Grade de Programação
Domingo, 12 de Fevereiro
VAMOS PEDALAR V - 18
VAMOS PEDALAR É UM PROGRAMA DEDICADO AO CICLISMO, ABORDANDO REPORTAGENS E MATÉRIAS SOBRE SUAS DIVERSAS CATEGORIAS E INCENTIVANDO O USO DA BICICLETA COMO UM MEIO DE TRANSPORTE, COM TESTES DE DESEMPENHO, AVALIAÇÕES DE ESPECIALISTAS, LANÇAMENTOS, DICAS SOBRE CICLOVIAS E ASSUNTOS AFINS.
Conheça o Programa
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
A violência contra a mulher está cada vez mais presente no nosso meio. Ela pode e acontece de diversas formas na sociedade atual. Neste educativo, vamos conhecer um pouco mais sobre a importância de identificar os sinais do problema, o que fazer para combate-lo e, assim, ajudar a transformar a nossa sociedade em um ambiente mais seguro para as mulheres.
Conheça o Programa
GRANDES COMPOSITORES: TEDDY VIEIRA (VIOLA 2018)
Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca as composições de Teddy Vieira. Neste programa participaram os seguintes músicos: Divino e Donizete; Luizinho, Limeira e Zé Coqueiro;Sulino; Tião do carro e Mulato; Lorito e Loreto; Conjunto Brasil Caboclo; Liu e Léu; Matogrosso e Mathias; Zico e Zeca; Iara, Dorinho e Pontelli, LOureço e Lourival.
Conheça o Programa
SR. BRASIL 438
Bloco 01___________________________
"A NOITE TAVA BONITA COM VESTIDO DE CHITA
DA COR DAS FRÔ DO IPÉ. A NOITE INFEITIÇA A GENTE,
PRU QUE A NOITE É UMA MUIÉ."
ROLANDO BOLDRIN conta diversos causos e canta “Faca de Ponta”, de autoria própria.
Bloco 02___________________________
MARCELO QUINTANILHA
(São Paulo - SP)
CADÊ
(Marcelo Quintanilha)
Bloco 03___________________________
OS MARCHISTAS
(Salvador - BA)
OS MARCHISTAS
(Thathi - Marcelo Quintanilha - Tenison Del Rey)
CARNAVAL DE RUA
(Marcelo Quintanilha)
Bloco 04___________________________
OS MARCHISTAS
(Salvador - BA)
DE MARCHA À RÉ
(Gerson Guimarães)
BLOCO 5___________________________
ROLANDO BOLDRIN declama o poema “Confissão de Caboclo”, de Zé da Luz
Conheça o Programa
AGROCULTURA - 193
DURANTE TODA A SEMANA CASCAVEL, NO PARANÁ, FOI A CAPITAL DA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA O CAMPO, COM A REALIZAÇÃO DO SHOW RURAL. VOCÊ VAI VER OS DESTAQUES DA FEIRA QUE É UMA DAS TRÊS MAIORES DO MUNDO NA DIFUSÃO DE TECNOLOGIA AGROPECUARIA PARA PEQUENAS, MÉDIAS E GRANDES PROPRIEDADES RURAIS. NÃO SÓ DE BELEZAS NATURAIS E CIDADES ACONCHEGANTES VIVE A SERRA GAÚCHA, UM DOS DESTINOS TURÍSTICOS MAIS PROCURADOS DO PAÍS. A REGIÃO TEM AINDA PARA OFERECER A PRODUÇÃO DE UVAS E VINHOS REQUINTADOS E PREMIADISSIMOS.
Conheça o Programa
UEFA EUROPA LEAGUE REVISTA - 26 - 12/02/2023
BOAS PRÁTICAS - 01
VAI TER SHOW DO BADULAQUE - 05
Porque a gente comemora o carnaval, a páscoa, a festa junina, o natal, o réveillon? Porque que o tempo sempre volta nas mesmas datas comemorativas? O tempo não para pra gente, mas a gente para pra comemorar!
SUPERHANDS - 27 - DIA DAS MÃES
Coroa Dia das Mães
Nesse dia das mães, SuperHands vem com uma grande surpresa. Ele vai te ensinar a fazer uma linda coroa para a sua mãe, que com certeza é sua rainha. Divirta-se de montão e não esqueça de dizer o quanto a ama nessa data especial!
Pedrinhas Pintadas
Pintar pedrinhas para construir um mundo diferente e muito divertido. Essa é brincadeira que SuperHands ensina no episódio de hoje. A mistura de cores e os materiais diferentes vão estimular a criatividade dos pequenos. Que tal desenhar em várias pedras e depois dar de presente para os amiguinhos?
Luminária de Estrela
Que tal criar um céu estrelado dentro do seu quarto? Nossa luminária espacial vai criar um efeito muito divertido e te levar para uma verdadeira exploração no céu!
Catavento
Dessa vez SuperHands vem convidar a garotada para montar cata-ventos com materiais que todo mundo tem em casa. A criançada vai poder criar muitos deles, de várias cores e tamanhos diferentes e até construir uma cidade cheia de cata-ventos. Vamos lá!
Conheça o Programa
EP. 30 - A VARINHA MÁGICA DA CANDY
CANDY FAZ SEUS IRMÃOS ACREDITAREM QUE A VARINHA MÁGICA DELA REALMENTE FUNCIONA E QUE VAI TRANSFORMÁ-LOS EM SAPOS SE NÃO FIZEREM O QUE ELA QUER!
Conheça o Programa
EP. 23 - UM PRESENTE PARA MOLLY
REV PRECISA ENCONTRAR UM PRESENTE DE ANIVERSÁRIO PARA SUA MÃE, MAS TODA A CIDADE ESTÁ FECHADA PARA O DIA DA LAMA — O DIA FAVORITO DE TODOS NO ANO!
Conheça o Programa
EP. 14 - VERDADEIRA PERSONALIDADE
LOOP PRECISA DE UMA FOTO SUA PARA DAR AO PAI.
Conheça o Programa
REJUVELHECER
A Rainha não se conforma com o fato de estar envelhecida e tem suas preces atendidas ao encontrar uma fonte da juventude. Gajah e Duda mal podem acreditar ao ver a Rainha entrar na fonte e sair um pequeno ovinho. Mas parece que algo não está certo e a rainha corre perigo!
Conheça o Programa
THOMAS XIV - SUPER LIMPADORES DE TELA/ PARADA NOTURNA
Bloco 1:
Thomas atua como guarda costas para assegurar que a tela de cinema que Nia está entregando chegue em perfeitas condições. Thomas se inspira em seu herói de ação favorito, UltraTrem. Apesar dos esforços de Thomas, uma gota de lama cai na tela, e não importa o que ele ou Nia façam, fica maior e maior! Thomas e Nia precisarão bolar uma solução única antes que a noite de cinema comece.
Bloco 2:
Thomas, Percy e Nia precisam fazer uma entrega no continente, mas isso significa passar uma noite em uma nova cabana pelo caminho. Mas está escuro e há muitos sons aterrorizantes, que fazem Percy não se sentir confortável em dormir na Cabana Tidmouth. Com a ajuda de Thomas e Nia, Percy poderá mudar de opinião e se sentir em casa.
Conheça o Programa
VIVI VIRAVENTO - 13
O astro do futebol inglês Batata sofre uma derrota em um jogo importante e, inconformado, decide pendurar as chuteiras. Vivi, Mochilão e Lanterninha tentam mostrar para Batata que aprender a perder é uma atitude dos grandes atletas.
Conheça o Programa
EP. 15 - ENGOLINDO SAPOS
HAMELIN ESTÁ APAIXONADO PELA RAPUNZEL. MAS, APESAR DA SUA APARÊNCIA INTIMIDADORA, ELE É TÍMIDO E NÃO CONSEGUE SE DECLARAR. ELE PEDE AJUDA DE MANU, QUE TEM UMA IDEIA: DUQUE TEM A MAIOR LÁBIA DO REINO, E PODE DAR UMAS AULAS PARA HAMELIN. MAS DUQUE DIZ QUE ESSE TIPO DE COISA NÃO DÁ PRA ENSINAR. ENTÃO MANU FAZ UMA MAGIA E COLOCA O SAPO NA GARGANTA DE HAMELIN, DE FORMA QUE DUQUE FALE POR ELE.
Conheça o Programa
BRILHANDO
SINOPSE DA SÉRIE:
"O Show da Luna!" é uma série pré-escolar sobre Luna, uma menina de 6 anos que é completamente apaixonada por uma coisa: ciências!
SINOPSE DO EPISÓDIO:
Kyah trouxe o trio para o laboratório de seu pai para ver seu incrível trabalho e eles não conseguem acreditar no que veem! Águas-vivas brilhantes e todos os tipos de experimentos com Bioluminescência. Mas isso faz eles pensarem, como águas-vivas produzem sua luz? E o que é bioluminescência? Eles mergulham em um incrível Faz de Conta onde eles aprendem tudo sobre brilhar!
Conheça o Programa
A REGRA DOS 3 ERRES
Para conservar o meio ambiente, a Turma da Mônica acredita na regra dos três "R"s: reduzir, reutilizar e reciclar.
Conheça o Programa
A REVOLTA DOS CARECAS
A vilã Madame K-Pilar quer roubar o cabelo de todo mundo para fabricar perucas.
Conheça o Programa
BITZER DE BABÁ
As ovelhas decidem sai para noitada e deixam Bitzer de babá, para cuidar do pequeno Timmy. Bitzer passa por muitas aventuras enquanto o bando se diverte.No final, Bitzer está mais cansado que o bebê.
Conheça o Programa
O APITO NOVO DE BITZER
Bitzer acha que o futuro chegou quando ele recebe seu novo apito de alta tecnologia, mas quando o aparelho falha, Bitzer fica desejando seu velho apito.
Conheça o Programa
ESCOLA DE GÊNIOS - 02 - MOVIMENTO RETILÍNEO NADA UNIFORME
Isaac acorda no dormitório e leva um susto com um alarme de trovão, luzes e fumaça: é o chamado do Desafio Relâmpago! Os alunos se reunem e recebem uma placa móvel. O desafio será mover essa placa numa pista de autorama. Para tanto, os alunos precisam pensar em como movê-la (combustível), qual a melhor aerodinâmica e como regular a velocidade. Isaac, determinado a ganhar de Klaus (Tutor de Física e Matemática) um voto favorável à sua permanência na escola, enfrenta dificuldades em transpôr a sua genialidade em matemática para os projetos do Desafio, mas mesmo assim resiste em pedir ajuda. Tesla, por sua vez, não vai facilitar as coisas para ele.
Conheça o Programa
DAVI KOPENAWA, UM XAMÃ YANOMAMI
ETOSHA- O GRANDE LUGAR BRANCO
Explore uma das regiões mais sufocantes da Namíbia, área dominada por um calor escaldante, onde se encontra uma paisagem desolada de beleza assombrosa. Embora a maior parte do Parque Nacional Etosha seja desprovida de crescimento, suas margens são pontilhadas com uma série de oásis que atraem rebanhos de criaturas sedentas: antílopes, pássaros exóticos e os maiores elefantes do mundo.
Conheça o Programa
REPÓRTER ECO 1453
NO REPÓRTER ECO DE HOJE VOCÊ VAI COMPREENDER PORQUE É NECESSÁRIO O COMBATE AO GARIMPO ILEGAL PARA PROTEGER O POVO YANOMAMI. LIDERANÇAS INDÍGENAS PARTICIPAM DA FORÇA TAREFA DO GOVERNO BRASILEIRO CONTRA OS INVASORES. E VEJA TAMBÉM
O LEGADO DE UM APAIXONADO PELA BIODIVERSIDADE BRASILEIRA, O BIÓLOGO NORTE AMERICANO THOMAS LOVEJOY, AINDA INSPIRA OS PROJETOS DE PESQUISAS PARA CONSERVAR A AMAZÔNIA.
E, AS DESCOBERTAS SOBRE O AMEAÇADO MURIQUI DA MATA ATLÂNTICA, O SIMPÁTICO E DÓCIL PRIMATA QUE SEMEIA FLORESTAS.
Conheça o Programa
MATÉRIA DE CAPA 451 - LÍNGUA
SÃO MAIS DE SETE MIL LÍNGUAS FALADAS AO REDOR DO PLANETA. PARA NÓS, É BEM DIFÍCIL ENTENDER POR EXEMPLO COREANO OU RUSSO? BEM MAIS FÁCIL ESPANHOL, ITALIANO. SERÁ MESMO QUE UMA É MAIS COMPLEXA DO QUE OUTRA? E QUAL É O SEU SOTAQUE PREFERIDO?JÁ PAROU PARA PENSAR PORQUE ELE TE ATRAI?EM UM MUNDO EM CONSTANTES TRANSFORMAÇÕES, SURGEM NOVAS LÍNGUAS ENQUANTO OUTRAS CORREM O RISCO DE DESAPARECER. É POSSÍVEL EVITAR QUE ISSO ACONTEÇA? ESPERAMOS VOCÊ AS SEIS E MEIA DA TARDE DEPOIS DO REPORTER ECO.
Conheça o Programa
POR QUE O "NÓS CONTRA ELES"?
Teria razão Rousseau ao afirmar que “não há felicidade sem os outros”? Esse é também o tema central da sociologia: elucidar as inevitáveis teias de interdependências que ligam o eu e o outro.
Como esse olhar do outro interfere na nossa individualidade, na nossa singularidade? É possível a boa convivência entre identidade e diferença em um mundo que ora reprime e, ora valoriza identidades diferentes?
Os novos modos de linguagem e de escrita como o “todes” são maneiras de definir as diferenças da sociedade? Elas limitam, ou não, as tratativas da sociedade perante as diferenças?
A socióloga Isabelle Anchieta e a consultora em diversidade e inclusão Maite Schneider debatem sobre as muitas as questões que nos colocam frente ao outro e nos convidam a pensar porque mesmo ”o nós contra eles?”
Conheça o Programa
MAGUILA, UM LUTADOR - PARTE 2
DOCUMENTÁRIO FEITO PELA TV CULTURA SOBRE A VIDA DO EX-PUGILISTA BRASILEIRO MAGUILA.
A HISTÓRIA DAS MULHERES NO CINEMA
Historicamente falando, o cinema surgiu em 1895 na França com os irmãos Lumiére.
O cinema e a cinefilia são ambientes muito machistas e masculinos, por isso, por mais que a entrada das mulheres no cinema não tenha sido tardia ela foi dificultada e apagada da história.
Há uma discussão que o primeiro close up da história foi feito por uma mulher, Alice Guy-Blanché, isso em 1906 antes mesmo de Griffith. Enquanto os irmãos Lumiére ainda estavam filmando cenas cotidianas, Guy-Blaché já esboçava roteiros em seus filmes.
Mas é depois da guerra que as mulheres começam a serem excluídas e a terem seus cargos tomados por homens e acabam sendo jogadas para áreas que na época eram invisibilizadas, como roteiristas e diretoras de arte. Por isso são pouquíssimas as diretoras na história do cinema.
Alice Guy, Lois weber, Dorothy Arzner e Ida lupino nos anos 50 são alguns dos grandes nomes femininos que marcaram a história do cinema estadunidense. Ainda hoje é muito difícil para as mulheres fazerem cinema e ocuparem esses lugares. Kathryn Bigelow, nos anos 80, foi uma precursora fazendo filmes de terror e guerra tirando um pouco o cunho machista desses filmes.
Também é inevitável dizer da importância das cineastas negras hoje em dia que o feminismo dos anos 70 não contemplou. Sara Gomes, nos anos 70, fala sobre questões da revolução cubana, coisas boas e dificuldades como machismo, raça e classe, fazendo assim um cinema interseccional.
Conheça o Programa
EMILIANO QUEIROZ
MELHORES MOMENTOS - PARTE 2
Programa especial com diversos concertos que marcaram a história da Orquestra Jazz Sinfônica. Dentre os convidados se destacam Erasmo Carlos, Roberta Sá, Ute Lemper, Stacey Kent, Jim Tomlinson, Toninho Ferragutti e Moacyr Luz.
Conheça o Programa
FUTURANDO - 301
Veja os destaques desta edição:
- Concreto ultraleve reduz pegada de carbono do material. O concreto leve estrutural contém argila expandia, que diminui muito o peso do material. As bolinhas de argila contêm ar e ajudam até mesmo o material a flutuar. Além disso, o concreto ultraleve também consome parte do CO2 liberado na sua produção.
- Mineração urbana: o futuro da construção? Uma casa abandonada é uma mina de ouro. Quase tudo pode ser reciclado. Arquitetos da Universidade Técnica de Karlsruhe estão desenvolvendo um sistema que possibilita a reciclagem completa de materiais de edifícios demolidos. É a mineração urbana contribuindo para uma indústria circular de construção.
- Concreto feito com mandioca? As cinzas da casca da mandioca podem ajudar o setor da construção a ficar mais ecológico. Isso porque essas cinzas podem substituir até 50% do cimento usado para fazer concreto.
- Quanto tempo uma pessoa consegue sobreviver sem comida? Ficar muito tempo sem comer pode causar danos irreversíveis ao corpo.
- Como o avanço da idade prejudica os olhos? Síndrome do braço curto, catarata, esses são apenas alguns problemas nos olhos que aparecem com a velhice. E não dá para evitá-los, entenda o motivo no programa.
Conheça o Programa
CAMAROTE 21 - 280 - 10 VENCEDORES DO OSCAR QUE FIZERAM HISTÓRIA
O Camarote.21 desta semana está cinematográfico. Conheça dez vencedores do Oscar que marcaram a história do cinema. De Hattie McDaniel, a primeira afro-americana a receber um Oscar à Parasita que é a primeira produção nao-anglófona a vencer um Oscar de melhor filme.
Conheça o Programa
CARLOS MORAES
Um dos artistas fundamentais para a consolidação da dança na Bahia, Carlos Moraes iniciou seus estudos no Rio Grande do Sul, sua terra Natal, e mais tarde se profissionalizou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na década de 1960. O professor, Maître de ballet, coreógrafo e diretor chegou a Salvador no início dos anos 1970 para dar aulas de balé clássico para alunas da Escola de Ballet do Teatro Castro Alves (EBATECA). Em pouco tempo, o ensino da dança clássica e a concepção da dança cênica sofreram grandes alterações, com reverberações no campo sociocultural. Com um trabalho sério, Moraes misturou a dança afro, o balé clássico, a dança moderna e as manifestações folclóricas, estimulou o convívio entre as bailarinas brancas de classe média e os "capoeiristas", rapazes negros e pobres. Fez da miscigenação uma matriz dos seus espetáculos.
Conheça o Programa
A ARTE DE VILLA-LOBOS
MOSAICOS – A ARTE DE HEITOR VILLA-LOBOS
Documentário musical revê a trajetória artística do compositor e traz as participações dos violonistas Turíbio Santos e Paulo Pedrassoli, dos pianistas Gilberto Tinetti e Eduardo Monteiro, do Quinteto Villa-Lobos e do maestro Roberto Duarte
Misturando imagens do arquivo da emissora com depoimentos e números musicais inéditos, o programa revê a trajetória daquele que é considerado o maior compositor brasileiro de todos os tempos, autor dos famosos ciclos musicais “Bachianas” e “Choros”.
Dirigido por Nico Prado e com narração de Rolando Boldrin, “Mosaicos” apresenta imagens históricas do acervo da TV Cultura, com grandes nomes da música interpretando obras do homenageado, a exemplo do “Concerto para violão e orquestra de câmara” com a Sinfonia Cultura, sob regência de Luthero Rodrigues e tendo Fábio Zanon como solista, numa gravação de 2000. Ou ainda a “Ária (das Bachianas nº5)” com o Octeto de Violoncelos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) e solo da cantora Maria Lúcia Godoy, registro de 1979. O “Choros nº 10”, considerado uma das principais obras do repertório de Villa-Lobos, aparece no programa com a OSESP e o Coral Sinfônico da OSESP, sob regência de John Neschling, em gravação de 1998.
Outro destaque do programa é o encontro inédito que “Mosaicos” promoveu entre três especialistas em Villa-Lobos: o maestro Roberto Duarte, o violonista Turíbio Santos e o pianista Gilberto Tinetti. Reunidos no estúdio da Associação Cultural Cachuera!, em São Paulo, eles relembram diversas histórias do compositor e conversam a respeito de momentos importantes da carreira do homenageado.
“Mosaicos – A Arte de Villa-Lobos” completa-se com as participações do pianista Eduardo Monteiro, do violonista Paulo Pedrassoli e do Quinteto Villa-Lobos, que apresentam interpretações inéditas para obras clássicas do compositor, como a “Bachianas Brasileiras nº 2 (Tocata - Trenzinho do Caipira)” e o “Estudo nº 10 (para violão)”.
Conheça o Programa
EP. 08 - UM LONGO CURTO CIRCUITO
Os Stephens são convidados para a casa dos Tate para conhecer um cliente, Sr. MacElroy, que produz sapatos. James concorda em deixar tia Clara ser babá quando Samantha conta para ele que tia Clara está triste porque terminou com o namorado, Ocky, por conta de uma feiticeira mais nova. Tentando fazer Tabatha dormir, tia Clara decide levar o piano para o andar de cima. Ela o reduz ao tamanho de um brinquedo, mas cresce conforme ela carrega ele, e ela fica presa na escada. Tia Clara tenta outro feitiço e todas as luzes se apagam. Chateada quando Abner Kravitz conta que toda a costa leste está apagada, tia Clara faz Ocky aparecer para ajudá-la. Ele traz a luz dos Stephens de volta levantando a mão. Tia Clara fala para ele continuar com as mãos levantadas.
Conheça o Programa
JEANNIE É UM GENIO - EP. 09 - AJUDE A QUEM PRECISA
Para tirá-la do caminho enquanto estuda, Tony diz a Jeannie para procurar alguém que precise de ajuda. Jeannie ouve Milton e Girard dizendo que todos os seus amigos estão fora e ela se oferece para ajudá-los. Milton diz a Jeannie para arranjar um carro e dirigir até o banco, sacar algum dinheiro para sua instituição de caridade favorita. Aterrorizado com a nota que Jeannie apresenta, o caixa enche sua bolsa de notas. Confusa com o alarme, Jeannie ajuda os bandidos a escapar. O carro de Tony é identificado como o carro de fuga e o inspetor Conway quer levá-lo, mas o Dr. Bellows intervém. Quando Jeannie conta a história para Tony, ele ordena que ela pegue o dinheiro e os bandidos.
Os bandidos convencem Jeannie a levá-los de volta ao banco, eles planejam limpá-lo. Um policial os vê e alerta Conway. Tony chega primeiro e, apesar da ajuda de Jeannie, está sendo espancado quando Conway e Bellows chegam. Eles abrem a porta que bate nos bandidos e os deixa inconscientes. Quando Conway exige uma explicação, o Dr. Bellows responde sarcasticamente que Tony provavelmente encontrou os ladrões sozinho porque eles pegaram o carro dele. Tony concorda que ele não poderia explicar melhor. Dr. Bellows sabe que ele foi ludibrado novamente.
Conheça o Programa
A ARTE DE VER 1
O programa mostra a arte de admirar e compreender a arte e seus traços.
Relata como entender os elementos visuais e o conteúdo de uma obra de arte.
Conheça o Programa
OS SANTOS DEIXAM DE VOAR
EM NENHUMA REGIÃO DO BRASIL EXUSTE UM CONSTRATE TÃO GRANDE ENTRE AS DIFICULDADES DO SÉC. XVIII E AS RIQUEZAS ACUMULADAS A PARTIR DO SEC. XIX COMO NO ESTADO DE SÃO PAULO.ANTES ISOLADA DO LITORAL PELA SERRA, A POPULAÇÃO DO PLANAUTO LEVAVA UMA VIDA POBRE PRATICANDO AGRICULTURA DE SUBSISTÊNCIA EM TERRAS DE PÉSSIMA QUALIDADE. APENAS NAS VILAS MAIS ANTIGAS BROTOU UMA ARTE SINGELA QUASE SEMPRE ENGOLIDA PELO PROGRESSO TARDIO TRAZIDO PELA MÁQUINA À VAPOR. ASSIM A PRODUÇÃO ARTÍSTICA PAULISTA DO SÉC. XVIII NÃO É TÃO RICA. PORÉM PODEMOS VER O AFASTAMENTO DAS CONCEPÇÕES BARROCAS QUE MARCARIA CLARAMENTE A ARTE BRASILEIRA DO SÉC. XIX.
Conheça o Programa
REDES SOCIAIS