Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 14 de Abril

ABERTURA DA EMISSORA

Viola, Minha Viola

GRANDES COMPOSITORES: JOSÉ CAETANO ERBA (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca a carreira de José Caetano Erba, a influência do músico na carreira de várias duplas. Apresentam músicas compostas por ele os artistas: Tião do Carro e Mulato, Jack, Liu e Léu, Zé do Cedro e João do Pinho, Mococa e Paraíso, Leôncio e Leonel, Craveiro e Cravinho, Zá Henrique e Gabriel, Durval e Davi, Peão Brasil e Parentinho, Zé do Cedro e Tião do Pinho, Leyde e Laura.
Conheça o Programa
livre
GIRO BRASIL

20 - VALE DOS IMIGRANTES II

No coração do Vale dos Imigrantes, com pouco menos de 3 mil habitantes, encontra-se Iomerê, uma cidade de tamanho modesto, mas de enorme influência no catolicismo, destacando-se por suas construções históricas: A igreja São Luiz Gonzaga, uma verdadeira joia arquitetônica, inspirada em um templo italiano. O antigo casarão, que já abrigou o primeiro colégio das irmãs Marcelina em Santa Catarina. E a sede da prefeitura, tendo anteriormente sido um seminário dos padres Camilianos. No turismo rural, Iomerê nos presenteia com o Recanto Nonno Lindo, uma homenagem ao Sr. Marcelino Buffon, de 92 anos. Este refúgio encantador oferece aos visitantes uma experiência única, com uma pequena estufa de suculentas, relíquias históricas, chalés charmosos com vista para as majestosas araucárias, cavalgadas e espaços para acampamento. Além disso, Iomerê é conhecida pela psicultura, e os visitantes podem desfrutar desse serviço no Pesque e Pague da Família Cantu. Com 10 tanques de pesca e um restaurante, o Sr. Vanderlei compartilha sua história e convida os visitantes a degustar uma caipirinha de vinho com tilápia e polenta, enquanto Marta e ele compartilham histórias de vida. Outro ponto de interesse é o Refúgio da Fronteira, um alambique repleto de licores de frutas e cachaças, onde os turistas podem apreciar a arte da destilação e saborear bebidas únicas. Finalmente, nossa última parada nessa segunda parte do especial é o Recanto do Tropeiro, onde fomos calorosamente recebidos pela família Silva. Eles compartilham as maravilhas que seu empreendimento oferece aos visitantes, incluindo trilhas pitorescas, um churrasco campeiro delicioso e, como brinde final, um espetacular pôr do sol, proporcionando momentos inesquecíveis em meio à natureza exuberante do Vale dos Imigrantes.
al
Saúde Brasil

CÂNCER DE OVÁRIO

No Brasil, mais de 30 mil mulheres são diagnosticadas anualmente com algum tipo de tumor ginecológico, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Dentre eles, está o câncer de ovário, que é difícil de ser diagnosticado e o mais letal entre os cânceres ginecológicos. Apesar de 7 mil mulheres serem acometidas todo ano pelo câncer de ovário, ainda existe desconhecimento por uma grande parte da população sobre esse tumor letal. Ainda não existem exames de prevenção e os sintomas costumam aparecer em estágios mais avançados, daí a importância de consultar o médico regularmente. Felizmente, com o avanço da medicina, estão surgindo diagnósticos e tratamentos mais modernos que tem contribuído para mudar o curso da doença. Nesse educativo, vamos saber mais sobre este câncer e os avanços da medicina que tem possibilitado garantir qualidade e sobrevida das pacientes acometidas por ele.
Conheça o Programa
al
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.
al
Balaio

BALAIO - 19 - EDSON CORDEIRO E BADI ASSAD

O segundo Balaio de 2024, foi feito pensando em uma homenagem a música e a viola caipira, com Adriana Farias e João Carreiro! Mas como todos sabemos, essa importante figura da música brasileira, João Carreiro, grande compositor, violeiro raiz, dono de uma voz potente e cheia de personalidade, nos deixou no último dia 3 de janeiro. Como o próprio Renato Teixeira comentou no programa, o João trazia luz e alegria por onde passava e assim foi no nosso programa, que por obra do destino, foi o último Balaio gravado em 2023 e também sua última participação em um programa de televisão! Então, o “Bagulho é Louco Mano”, vamos nessa toada da alegria, do toque romântico e daquela saudade bucólica que só a música caipira de raiz tem, tudo isso misturado a apresentações inéditas como João e Chico cantando “Morada” uma de suas parcerias ou Adriana, Renato e Chico cantando “Cantiga do Arco Íris”, um clássico de Pena Branca e Xavantinho… Como cantaria João Carreiro, esse programa “É Pra Cabá”! Mas você já sabe, aqui no Balaio, se tem cantoria, também tem “contação de causos”. E o papo entre João, Adriana, Renato e Chico rendeu boas histórias e muita risada! Além da alegria de sempre, esse programa traz um toque de emoção, pela partida do amigo João Carreiro e com os depoimentos dos nossos apresentadores Renato e Chico, falando sobre a amizade com João e da importância dele na música sertaneja moderna. Adriana Farias também fez questão de deixar seu adeus a essa voz marcante, que trazia na bagagem um sobrenome de peso, sempre honrado e respeitado por João Carreiro! Bora pra esse Balaio, porque hoje, mais do que diversão e entretenimento, vamos mostrar pra galera de casa todo o brilho e o talento de João Carreiro!
Conheça o Programa
livre
Agrocultura

AGROCULTURA - 254

VIDA DO PEQUENO PRODUTOR RURAL É CHEIA DE DESAFIOS. MAS QUEM PERSISTE PODE VER AS DIFICULDADES SE TRANSFORMAREM EM OPORTUNIDADES DE SUCESSO. NO PARANÁ UM CASAL A PONTO DE VENDER O SITIO INVESTIU NO QUEIJO E VIU SEU PRODUTO SER PREMIADO NA FRANÇA. EM SANTA CATARINA UMA AGRICULTORA TROCOU AS PERDAS COM O FUMO PELO CULTIVO DO MORANGO. ENVOLVEU TODA A FAMILIA E HOJE TEM UMA MARCA PRÓPRIA DE SUCESSO. ESCOLAS DA REDE PUBLICA CAPIXABA ADOTAM A AGRICULTURA COMO MAIS UMA DISCIPLINA. OS ESTUDANTES APRENDEM A TRABALHAR A TERRA E A PRODUÇÃO VAI PARA A MERENDA ESCOLAR E PARA ALUNOS CARENTES.
Conheça o Programa
livre
MAR BRASIL II

MAR BRASIL II - 02 - MANGUE - BERÇÁRIO DO MAR

Do mangue, faz-se o mar. Verdadeiros estuários, os manguezais cumprem uma função vital de equilíbrio ambiental e manutenção da vida marinha.
al
Asas e Histórias

ASAS E HISTÓRIAS - 36 - MIKOYAN-GUREVICH MIG-21 "FISHBED"

Conheça o Programa
al
TCMSP - SÃO PAULO+

TCMSP - SÃO PAULO+ 06 - JOÃO ANTONIO

livre
BOAS PRÁTICAS (SME) II

BOAS PRÁTICAS II - 15

livre
Bundesliga - Campeonato Alemão

LEVERKUSEN X WEDER BREMEN (14/04/2024)

Conheça o Programa
livre
UEFA EUROPA LEAGUE REVISTA

UEFA EUROPA LEAGUE REVISTA - 48 - 14/04/2024

livre
Hiperconectado

HIPERCONECTADO - 28 - DOMESTICAÇÃO DE CAES

SINOPSE = PGM 28 DOMESTICAÇÃO DOS CÃES No Hiperconectado dessa semana vamos falar sobre a maior invenção humana. Ok, é difícil definir qual foi a "maior invenção humana", mas o assunto dessa semana com certeza é a invenção "mais fofa" da humanidade: os cães. Atila Iamarino mostra como os cães foram domesticados há milhares de anos e como nós influenciamos sua evolução a ponto deles se tornarem uma criação nossa.
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

O COELHINHO AMARELO

Em uma reunião na casa da Mônica chamada de “A Noite classica” cada um da turminha traz alguma coisa de historinhas do passado, mas quando a Mônica aparece com um coelhinho amarelo que ninguém sabe a origem, eles tentam descobrir a historia por trás do bichinho de pelúcia. Como ninguém consegue adivinhar, a Mônica conta então a história de Hercoelho o coelhinho amarelo e acaba revelando o segredo da sua força.
Conheça o Programa
livre
Irmão do Jorel

IRMÃO DO JOREL IV - 12 - COLECIONADOR DO FUTURO

Irmão do Jorel e Lara viajam no tempo pelos portais da Última Videolocadora do Mundo com o objetivo de encontrar a versão idosa do Irmão do Jorel no futuro. Dessa vez ele roubou a coleção inteira de novos bonecos do Steve Magal e não pretende devolver. Irmão do Jorel Idoso é um solitário colecionador que transformou a casa num museu de bonecos dentro de embalagens que não podem ser abertas de jeito nenhum. Para não se tornar parte dessa assustadora coleção, Irmão do Jorel precisa aprender que brinquedos existem pra serem compartilhados e não aprisionados em caixas.
Conheça o Programa
al
MAR BRASIL I

MAR BRASIL I - 05 - COMBATENDO O TURISMO PREDATÓRIO

al
Planeta Terra

MAIO E JUNHO - ÉPOCA DE INCERTEZAS

Em nosso giro temporal pelo planeta, neste programa viajaremos nos meses de MAIO e JUNHO. É a época da primavera no hemisfério Norte e a mais propícia à formação de TORNADOS, principalmente nos Estados Unidos. Também é tempo de acasalamento para os Mustangues selvagens. Rumando para o sudeste asiático, vamos surpreender a seca no Vietnã. A região vive uma grande estiagem, com a intensa luz solar sugando a umidade do Índico. Todos aguardam a redentora MONÇÃO que – finalmente – chega. O dilúvio deve prosseguir por quatro meses. Qualquer animal que se afogar nessa torrente será um banquete para os ABUTRES GREGOS. Já no árido CABO ORIENTAL o Elefante da Savana alimenta-se de um curioso arbusto que retém água. Em meados do mês de JUNHO o Hemisfério Norte está no ponto mais próximo do sol. Na França vemos os campos de lavanda florescerem. E nas velhas muralhas de Carcassonne vamos nos surpreender com o PENEREIRO, que faz seu ninho em junho.
Conheça o Programa
al
Repórter Eco

REPÓRTER ECO 1502

UMA PESQUISA ALERTA PARA O RISCO DE METADE DA MAIOR FLORESTA TROPICAL DO MUNDO CHEGAR AO PONTO DE NÃO-RETORNO, ATÉ 2050. CONHEÇA O TRABALHO DE RESTAURAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA , NO RIO DE JANEIRO, PROMOVIDO PELA ONG INSTITUTO TERRA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL. E, ELISEU FRêCHÚ REGISTRA AS ESCALADAS DE MONTANHAS NO BRASIL E EM OUTROS PAÍSES.
Conheça o Programa
n
Matéria de Capa

MATÉRIA DE CAPA 489 - COINCIDÊNCIA, O INEXPLICÁVEL

Conheça o Programa
livre
Café Filosófico

IMPACTOS DA TECNOLOGIA NA SAÚDE MENTAL

Redes sociais, notificações, notícias em tempo real, comunicação instantânea e trabalho remoto. Não há como negar: a tecnologia transformou completamente nosso modo de vida. E continua transformando, em velocidade cada vez maior. Mas, no meio de tantas mudanças e inovações, como fica a nossa mente? Será que somos capazes de lidar com uma quantidade tão grande de novas informações e com as novas formas de trabalho, que enquanto a tecnologia prospera, como fica a nossa saúde mental?
Conheça o Programa
14
Brasil Jazz Sinfônica

ENCONTROS HISTÓRICOS IV - LINIKER / TULIPA RUIZ

A Orquestra Brasil Jazz Sinfônica se une a Liniker e Tulipa Ruiz para concerto referente a série Encontros Históricos na Sala São Paulo.
Conheça o Programa
livre
Persona

EDUARDO MARTINI

Conheça o Programa
14
MERLÍ - TEMPORADA III

MERLÍ III - 01 WALTER BENJAMIM

As aulas recomeçam depois do Natal. Merlí fica encantado com a chegada de Silvana, nova professora de história. Pol toma decisões arriscadas para ajudar financeiramente a família. Marc não quer que seu pai volte para casa.
16
UMA HISTÓRIA DE LOUCURA

14
Futurando

FUTURANDO - 346

Veja nesta edição: - Como sons revelam o impacto das mudanças climáticas nas florestas - Como diminuir os impactos das mudanças climáticas na produção de Riesling - Ainda dá para salvar os recifes de corais? - Os tubarões-baleia migram?
Conheça o Programa
al
Camarote 21

CAMAROTE 21 - 307 - O JOGO DE PODER DURANTE O REGIME NAZISTA (PODE SER REPRISADO)

No Camarote.21 desta semana, o início do capítulo mais sombrio da Alemanha e a verdadeira história heróica por trás da produção da Netflix, "Transatlântico", uma série baseada na história real do homem que ajudou pessoas perseguidas a escapar do regime nazista.
Conheça o Programa
a12
Figuras da Dança

ANA BOTAFOGO

A carioca Ana Botafogo é um dos maiores nomes da dança do Brasil. Aluna da academia de dança da bailarina Leda Iuqui, teve seu primeiro contrato como bailarina profissional no Ballet de Marseille, com direção de Roland Petit. Ainda na Europa freqüentou a Academia Goubé na Sala Pleyel, em Paris, a Academia Internacional de Dança Rosella Hightower, em Cannes e o Dance Center-Covent Garden, em Londres. Na década de 70 foi bailarina do Teatro Guaíra e posteriormente da Associação de Ballet do Rio de Janeiro. Torna-se a primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro em 1981, cargo que ocupa atualmente. Dançou as mais importantes obras do repertório clássico como solista, entre elas Giselle, de Jean Coralli (1779-1854) e Jules Perrot (1802-1892), considerado pela crítica uma de suas maiores interpretações. Dançou no mundo todo e teve importantes partners como Fernando Bujones, Jean Yves Lormeau, Julio Bocca, Richard Cragun, Francisco Timbó, Marcelo Misailidis, Vitor Luis, entre outros. Na TV pode ser vista como Elisa, na novela Viver a Vida, de Manuel Carlos. Ana também escreveu um livro “Ana Botafogo – Na ponta dos pés”, baseado em entrevistas para Dalal Achcar e Leda Nagle.
Conheça o Programa
livre
Mosaicos

A ARTE DE ALTAMIRO CARRILHO

Altamiro Carrilho, a principal referência da flauta no Brasil e um dos mais destacados músicos de choro do país. Nascido no Rio de Janeiro, em 1924, Altamiro iniciou sua carreira artística aos 14 anos e logo se destacou como herdeiro da tradição de flautistas como Joaquim da Silva Callado, Benedito Lacerda e Pixinguinha. Participou de diversos grupos regionais e atuou ativamente nas emissoras de rádio na década de 1940. Como líder do grupo Bandinha do Altamiro Carrilho, criado na década de 1950, o músico fez enorme sucesso e gravou dezenas de discos – só o lançamento do título “Rio Antigo” chegou a vender 980 mil cópias. Com sua flauta, Altamiro excursionou por países da Europa, América do Norte e Ásia. O documentário musical MOSAICOS – A ARTE DE ALTAMIRO CARRILHO recupera no acervo da TV Cultura importantes imagens do flautista e compositor em programas da emissora, como “O Choro das Sextas-Feiras” (1974), “Ensaio” (1992), “Pixinguinha 100 Anos” (1997) e “Bem Brasil” (1991, 1996 e 2000) – cujo título do programa é inspirado em um dos choros de Altamiro. Destaque do material de arquivo é um encontro de Altamiro com o clarinetista Abel Ferreira, registrado em 1977, no qual os artistas improvisam sob o tema “Urubu Malandro” (Loro/João de Barro). MOSAICOS ainda traz depoimentos e números musicais inéditos de Maurício Carrilho, Isaías do Bandolim, Léa Freire e Teco Cardoso, entre outros.
Conheça o Programa
al
Ensaio

NUNO MINDELIS

"Fala do seu primeiro violão de brinquedo e quando ganhou a primeira guitarra do pai. Não tinha um piano,senão tocaria. Fala que nasceu em Angola, de seus pais europeus. Conta sobre a Revolução Angolana e de quando saiu de lá. Da importância do Texas Band, os países que tocou e como foi divulgado em todos os lugares. Da influência do Steve Cropper e dos negros do blues. Fala da admiração por Zé Ramalho, Walter Franco e Alceu Valença."
Conheça o Programa
livre
Cultura Memória

O PAO NOSSO DE CADA DIA

ESTE PROGRAMA MOSTRA OS DIFERENTES HABITOS ALIMENTARES EM CA SA,NAS RUAS,BARES E RESTAURANTES. QUAL A ORIGEM DOS NOSSOS HABITOS ALIMENTARES? FALA-SE DO CRU E DO COZIDO.MOSTRA-SE AS FEIRAS E MERCADOS PE LO BRASIL E PORTUGAL.
Conheça o Programa
10