de seu pai, que é escritor e artista visual, e do irmão, que era escritor erudito. Lembra várias situações de Amália Rodrigues, e lembra quando ela cantou os clássicos de Cole Porter. Fala do tempo de teatro e de Augusto Boal e de nomes da música portuguesa. Faz uma bricadeira cantando Maldita Cocaína (de Cruz e Souza) e Cocaína de Sinhô. Conta que a música "Bem que se quis" foi escrita por Nelson Motta para ela.
Conheça o Programa
![livre](/_img/tvcultura/icones/livre.png)
CONTOS DA TERRA SAGRADA
Ao mostrar o cotidiano de uma aldeia Guarani, de uma aldeia Kaingangue e a
realidade dos Xetás queremos revelar uma unidade cultural, onde tudo se dá em
função de uma crença existencial e ao mesmo tempo denunciar o esquecimento a
que foram submetidos.
A crença entre os Guaranis e os Kaingangues se assenta nos mitos e na
musicalidade que permeia toda a criação e afazeres do grupo. O lugar de onde
parte e para onde converge toda essa crença é a língua; ela contém as
informações herdadas do passado, os cantos e a música se tornam veículos para
que esse passado comunique ao presente as grandezas do povo.
Das mais sutis relações sociais à produção material como a confecção de uma
canoa, a feitura e o modo de utilização de um pilão, o artesanato, a lavoura, o conhecimento das ervas da mata, a convivência espontânea das crinças e os
artefatos sagrados, a cultura se revela mistificada.
O Pajé, o Cacique, os Curandeiros e os Professores são aqui uma metáfora que
demonstra, ao mesmo tempo, a resitência heróica dos índios e a permanência dos costumes sagrados representada nas lideranças. O Cacique e o Pajé mantêm a unidade do grupo, o primeiro ao assumir a responsabilidade de liderar nas
relações com a sociedade brasileira; o Pajé a expressão eterna do sagrado. Os
Professores, educadores de coração, ao ensinarem na língua materna e no
português dão conta da necessidade de adaptação às novas realidades históricas; eles não ensinam como ser índio, mas como esse ser deve interagir no mundo.
Os instrumentos sagrados como o Petyngá, O Maracá e o Takuapú dos Guaranis, o
Cachimbo e o Chimarrão dos Kaingangues, ou o Machado de Pedra simbólico dos
Xetás tomam a condição de entes comunicadores com a história e o divino que a
música, o canto e a língua trazem.
Quando simbolicamente a criança passa a cuia de chimarrão ao Pajé guarani, que conversa com o Cacique e os Professores; o casal de velhinhos Kaingangues fuma seu cachimbo na alvorada e o xetá Coen exibe o machado de pedra está claro, como o dia que novamente veio, que suas culturas sobreviverão.
Conheça o Programa
![livre](/_img/tvcultura/icones/livre.png)
REDES SOCIAIS