Grade de Programação
Sábado, 15 de Abril
ESTAÇÃO LIVRE - PRECONCEITO
Nessa sexta-feira o Estação Livre fala sobre as diversas faces do preconceito. O preconceito leva à discriminação e isso pode trazer consequências violentas e devastadoras. Vamos discutir como preconceitos afetam nosso bem-estar físico e mental. Na busca por uma sociedade mais igualitária, justa e democrática, determinadas ideias e práticas discriminatórias precisam ser combatidas. Racismo, homofobia, capacitismo, misoginia: vamos mostrar pessoas que superam diariamente a discriminação com bom humor e perseverança. Preconceito todo mundo tem. O que faz uma pessoa melhor ou pior é como ela lida com ele.
Convidados: Elisa Hipólito (antropóloga e curadora de conhecimento) e Tauá Pires (coordenadora de Justiça Racial e de Gênero da Oxfam Brasil)
Elisa Hipólito
https://mapaculturalbh.pbh.gov.br/agente/281/
Tauá Pires
https://www.oxfam.org.br/equipe/
Reportagens:
• VT Etarismo
Idosos correspondem a 15% dos habitantes do país e o aumento da expectativa de vida do brasileiro mostra que essa parcela da população está cada vez mais ativa. Mesmo assim, estereótipos os colocam em posição discriminatória em diversos meios. Mas tem muita gente que desafia essa ordem.
• VT Gordofobia
Muitos ambientes não estão preparados para receber corpos gordos. Infelizmente, é muito comum que hotéis, lojas ou restaurantes não pensem que essas pessoas precisam, por exemplo, de uma cadeira adequada para se sentarem. A gente conversou com a consultora de moda e estilo Amanda Souza, que conta sobre a experiência dela em lidar com uma estatura considerada fora do padrão.
• VT Machismo
Uma pesquisa do poder data aponta que 83% dos brasileiros dizem que existe machismo no Brasil, mas apenas 11% admite ser machista... Mais do que um traço cultural, a desigualdade de gênero leva à violência física e psicológica.
• VT Capacitismo
Lelê Martins é mulher preta, periférica, com deficiência e um corpo fora do padrão, ou seja: sua existência é afetada por vários preconceitos. Ela ganhou visibilidade nas redes sociais como Blogueira PCD e divulga conteúdos relacionados à luta contra o capacitismo.
• VT Racismo
O racismo se manifesta de várias formas e é um mal enraizado em nossa sociedade que precisa urgentemente ser combatido. O Estação Livre conversou com Benilda Britto, que é consultora da ONU Mulheres, do Pacto Global e ativista da Rede Malala Fund.... Ela falou sobre as várias formas que o racismo se manifesta e qual é o caminho para combatê-lo.
• VT Jorge Lafond
Quem não se lembra de Vera Verão, icônica figura dos anos 80, interpretada pelo ator Jorge Lafond?? Mesmo tendo o humor como característica principal, muitos preconceitos eram desafiados a partir da personagem, que tinha muito da vivência do próprio ator. A peça "Jorge, para Sempre Verão" conta um pouco do humor e do preconceito em torno de criador e criatura.
• VT Libras
Quem disse que música não é para surdos? A intérprete de libras Anne Magalhães se dedica a traduzir letras de canções com vídeos que misturam dança e a língua brasileira de sinais.
Conheça o Programa
CASA DE MARIMBONDO (REMASTERIZADO)
EP. 25 - LEVANDO A DOCINHO PARA PASSEAR
Ênio e Beto foram contratados para cuidar do cachorro triste da Senhora Avestruz, a Docinho.
PEQUENAS AVENTUREIRAS - EP. 18 - SOMENTE SOMBRAS
UM BONECO ASTRONAUTA BRINCA DE "POUSAR NA LUA". ELE PENSA QUE HÁ UM MONSTRO EM SUA TENDA E ABBY E SUSANA CHEGAM PARA AJUDÁ-LO.
SUPER GROVER 2.0 - REMANDO RIO ACIMA
Dois porquinhos estão presos em uma jangada em um riacho sem vento, então vem o Super Grover 2.0 para o resgate! Nosso herói tentará de tudo para movimentar o barco e deixar assim os dois amigos felizes.
THE FURCHESTER III - 15 - CADÊ OS HÓSPEDES?
Os convidados monstros do hotel vão a uma festa de chá em outro hotel, deixando o Furchester Hotel sem convidados pela primeira vez. Isso deixa Funella extremamente triste, então Phoebe, Elmo e Furgus procuram maneiras de fazê-la feliz novamente.
ESCOLA DE FADAS DA ABBY - COLÔNIA TROLLSBURGO
A Sra. Sparklenose está no comando da Escola Voadora de Fadas em uma viagem de campo para Colônia Trollsburgo. Abby e Gonnigan falam animadamente sobre tudo o que vão aprender sobre trolls, ao contrário de Blogg, que é metade troll, metade fada e demonstra não estar nem um pouco animado com vergonha por se sentir diferente dos demais trolls.
07 - HORA DO FIGURINO
Abby e Come-Come criam o figurino que vão usar para representar os personagens da sua história. Para isso, pesquisam referências na internet e tentam reproduzi-las utilizando materiais reciclados e transformando objetos do dia a dia.
A BRUXA DE BLERGH
Aventuras de Amí é uma série desenvolvida pela Lanterninha Produções que retrata o difícil e delicioso processo de crescimento das crianças abordando os ritos de passagem e a dificuldade em lidar com novas responsabilidades. A série tem como premissa que através da imaginação é possível resolver os desafios, transformando o mundo que nos cerca em um lugar mais divertido e aventureiro.
Trata-se de uma série de animação infantil que conjuga elementos dos gêneros de aventura e fantasia. Como o próprio título indica, a série conta as aventuras de Amí, uma garota de 8 anos, criativa e inquieta, que junto a seu cachorro Balú e seu amigo Tim inventa outras realidades a partir do mundo que a rodeia. Agora vivendo uma nova fase da sua infância, Amí não quer mais ser tratada como uma criança pequena, e sim como uma garota que pode assumir responsabilidades. Mas, toda vez que Amí precisa cumprir uma tarefa, ela entra em conflito entre cumpri-la ou deixá-la para mais tarde. Nessa tentativa de ser mais responsável, Amí acaba demonstrando que é ainda uma criança ingênua e lúdica, inventando mundos e transformando os novos desafios em verdadeiras aventuras. Assim ela constrói, junto com seus amigos, um imaginário subjetivo que dá as brincadeiras um colorido mais divertido.
A série funciona com um enredo padrão: em todos os episódios, Amí recebe tarefas dos adultos que a cercam – como a mãe, o professor de capoeira ou a professora da escola. Mas, toda vez que recebe uma tarefa, ela se perde no meio do caminho em seus devaneios, criando novos mundos onde vive aventuras arriscadas, sempre acompanhada de seus parceiros inseparáveis: Balú e Tim. Para sair dessas enrascadas, Ami e seus amigos precisam empreender um esforço de concentração e lembrar de algo que aprenderam no mundo real para resolver o desafio na fantasia. Coisas como um passe de capoeira para escapar de um polvo imaginário; ou a memória de que formigas não gostam de cravo para espantá-las em meio a um ataque de guerreiros-formiga gigantes. Neste processo, os personagens acabam aprendendo um pouquinho mais sobre si mesmos, conseguindo, assim, escapar do perigo, voltar para casa e concluir a tarefa inicial.
Ep. 01: Em um feriado na casa do pai de Amí, nossos heróis descumprem o aviso de urinar antes de dormir e agora, no meio da noite, precisam atravessar o tenebroso quintal da bruxa de Blergh para chegar ao banheiro. Congelados de medo pela escuridão, as crianças terão que aprender a enxergar pelos ouvidos. (https://lanterninhaproducoes.wixsite.com/aventuras-de-ami/blank-1)
THOMAS XIV - DESABAFANDO / O PLANO PERFEITO DA NIA
Bloco 1
Depois de Thomas e Perci rirem um do outro de momentos embaraçosos, acabaram brigando e isso pode acabar com a amizade deles para sempre. Nia percebe a situação entre os melhores amigos e dá um conselho a eles para que desabafem um com o outro quando estiverem chateados. Mas isso será o suficiente para que a amizade deles não acabe?
Bloco 2
Nia se voluntariou para o grande dia de entregas e está determinada a fazer um plano de perfeito, mas as coisas começam a dar errado. Ela está tão obstinada a fazer tudo do jeito que planejou que recusa qualquer ajuda dos seus amigos. Quando as entregas dela começam a ficar bagunçadas, ela finalmente aceita ajuda deles e inventa um novo plano envolvendo todos os seus amigos, salvando assim o dia.
Conheça o Programa
EP. 06 - UM DIA DE INSETO
O CAPITÃO CUPIM MANDA GAJAH BUSCAR ÁGUA PARA O TREM, MAS O ELEFANTE DECIDE QUE É UM ANIMAL GRANDE DEMAIS PARA RECEBER ORDEM DE SERES TÃO PEQUENINOS. UMA BRUXA MARIPOSA RESOLVE DAR UMA LIÇÃO EM GAJAH, ENCOLHENDO-O PARA O TAMANHO DE UM INSETO. PARA NÃO CORRER O RISCO DE SER DEVORADO POR PREDADORES DA MATA ATLÂNTICA, GAJAH PEDE AO MESTRE URUBU QUE O LEVE PARA A COLÔNIA CUPIM, ONDE O AMIGO JÚNIOR PODERÁ REVERTER O FEITIÇO, USANDO A CIÊNCIA PARA DEVOLVER AO ELEFANTE AO SEU TAMANHO NORMAL. O PROBLEMA É QUE NA COLÔNIA NINGUÉM ACREDITA QUE AQUELE BICHINHO AMARELO SEJA O VERDADEIRO GAJAH, QUE VAI PASSAR POR VÁRIOS PERCALÇOS ANTES DE ENCONTRAR O LABORATÓRIO DE JÚNIOR.
Conheça o Programa
24 - VIZINHAS / PROVOCAÇÃO
Sinopse da Série
Bluey é uma adorável e incansável menina de seis anos que vive com seus pais e sua irmãzinha de quarto anos, chamada Bingo. Ela adora brincar com a sua família e a vizinhança dentro do seu mundo e seus jogos.
Conheça o Programa
EP. 04 - APARECE APARECE
MANU É PÉSSIMA NO ESCONDE-ESCONDE: SEMPRE É ENCONTRADA POR JOÃO, QUE ENSINA QUE “OS MELHORES ESCONDERIJOS ESTÃO DEBAIXO DO SEU NARIZ”. MANU NÃO DÁ OUVIDOS E TENTA SE ESCONDER NA CASA DA BRUXINHA VALQUÍRIA. LÁ ELA ENCONTRA UMA POÇÃO CHAMADA ESCONDE-ESCONDE E ACREDITA TER ENCONTRADO UMA FORMA DE DERROTAR JOÃO.
Conheça o Programa
EP. 07 - CESAR GAVIN - MOODS VS FITA K7
Sinopse programa: Dj Cão e a Loja de Discos - 1º temporada
Target: 07 a 11 anos
13 epsódios
Produção TV Rá Tim Bum! Série em live action, muppets e animação 2D
DJ Cão é um Bigou pré-adolescente, que curte música! Um aprendiz de Dj que gosta de ouvir, pesquisar e fazer música.
Adora descobrir novos estilos, artistas, tecnologias e curiosidades do meio musical, enfim... Tudo que envolve o som! Ele tem um tio muito descolado, o Tio Pug Vinil, que DJ Cão admira, ainda mais porque o tio tem uma loja de discos, a Caninus Records! Nas férias DJ Cão irá passar os dias ajudando o tio na loja, e essa loja é muito bem frequentada, só cola o biscoito fino da música! E é aí que o DJ Cão conhece muita gente interessante e aprende mil histórias que ele nunca sequer imaginou
Episódio 07 – Cesar Gavin – Moods vs fita K7
DJ Cão está limpando a loja quando encontra algumas fitas K7 de seu tio e fica curioso sobre elas.
Cesar Gavin chega na loja com uma música antiga na cabeça e DJ Cão acredita que pode ajudá-lo mostrando as moods de Pug Vinil.
Vendo as listas de músicas, César conta que tem um site sobre rock brasileiro e DJ Cão aprende sobre os anos 80 e sobre como eram feitas as moods naquela época – eram gravadas na tal fita K7!
Cesar mostra para DJ Cão na prática como se gravavam a fitas K7 a partir de discos e relembra que ele também gravava músicas do rádio. Enquanto DJ Cão viaja esperando a música terminar de tocar para ser gravada, Cesar acaba encontrado o disco que foi lá procurar.
Perfil: Cesar Gavin é radialista, apresentador, produtor musical, palestrante e professor. Pode-se dizer que o amor pela música vem de família, pois Cesar Gavin é irmão de Charles Gavin (que foi um dos fundadores do RPM e já integrou o Ira! e o Titãs). Cesar está na música desde 1982. Já trabalhou como produtor musical em diversas emissoras de televisão e como gerente artístico na gravadora Trama. No Senac, deu aulas de programação e produção musical. Foi também um dos criadores do programa Rock Cultura na rádio Cultura Brasil. Hoje ele apresenta o Vitrola Verde e é editor do site rockbrasileiro.net. Com todo esse conhecimento em música, Cesar é o convidado ideal para falar com DJ Cão sobre as moods e relembrar como eram gravadas as fitas K7.
PGM 10 - O MENINO GANESHA
PEPPA VII - 06 - O INTERIOR/ SURFANDO/ A GRANDE BARREIRA DE RECIFE
O INTERIOR:
Peppa, George, Mamãe Pig e Papai Pig vão visitar a família Canguru na Austrália. No primeiro dia lá, eles voam para o sertão no avião do Sr. Canguru e fazem um lindo churrasco.
SURFANDO:
No segundo dia na Austrália, a família Canguru leva a família Pig à praia, onde experimentam o surf pela primeira vez. George mostra suas habilidades quando está remando.
A GRANDE BARREIRA DE RECIFE:
As férias de Peppa e família continuam, hoje eles vão trabalhar com a Dona Canguru na Grande Barreira de Corais. Enquanto apreciam as belas vistas do submarino da Sra. Canguru, eles encontram um tesouro especial.
Conheça o Programa
MY LITTLE PONY - A AMIZADE É MÁGICA - IV - 10 - A QUEDA DA RAINBOW
Rainbow Dash se prepara para participar dos Jogos de Equestria pelo time de revezamento de Ponyville. Mas será que ela vai se manter leal a Ponyville, quando tiver a chance de se unir ao time de Cloudsdale, que tem muito mais chances de ganhar os jogos?
Conheça o Programa
CÂMARA VIVA - 77
OS SALTITANTES VERDES
No dia da Exposição de invenções: "Sacudida Criativa", a máquina de Grizelda tem um problema e transforma os cidadãos da Cidade Arco-Íris em bolinhas verdes saltitantes! Cabe a Vera e Bartleby resolverem o problema antes que seja tarde demais!
Conheça o Programa
CASA DE MARIMBONDO (REMASTERIZADO)
SAPATOS DA SORTE
Mika acha que não consegue pular tão alto quanto seu amigo porque não tem "sapatos da sorte" como ele. Juntamente com Blablá, Mika vai perceber que o segredo não é ter sapatos da sorte, mas sim treinar.
Conheça o Programa
EP. 01 - O MISTÉRIO DA GELADEIRA QUEBRADA
Tuca faz uma receita deliciosa de gelatina arco-íris. Porém, tudo vai por água abaixo quando eles descobrem que a geladeira parou de funcionar, sem explicações. Agora, Tuca e Pri precisam desvendar esse mistério.
ZUM ZUM ZUM!
Bubu, Biel e Bonie estão na praia imitando o voo de outras aves e decidem brincar de voar como as abelhas. Eles saem à procura das abelhinhas para descobrir mais sobre elas e por que voam de flor em flor. No Jardim das Flores, encontram uma abelha campeira e a seguem, notando que ela leva o pólen de uma flor a outra, além de colher o néctar. As corujinhas fazem algumas perguntas à abelha, e acabam falando ao mesmo tempo. A abelhinha explica que se continuarem falando ao mesmo tempo, ninguém vai se entender. Depois, responde que é na colmeia onde as abelhas operárias transformam o néctar em mel. Todos voam até a colmeia e a abelha presenteia o trio com favos de mel. No ninho, as corujinhas entregam um favo para o Papai e outro para a Mamãe, e explicam tudo o que as abelhas fazem. O trio aprende novamente que quando alguém está falando, devemos esperar a nossa vez de falar. Mamãe Coruja canta a canção “Hora de Dormir”.
Conheça o Programa
04 - CONTAGIOSO
Rufus e Yuko tomam o maior susto ao verem uma mancha roxa no rosto de Boris. Acreditam ser uma doença contagiosa que acaba chamando a atenção de um estranho reality show.
Conheça o Programa
EP. 10 - O CASTELO DA VILA PARA-CHOQUE
REV E SEUS AMIGOS CONSTROEM UM INCRÍVEL CASTELO, MAS QUANDO SEUS SUPRIMENTOS COMEÇAM A DESAPARECER, BO OS LIDERA EM UMA BATALHA DE INTELIGÊNCIA CONTRA O CULPADO.
Conheça o Programa
EP. 11 - CRIATURAS DA NOITE
OS UNDERS E CINDY SE REÚNEM PARA DORMIR NA CASA DE LUD E ASSISTIR AO CLÁSSICO NOITÃO DE TERROR . PORÉM, DURANTE A SESSÃO, COISAS BIZARRAS ACONTECEM E O CÉTICO LUD, QUE SAI DO QUARTO PARA PROVAR QUE NÃO É NADA, DESAPARECE PRECEDIDO POR UM GRITO! O EPISÓDIO SE TORNA UM VERDADEIRO CLÁSSICO DO TERROR, TRAZENDO REFERÊNCIAS DE VÁRIOS FILMES DO GÊNERO.
Conheça o Programa
QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - NÃO MEXA
QUINTAL DA CULTURA VI - PGM NÃO MEXA (HQ 148)
Uma misteriosa caixa aparece no meio do Quintal. O que será que tem dentro dela? Isso é o que Doroteia, Ofélia e Ludovico vão descobrir.
Personagens: Doroteia, Ludovico e Ofélia
Roteiro: Elton Rodrigues
Conheça o Programa
QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - TANTO FAZ
QUINTAL DA CULTURA VI PGM TANTO FAZ (Roteiro HQ 54)
Doroteia está bem estranha. Para todas as coisas que é convidada a fazer ou sobre as quais é chamada a opinar, diz “tanto faz”. Até que Ofélia e Osório descobrem que ela está assim por sentir saudades do Ludovico, e fazem uma surpresa pra ela.
Conheça o Programa
QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - A RIQUINHA
QUINTAL DA CULTURA VI PGM A RIQUINHA (Roteiro HQ 82)
Doroteia não consegue juntar as ourifunfas necessárias para comprar um brinquedo. Ela fica triste e deseja de todo o coração se tornar uma pessoa rica. É nesse momento que algo mágico e surpreendente acontece.
Conheça o Programa
QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - BISCOITOS GRÁTIS
QUINTAL DA CULTURA VI PGM BISCOITOS GRÁTIS (HQ 111)
Ofélia lê a história de uma simples senhora que vendia seus biscoitos caseiros na praça do vilarejo onde morava. Até que um dia um novo morador começa a lhe dar prejuízo!
Conheça o Programa
QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - O TRAPACEIRO
QUINTAL DA CULTURA VI PGM O TRAPACEIRO (Roteiro HQ 124)
Doroteia, Ludovico e Osório decidem escolher por sorteio qual deles realizará uma porção de tarefas no Quintal. Mas um deles não terá muita sorte... quem será?
Conheça o Programa
VIVI VIRAVENTO - 02
Vivi, Mochilão e Lanterninha chegam a Tóquio, no Japão, e conhecem Elvis, um microfone que se perdeu durante uma turnê. Elvis precisa da ajuda dos novos amigos para voltar ao seu karaokê. Para isso, eles têm que enfrentar lutadores de sumô e ninjas misteriosos.
Conheça o Programa
CAMPO DE GUERRA
“Ameaçado” por goteiras, Cascão imagina-se como bombeiro, piloto espacial, capitão pirata...
Conheça o Programa
COQUELUCHE?
O Cebolinha não consegue dizer não para a sua mãe e tem que sair de casa passando vergonha e torcendo para não encontrar nenhum dos seus amiguinhos. Mas como era de se esperar, ele dá de cara com vários coleguinhas e tem que usar toda a sua criatividade para tentar passar despercebido. Será que ele conseguirá enganar a todos e ainda sair por cima? Não perca, pois essa história vai dar o que falar.
Conheça o Programa
CORINTHIANS X BRASÍLIA (15/04/2023)
ENXERGANDO NO ESCURO
Após Mia aparentemente não voltar de Centopia, Sara fica desesperada e procura por ela. Mas quando Wolfie encontra o bracelete, Sara tenta e consegue viajar para Centopia. Quando veem que Sara está usando o bracelete de Mia, eles duvidam se ela é realmente uma amiga. Mas ela consegue convence-los que eles precisam ajudar a Mia. Sendo refém de Dax e Gargona. Mo engana Dax e oferece um Chifre de Unicórnio Dourado em troca de Mia. No começo, o plano parece dar certo...
Conheça o Programa
EP. 13 - O CASAMENTEIRO
IZZY ORGANIZA UMA SESSÃO DE TREINAMENTO PARA UM GRUPO DE AMIGOS. JAVI, SEU IRMÃO, A ACHA DIFERENTE, COMO SE ELA ESTIVESSE TENTANDO PAQUERAR ALGUÉM. ELE ACHA QUE ELA TEM UMA QUEDA POR ADRIAN, UM DOS MENINOS DO GRUPO, E DECIDE ORGANIZAR UM ENCONTRO PARA OS DOIS.
EP. 20 - CORAÇÃO QUEBRADO
Eldon desafia Hunter a reconquistar o solo nas nacionais. Emily é forçada a provar sua lealdade a Amanda terminando algo que está apenas começando. James procura um trevo de quatro folhas para a lista de Riley.
Conheça o Programa
IRMÃO DO JOREL III - 12 - CINE HORRÍVEL
Irmão do Jorel precisa fazer um trabalho pra escola em dupla e vai dormir na casa de um amigo pela primeira vez. É William Shostners, que pode fazer o que quiser, inclusive assistir ao assustador Cine Horrível na TV. Irmão do Jorel tem medo de filmes de terror, mas acaba assistindo e depois de pesadelos horríveis, se surpreende ao acordar.
Conheça o Programa
IRMÃO DO JOREL III - 13 - ZAZAZILLA
Irmão do Jorel faz um dever de casa muito importante e Zaza engole. Só existe uma solução: comprar uma vitamina de gigantolina, que transforma a Zaza numa criatura gigantesca para que ele consiga resgatar o dever de casa de dentro da barriga dela. Essa atitude acaba trazendo consequências catastróficas para o planeta.
Conheça o Programa
OBSERVANDO A VIDA SELVAGEM
Uma equipe de filmagem chega vai à fazenda gravar uma matéria sobre aves raras em Mossybottom. O fazendeiro está empolgado com toda a atenção,até que um cinegrafista filma o rebanho jogando cricket.
Conheça o Programa
O PELICANO
Uma ave incomum apareceu na fazenda. Shaun & Bitzer fazem o possivel para fazer o visitante se sentir bem-vindo. Quando eles percebem que está com fome que o novo hospede está com fome, eles começam a procurar comida.
Conheça o Programa
UM DIA DE CÃO
Está quase na hora de passar a van do sorvete e Bitzer está ansioso por isso. Porém, ele ainda não terminou seu trabalho e há uma lista de tarefas que estão em seu caminho, e ele precisa terminar tudo antes que a van passe.
Conheça o Programa
O INTRUSO
Bitzer precisa se livrar de um corvo traquinas que está na fazenda, Shaun surge com um engenhoso disfarce para enganar o intruso. No entanto, o plano dá errado quando ele é se torna suspeito de ser o ladrão de galinha que tem enlouquecido a fazenda.
Conheça o Programa
CULTURA LIVRE 493
CULTURA & DESIGN II - 01
No primeiro episódio da segunda temporada, veremos os processos criativos no design. Convidamos o arquiteto e design Greg Bousquet para falar sobre as mudanças na arquitetura. Veremos também o processo de produção de torneiras, e os diferentes designs de cortina. No quadro Perfil, convidamos a artista plástica Lucila Zarhan Turqueto para falar sobre seus processos criativos. O quadro Arte e Design entrevista a jornalista Mariana Palma. E, por fim, você confere a cultura, as maravilhas e a gastronomia de Belize
Conheça o Programa
JORNAL DA CULTURA - 15/04/2023
PRÊMIO SHELL 2023
PEDRO ALTERIO + BRUNO PIAZZA - MÚSICA DOS DOIS
Despretensiosos e descontraídos, os jovens músicos, contam como foi intuitiva sua parceria. Nos surpreendendo com a maturidade de suas interpretações, cheias de boas referências.
Conheça o Programa
PEDRO ALTERIO + BRUNO PIAZZA - MÚSICA DOS DOIS
Despretensiosos e descontraídos, os jovens músicos, contam como foi intuitiva sua parceria. Nos surpreendendo com a maturidade de suas interpretações, cheias de boas referências.
Conheça o Programa
CELSO ROCHA DE BARROS
OLÁ, BOA NOITE. O RODA VIVA COMEÇA AGORA, AO VIVO PARA TODO O BRASIL PELA TV CULTURA E EMISSORAS AFILIADA.
TAMBÉM É POSSÍVEL ASSISTIR O PROGRAMA NO MUNDO TODO PELO YOUTUBE, FACEBOOK, TWITTER E TIK TOK.
O GOVERNO LULA 3 E OS MANDATOS DOS 27 GOVERNADORES COMPLETARAM NESTA SEGUNDA-FEIRA SEUS PRIMEIROS 100 DIAS. ESSE TEM SIDO UM PRIMEIRO MARCO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE GOVERNANTES NO BRASIL DESDE A REDEMOCRATIZAÇÃO.
OS PRÓPRIOS MANDATÁRIOS ADOTAM A PRAXE DE PRESTAR CONTAS, FAZER BALANÇOS DE SEUS TRÊS PRIMEIROS MESES DE GESTÃO.
O QUE FOI FEITO E O QUE AINDA NÃO DESLANCHOU NO GOVERNO FEDERAL E NOS PRINCIPAIS ESTADOS, E O QUE OS PRIMEIROS CEM DIAS PROJETAM PARA ESSE CICLO DE QUATRO ANOS NA POLÍTICA, NA ECONOMIA E NOS DEMAIS CAMPOS DA VIDA NACIONAL?
PARA DEBATER OS MÚLTIPLOS ASPECTOS DESSA EFEMÉRIDE RECEBEMOS UM DOS MAIS PROFÍCUOS ANALISTAS POLÍTICOS DO BRASIL HOJE. AUTOR DE "PT, UMA HISTÓRIA", LANÇADO NO ANO PASSADO, CONHECE COMO POUCOS A TRAJETÓRIA DE LULA E DO PARTIDO QUE ELE FUNDOU, E VAI NOS AJUDAR A ANALISAR O PRESENTE E O FUTURO À LUZ DESSE PASSADO. NO CENTRO DA NOSSA RODA, RECEBEMOS O SOCIÓLOGO CELSO ROCHA DE BARROS.
PARA ENTREVISTAR O SOCIÓLOGO CELSO ROCHA DE BARROS, NÓS RECEBEMOS NA BANCADA HOJE:
CRIS BARTIS - CO-FUNDADORA DA PLATAFORMA MAMILOS
DENILDE HOLZHACKER - CIENTISTA POLÍTICA DA ESPM, A ESCOLA SUPERIOR DE PROGRANDA E MARKETING
PEDRO DORIA - EDITOR DO MEIO
RODRIGO PISCITELLI - REPÓRTER DA TV CULTURA
E JOEL PINHEIRO DA FONSECA - FILÓSOFO, COMENTARISTA DA CNN BRASIL E COLUNISTA DA FOLHA DE S.PAULO
E NAS PIC-UPS DOS DESENHOS HOJE O SUPER JOÃO MONTANARO, CARTUNISTA DA FOLHA DE S.PAULO
Conheça o Programa
CELSO ROCHA DE BARROS
OLÁ, BOA NOITE. O RODA VIVA COMEÇA AGORA, AO VIVO PARA TODO O BRASIL PELA TV CULTURA E EMISSORAS AFILIADA.
TAMBÉM É POSSÍVEL ASSISTIR O PROGRAMA NO MUNDO TODO PELO YOUTUBE, FACEBOOK, TWITTER E TIK TOK.
O GOVERNO LULA 3 E OS MANDATOS DOS 27 GOVERNADORES COMPLETARAM NESTA SEGUNDA-FEIRA SEUS PRIMEIROS 100 DIAS. ESSE TEM SIDO UM PRIMEIRO MARCO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE GOVERNANTES NO BRASIL DESDE A REDEMOCRATIZAÇÃO.
OS PRÓPRIOS MANDATÁRIOS ADOTAM A PRAXE DE PRESTAR CONTAS, FAZER BALANÇOS DE SEUS TRÊS PRIMEIROS MESES DE GESTÃO.
O QUE FOI FEITO E O QUE AINDA NÃO DESLANCHOU NO GOVERNO FEDERAL E NOS PRINCIPAIS ESTADOS, E O QUE OS PRIMEIROS CEM DIAS PROJETAM PARA ESSE CICLO DE QUATRO ANOS NA POLÍTICA, NA ECONOMIA E NOS DEMAIS CAMPOS DA VIDA NACIONAL?
PARA DEBATER OS MÚLTIPLOS ASPECTOS DESSA EFEMÉRIDE RECEBEMOS UM DOS MAIS PROFÍCUOS ANALISTAS POLÍTICOS DO BRASIL HOJE. AUTOR DE "PT, UMA HISTÓRIA", LANÇADO NO ANO PASSADO, CONHECE COMO POUCOS A TRAJETÓRIA DE LULA E DO PARTIDO QUE ELE FUNDOU, E VAI NOS AJUDAR A ANALISAR O PRESENTE E O FUTURO À LUZ DESSE PASSADO. NO CENTRO DA NOSSA RODA, RECEBEMOS O SOCIÓLOGO CELSO ROCHA DE BARROS.
PARA ENTREVISTAR O SOCIÓLOGO CELSO ROCHA DE BARROS, NÓS RECEBEMOS NA BANCADA HOJE:
CRIS BARTIS - CO-FUNDADORA DA PLATAFORMA MAMILOS
DENILDE HOLZHACKER - CIENTISTA POLÍTICA DA ESPM, A ESCOLA SUPERIOR DE PROGRANDA E MARKETING
PEDRO DORIA - EDITOR DO MEIO
RODRIGO PISCITELLI - REPÓRTER DA TV CULTURA
E JOEL PINHEIRO DA FONSECA - FILÓSOFO, COMENTARISTA DA CNN BRASIL E COLUNISTA DA FOLHA DE S.PAULO
E NAS PIC-UPS DOS DESENHOS HOJE O SUPER JOÃO MONTANARO, CARTUNISTA DA FOLHA DE S.PAULO
Conheça o Programa
BEATRIZ SEGALL
PROGRAMA N.146 QUE TEM COMO CONVIDADA A ATRIZ CARIOCA DE TEATRO,CINEMA E TELEVISAO BEATRIZ SEGALL QUE RESPONDE DO PUBLICO SOBRE SEU INICIO DE CARREIRA;O ATOR ALAGOANO CABRAL FALA SOBRE A EPOCA EM QUE MINISTROU AULAS NO SERVICO NACIONAL DE TEATRO;BEATRIZ FALA TAMBEM SOBRE OS SEUS PROJETOS NO TEATRO SAO PEDRO E O PARENTESCO COM O PINTOR LASAR SEGALL;CONCILIAR A VIDA PROFISSIONAL E A PARTICULAR;A ESCRITORA TATIANA BELINKY FALA SOBRE SUA PASSAGEM PELA TV TUPI(NOS PROGRAMAS TEATRO DA JUVENTUDE E TRAPEZIO SEM REDE);2.PARTE DO PROGRAMA N.146 COM A ATRIZ BEATRIZ SEGAL QUE FALA SOBRE SUA CARREIRA NO TEATRO E NA TELEVISAO;CHICO FALA DAS DIFERENCAS DO PUBLICO DO RIO DE JANEIRO E DE SAO PAULO E DA VIDA CULTURAL NA CAPITAL PAULISTA E NA CAPITAL CARIOCA;CLODOVIL HERNANDEZ PERGUNTA SOBRE O TEATRO AMADOR;APRESENTACAO FRANCISCO FALCAO;3.PARTE DO PROGRAMA COM A ATRIZ BEATRIZ SEGALL QUE FALA SOBRE O SEU PERSONAGEM NA NOVELA AGUA VIVA;A ATRIZ TONIA CARRERO ELOGIA O ULTIMO TRABALHO DE BEATRIZ SEGALL;A INFLUENCIA DOS SEUS PERSONAGENS NA SUA VIDA PARTICULAR; BEATRIZ FALA SOBRE SER ESCRITORA;FALA SOBRE SUAS EMOCOES DURANTE O TRABALHO;REPERCUSSAO NEGATIVA DO SEU PERSONAGEM;SOBRE VAIDADE(ESCONDER A IDADE REAL);APRESENTACAO FRANCISCO FALCAO;4.PARTE DO PROGRAMA COM A ATRIZ
BEATRIZ SEGALL QUE FALA SOBRE A PARTICIPACAO DAS MULHERES NA SOCIEDADE; CHICO SOBRE PERGUNTA SUA PARTICIPACAO NO TEATRO SAO PEDRO;BEATRIZ FALA SOBRE O CUSTO DE VIDA, VIOLENCIA,FALTA DE CONFIANCA;BEATRIZ FALA SOBRE O PERIODO POS CENSURA;O CUSTO DE UMA PECA DE TEATRO E A FUNCAO SOCIAL DO ARTISTA;BEATRIZ FALA SOBRE POLITICA(SECRETARIA DE CULTURA);BEATRIZ FALA SEUS PROXIMOS TRABALHOS NA TELEVISAO E NO TEATRO;SEGALL FALA SOBRE SUA ZACAO NA CARREIRA DE ATRIZ;O DIRETOR DE TEATRO HECTOR BABENCO PERGUNTA PARA BEATRIZ SOBRE A POSSIBILIDADE DE ELA TRABALHAR COM ELE; CHICO PERGUNTA QUAL SEGMENTO DA CULTURA DA MAIS LUCRO(TEATRO OU TELEVISAO);BEATRIZ FALA SOBRE INICIACAO NA CARREIRA ARTISTICA;BEATRIZ SEGALL RESPONDE A PERGUNTA DO ATOR CLAUDIO CAVALCANTI SOBRE O ULTIMO
TRABALHO DE AMBOS;CHICO FAZ DUAS PERGUNTAS FINAIS A BEATRIZ SEGALL(SOBRE SER AUTENTICA E QUAL FOI A SENSACAO DE PARTICIPAR DO PROGRAMA)
Conheça o Programa
BEATRIZ SEGALL
PROGRAMA N.146 QUE TEM COMO CONVIDADA A ATRIZ CARIOCA DE TEATRO,CINEMA E TELEVISAO BEATRIZ SEGALL QUE RESPONDE DO PUBLICO SOBRE SEU INICIO DE CARREIRA;O ATOR ALAGOANO CABRAL FALA SOBRE A EPOCA EM QUE MINISTROU AULAS NO SERVICO NACIONAL DE TEATRO;BEATRIZ FALA TAMBEM SOBRE OS SEUS PROJETOS NO TEATRO SAO PEDRO E O PARENTESCO COM O PINTOR LASAR SEGALL;CONCILIAR A VIDA PROFISSIONAL E A PARTICULAR;A ESCRITORA TATIANA BELINKY FALA SOBRE SUA PASSAGEM PELA TV TUPI(NOS PROGRAMAS TEATRO DA JUVENTUDE E TRAPEZIO SEM REDE);2.PARTE DO PROGRAMA N.146 COM A ATRIZ BEATRIZ SEGAL QUE FALA SOBRE SUA CARREIRA NO TEATRO E NA TELEVISAO;CHICO FALA DAS DIFERENCAS DO PUBLICO DO RIO DE JANEIRO E DE SAO PAULO E DA VIDA CULTURAL NA CAPITAL PAULISTA E NA CAPITAL CARIOCA;CLODOVIL HERNANDEZ PERGUNTA SOBRE O TEATRO AMADOR;APRESENTACAO FRANCISCO FALCAO;3.PARTE DO PROGRAMA COM A ATRIZ BEATRIZ SEGALL QUE FALA SOBRE O SEU PERSONAGEM NA NOVELA AGUA VIVA;A ATRIZ TONIA CARRERO ELOGIA O ULTIMO TRABALHO DE BEATRIZ SEGALL;A INFLUENCIA DOS SEUS PERSONAGENS NA SUA VIDA PARTICULAR; BEATRIZ FALA SOBRE SER ESCRITORA;FALA SOBRE SUAS EMOCOES DURANTE O TRABALHO;REPERCUSSAO NEGATIVA DO SEU PERSONAGEM;SOBRE VAIDADE(ESCONDER A IDADE REAL);APRESENTACAO FRANCISCO FALCAO;4.PARTE DO PROGRAMA COM A ATRIZ
BEATRIZ SEGALL QUE FALA SOBRE A PARTICIPACAO DAS MULHERES NA SOCIEDADE; CHICO SOBRE PERGUNTA SUA PARTICIPACAO NO TEATRO SAO PEDRO;BEATRIZ FALA SOBRE O CUSTO DE VIDA, VIOLENCIA,FALTA DE CONFIANCA;BEATRIZ FALA SOBRE O PERIODO POS CENSURA;O CUSTO DE UMA PECA DE TEATRO E A FUNCAO SOCIAL DO ARTISTA;BEATRIZ FALA SOBRE POLITICA(SECRETARIA DE CULTURA);BEATRIZ FALA SEUS PROXIMOS TRABALHOS NA TELEVISAO E NO TEATRO;SEGALL FALA SOBRE SUA ZACAO NA CARREIRA DE ATRIZ;O DIRETOR DE TEATRO HECTOR BABENCO PERGUNTA PARA BEATRIZ SOBRE A POSSIBILIDADE DE ELA TRABALHAR COM ELE; CHICO PERGUNTA QUAL SEGMENTO DA CULTURA DA MAIS LUCRO(TEATRO OU TELEVISAO);BEATRIZ FALA SOBRE INICIACAO NA CARREIRA ARTISTICA;BEATRIZ SEGALL RESPONDE A PERGUNTA DO ATOR CLAUDIO CAVALCANTI SOBRE O ULTIMO
TRABALHO DE AMBOS;CHICO FAZ DUAS PERGUNTAS FINAIS A BEATRIZ SEGALL(SOBRE SER AUTENTICA E QUAL FOI A SENSACAO DE PARTICIPAR DO PROGRAMA)
Conheça o Programa
LETRA LIVRE 13
Convidados: Márcia Tiburi e Ignácio de Loyola Brandão
Seguem os tópicos que foram desenvolvidos:
As perguntas quando não mencionadas quem fez ou foi o Manuel (apresentador) ou a platéia:
PERGUNTAS BLOCO 1
• Como disse na apresentação, vocês dois escrevem uma prosa difícil, exigente – mas ambos mantêm trabalho de aproximação do grande público (Marcia na TV e em livros de filosofia p/ não-especialistas; Loyola como cronista). A literatura está fadada a viver num gueto?
Nelson de Oliveira p/ Loyola [por que a literatura é tão desprezada pelos editores e pelos leitores europeus e norte-americanos?]
• Ser best seller é uma degradação da literatura? [Paulo Coelho] O valor da literatura consiste em não ter um valor de troca?
• Existe uma “literatura brasileira” ou em tempos de globalização isso é um mito ultrapassado?
• Uma pergunta que sempre faço aos convidados: nessa época de tantas mídias e linguagens diferentes, o que só a literatura pode dizer?
PERGUNTAS BLOCO 2
Nelson p/ Márcia: [a principal função da literatura contemporânea é questionar o leitor?]
• Fazer a mesma pergunta para Loyola.
• Loyola: Vc escreveu um livro – O Anônimo célebre – que ironiza a sociedade do espetáculo. Ao mesmo tempo vc trabalha na Vogue, uma revista de moda. Como vc transita nesses dois mundos (literatura e moda)?
• Marcia: trabalhar na TV (Saia Justa) significa participar da sociedade do espetáculo? [lembrar do livro de Marcia sobre Adorno, maior crítico da indústria cultural]
• Loyola: em tempos de politicamente correto, há tabus para o escritor?
PERGUNTAS BLOCO 3
Veronica Stigger p/ Márcia: [de que forma filosofia, literatura e artes plásticas interagem na sua produção?]
• Loyola: vc trabalha com vários gêneros (romance, conto, carta, teatro, crônica). Vc visa públicos diferentes em cada um desses gêneros?
• Marcia: Existe transgressão hoje? Transgressão ainda é um valor literário?
• Loyola: Seu livro Zero foi censurado pelo regime militar. Existe hoje outro tipo de censura? Censura da crítica, da academia?
• Marcia: existe uma ética na literatura? Ela é diferente da ética do filósofo?
PERGUNTAS BLOCO 4
Veronica p/ Loyola [qual é o livro que você jamais vai ler?]
• Repetir pergunta para Marcia Tiburi. [Lembrar dos panfletos anti-semitas de Céline]
• Loyola: vc é conhecido por ser um dos escritores mais identificados com a cidade de São Paulo, mas hoje fala-se mais de literatura da periferia do que literatura urbana. A vivência urbana se deslocou? Ou essa literatura faz parte de um processo de industrialização da miséria?
• Marcia: como a tecnologia, a técnica, modifica a subjetividade? Existem personagens características da vida pós-moderna?
• Loyola: é possível identificar na sociedade de hoje um problema crucial que convoque o escritor a escrever ou a literatura é expressão de um imaginário pessoal?
Conheça o Programa
LETRA LIVRE 13
Convidados: Márcia Tiburi e Ignácio de Loyola Brandão
Seguem os tópicos que foram desenvolvidos:
As perguntas quando não mencionadas quem fez ou foi o Manuel (apresentador) ou a platéia:
PERGUNTAS BLOCO 1
• Como disse na apresentação, vocês dois escrevem uma prosa difícil, exigente – mas ambos mantêm trabalho de aproximação do grande público (Marcia na TV e em livros de filosofia p/ não-especialistas; Loyola como cronista). A literatura está fadada a viver num gueto?
Nelson de Oliveira p/ Loyola [por que a literatura é tão desprezada pelos editores e pelos leitores europeus e norte-americanos?]
• Ser best seller é uma degradação da literatura? [Paulo Coelho] O valor da literatura consiste em não ter um valor de troca?
• Existe uma “literatura brasileira” ou em tempos de globalização isso é um mito ultrapassado?
• Uma pergunta que sempre faço aos convidados: nessa época de tantas mídias e linguagens diferentes, o que só a literatura pode dizer?
PERGUNTAS BLOCO 2
Nelson p/ Márcia: [a principal função da literatura contemporânea é questionar o leitor?]
• Fazer a mesma pergunta para Loyola.
• Loyola: Vc escreveu um livro – O Anônimo célebre – que ironiza a sociedade do espetáculo. Ao mesmo tempo vc trabalha na Vogue, uma revista de moda. Como vc transita nesses dois mundos (literatura e moda)?
• Marcia: trabalhar na TV (Saia Justa) significa participar da sociedade do espetáculo? [lembrar do livro de Marcia sobre Adorno, maior crítico da indústria cultural]
• Loyola: em tempos de politicamente correto, há tabus para o escritor?
PERGUNTAS BLOCO 3
Veronica Stigger p/ Márcia: [de que forma filosofia, literatura e artes plásticas interagem na sua produção?]
• Loyola: vc trabalha com vários gêneros (romance, conto, carta, teatro, crônica). Vc visa públicos diferentes em cada um desses gêneros?
• Marcia: Existe transgressão hoje? Transgressão ainda é um valor literário?
• Loyola: Seu livro Zero foi censurado pelo regime militar. Existe hoje outro tipo de censura? Censura da crítica, da academia?
• Marcia: existe uma ética na literatura? Ela é diferente da ética do filósofo?
PERGUNTAS BLOCO 4
Veronica p/ Loyola [qual é o livro que você jamais vai ler?]
• Repetir pergunta para Marcia Tiburi. [Lembrar dos panfletos anti-semitas de Céline]
• Loyola: vc é conhecido por ser um dos escritores mais identificados com a cidade de São Paulo, mas hoje fala-se mais de literatura da periferia do que literatura urbana. A vivência urbana se deslocou? Ou essa literatura faz parte de um processo de industrialização da miséria?
• Marcia: como a tecnologia, a técnica, modifica a subjetividade? Existem personagens características da vida pós-moderna?
• Loyola: é possível identificar na sociedade de hoje um problema crucial que convoque o escritor a escrever ou a literatura é expressão de um imaginário pessoal?
Conheça o Programa
O ARTISTA E O MATEMATICO
ESTE PROGRAMA FALA DA RECENTE SEPARACAO ENTRE ARTISTA E MA - TEMATICO, TOMANDO COMO EXEMPLO LEONARDO DA VINCI.COMENTA OS CASAMENTOS MAIS DIRETOS DESSAS DUAS AREAS ATRAVES DE DOIS EXEMPLOS BASTANTE DISTINTOS:A ARQUITETURA (TRADICIONALMENTE LIGADA A MATEMATICA ATRAVES DA FIGURA DO CALCULISTA) E A AR- TE CONCRETA QUE BUSCAVA UMA EXPRESSAO DIRETAMENTE LILGADA A RAZAO MATEMATICA.
Conheça o Programa
O ARTISTA E O MATEMATICO
ESTE PROGRAMA FALA DA RECENTE SEPARACAO ENTRE ARTISTA E MA - TEMATICO, TOMANDO COMO EXEMPLO LEONARDO DA VINCI.COMENTA OS CASAMENTOS MAIS DIRETOS DESSAS DUAS AREAS ATRAVES DE DOIS EXEMPLOS BASTANTE DISTINTOS:A ARQUITETURA (TRADICIONALMENTE LIGADA A MATEMATICA ATRAVES DA FIGURA DO CALCULISTA) E A AR- TE CONCRETA QUE BUSCAVA UMA EXPRESSAO DIRETAMENTE LILGADA A RAZAO MATEMATICA.
Conheça o Programa
REDES SOCIAIS