Grade de Programação
Domingo, 15 de Setembro
INFLUÊNCIAS (VIOLA 2018)
Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca a influência das músicas argentinas, paraguaias e mexicanas. Participaram os seguintes músicos:
Renato Borghetti, Almir Sater, Lucyanna, ascatinha e Inhana, Célia, Mococa e Oaraíso e Los Castilhos, Tostão e Guarany, Perla, Mazinho Quevedo e Adrielli, Milionário E José Rico, Suzamar, Pedro Bento e Zé da Estrada.
Conheça o Programa
42 - CAMINHO DOS PRÍNCIPES II
O Giro Brasil de hoje nos leva a um passeio por São Francisco do Sul, a terceira cidade mais antiga do país e o primeiro povoado de Santa Catarina, descoberta em 1504. No Distrito de Saí, no bairro Vila da Glória, visitamos a charmosa Capela Nossa Senhora da Glória e a Rua do Trapiche, onde se destaca o restaurante Namoa, especializado em frutos do mar.
Kelley explora a natureza ao nos guiar pela trilha que leva ao antigo Casarão Bachmayer e às belas cachoeiras da região. A visita continua no luxuoso Hotel Marina Vila Real, único da região, com sua arquitetura no estilo açoriano. Na sequência, Kelley adentra a intimista Capela Sagrada Família, um espaço de paz e reflexão.
Depois dessa experiência espiritual, seguimos para a Praia do Forte Marechal Luz, premiada por seus altos padrões de responsabilidade ambiental. Kelley nos convida a conhecer o Marajus’s, um restaurante famoso por seus pratos à base de camarões e linguados. Ainda no roteiro praiano, o Giro Brasil chega à Praia da Saudade, a mais badalada da região, onde Kelley nos leva ao sítio arqueológico do povo Sambaqui, que viveu ali há mais de 5 mil anos. Para fechar o roteiro de praias, visitamos a encantadora Praia Grande.
Kelley também experimenta uma cachaça de tangerina produzida no Alambique do Rancho Santa Fé. No Centro Histórico de São Francisco do Sul, veremos a Igreja Nossa Senhora da Graça, um conjunto de casas dos séculos XVIII e XX, e o restaurante Porto Mediterrâneo. A visita inclui também o Museu Diocesano de Arte Sacra Padre Antonio de Nobrega e um bate-papo com a secretária de turismo na Baía da Babitonga.
PLANETA TURISMO III - 14
BALAIO - 41 - ELLIANA PITTMAN / FILÓ MACHADO
AGROCULTURA - 276
ANNE WILIANS
ASAS E HISTÓRIAS - 57 - BERIEV BE-200
BOAS PRÁTICAS II - 37
MAINZ X WERDER BREMEN (15/09/2024)
HIPERCONECTADO - 71 - ADOÇANTES
A AMARGA REALIDADE DOS ADOÇANTES
A população brasileira consome em média 55kg de açúcar por pessoa por ano. Em 2015, a OMS recomendou a redução de açúcar nas dietas de adultos e crianças. Nessa semana, o Hiperconectado responde se os adoçantes dietéticos seriam um caminho para agradar o paladar e a saúde.
Conheça o Programa
REPÓRTER ECO 1523
MATÉRIA DE CAPA 490 - A JUVENTUDE DIVIDIDA
QUEM SERIAM OS VILÕES, AS REDES SOCIAIS E OS SMARTPHONES? SERÁ QUE OS PAIS TÊM LGUMA CULPA PELA SUPERPROTEÇÃO? OS JOVENS DA "GERAÇÃO Z" ANDAM UM TANTO SEM RUMO, PERDIDOS ENTRE AS FANTASIAS DO UNIVERSO DIGITAL. TAMBÉM DEMONSTRAM FALTA DE INTERESSE PELOS AMIGOS E ATÉ PELO NAMORO. DIANTE DAS NORMAS RÍGIDAS DO FEMINISMO, SÃO SEMPRE ACUSADOS DE MACHISMO.
Conheça o Programa
GRANDE PRÊMIO DE NASHVILLE (15/09/2024)
O "EU", ENTRE O INALCANÇÁVEL E O POSSÍVEL
Humanidade é um conceito muito discutido por sinólogos tradutores e intérpretes dos antigos clássicos chineses, justamente porque Confúcio nunca deu uma definição de conceito, pelo contrário, ela é sempre conversada em contextos de interações entre pessoas ou metáforas. A proposta do encontro é apresentar a partir de histórias e metáforas contadas nos livros confucionistas, considerações sobre Humanidade através da arqueria (rito e esporte) como imagem da dinâmica da auto-cultivação que aperfeiçoa o outro e constrói o mundo. Usar conhecimento sobre quem era Confúcio, o que ele buscava se tornar e qual foi a ênfase de seus ensinos como modelo para pensar sobre quem somos e o que podemos nos tornar.
Conheça o Programa
TEATRO B32 - JOÃO SUPLICY
DE OLHO NO VOTO 2024 - PRÉ-DEBATE - 15/09/2024
DE OLHO NO VOTO 2024 - PÓS-DEBATE - 15/09/2024
FUTURANDO - 364
Esta é uma edição dedicada as florestas! Veja sobre o que iremos falar:
- Mudanças climáticas e os incêndios no Pantanal.
- Florestas da Alemanha ameaçadas pelas mudanças climáticas.
- Como a Inteligência Artificial pode ajudar a monitorar a situação das florestas?
- Árvore ancestral na Colômbia tem sido redescoberta pela gastronomia e ciência do país.
- Duração de anos de acordo com os planetas.
Conheça o Programa
CAMAROTE 21 - 319 - GRANDES CINEASTAS DE HOLLYWOOD: M. NIGHT SHYAMALAN (PODE SER REPRISADO ATÉ 31/12/2024)
O Camarote.21 desta semana entrevista um dos maiores diretores de cinema de Hollywood. O icônico thriller psicológico foi o catalisador de sua carreira. M. Night Shyamalan será sempre lembrado por introduzir ao mundo o garotinho que via pessoas mortas. Seus filmes de ficção científica são sucessos de bilheteria em todo o mundo.
Conheça o Programa
MANU GAVASSI
MINIDocs é a série que investiga onde nasce a música de cada Artista. Em sua terceira temporada, gravada inteiramente em Nashville - no consagrado Blackbird Studio - MINIDocs traz a música norte americana. Nesse episódio, a cantora brasileira Manu Gavassi fala sobre o começo de sua musicalidade.
Conheça o Programa
HUGO TRAVERS
Hugo Travers(1932)
Argentino radicado no Brasil, Hugo Travers dedicou sua vida à dança. Aos 20 anos, ingressou no Ballet Nacional de Cuba, por intermédio de Alícia Alonso, e viajou com a companhia em turnê pela Rússia, China e outros países. Dançou no Balé de Stuttgart, na Alemanha, ao lado da bailarina Márcia Haydée. Foi contratado para trabalhar na Televisão Nacional Iraniana, com o grupo Pars National Ballet. Retornou à
Argentina durante um curto período e mudou-se para o Brasil, em Belo Horizonte, onde fundou, com Paulo e Rodrigo Pederneiras, o Grupo Corpo, permanecendo durante nove anos. Ingressou no Balé da Cidade de São Paulo para assumir diversas funções, como assistente de direção, professor, coreógrafo e maître de balé. Aposentou-se em 2012 pelo Balé da Cidade de São Paulo.
Conheça o Programa
A ARTE DE CARTOLA
MOSAICOS – A ARTE CARTOLA
No centenário de seu nascimento, fundador da Estação Primeira de Mangueira é homenageado em documentário musical que mistura imagens de arquivo com gravações inéditas, traz as participações dos artistas Leci Brandão, Dudu Nobre, Teresa Cristina, Miguel dos Anjos e da pesquisadora Marília Trindade Barboza, biógrafa do sambista.
“Mosaicos” recupera no acervo da TV Cultura diversas participações do homenageado em programas históricos da emissora, como “MPB Especial” (1973 e 1974), “Panorama” (1976), “MPB Histórias” (TV Tupi, 1976) e “Vox Populi” (1979). E ainda apresenta cenas do filme “Ganga Zumba”, dirigido pelo cineasta Cacá Diegues, em 1964, no qual Cartola aparece como ator.
Nascido no Rio de Janeiro e tendo passado a infância no bairro das Laranjeiras, Cartola (1908-1980) mudou-se ainda jovem para o Morro da Mangueira, onde fez amizade com bambas como Carlos Cachaça. Seu apelido teve origem por causa de um emprego como servente de obra. Ao usar um chapéu-coco para se proteger do cimento que caía em sua cabeça, passou a ser chamado de Cartola. Foi um dos criadores do Bloco dos Arengueiros, cujo núcleo, em 1928, fundaria a Estação Primeira de Mangueira. As cores (verde-rosa) e o nome da escola foram escolhidos por Cartola, que compôs também o primeiro samba da agremiação, “Chega de Demanda”.
As músicas do sambista ganharam projeção nos anos 1930, sendo gravados por nomes ilustres como Francisco Alves, Mário Reis, Silvio Caldas e Carmen Miranda. No entanto, a partir de meados da década seguinte, Cartola desaparece do cenário artístico para só retornar em 1956, quando foi redescoberto pelo jornalista Sérgio Porto, trabalhando como lavador de carros, em Ipanema.
Seu nome ganha nova projeção em 1964, com a abertura do Zicartola, misto de restaurante e casa de samba que dividia com sua esposa, Dona Zica. O local tornou-se, ao mesmo tempo, reduto de intelectuais, compositores do morro e jovens de classe média. Após dois anos de atividade, o Zicartola fechou as portas, mais uma vez obrigando o compositor a dividir sua atividade de sambista com outros empregos para se sustentar.
Conheça o Programa
MARIA DAPAZ
Neste programa Fernando faro recebe Maria Dapaz que inicia falando do seu grande sucesso "Brincar de Ser Feliz" gravado por Chitãozinho e Xororó. Ela fala da sua infância, das lembranças do pastoril e das quadrilhas de São João. Lembra quando ganhou seu primeiro violão, da mãe que cantava Vicente Celestino e Luiz Gonzaga. Lembra do período que morou na Suíça e trabalhou com George Moustaki. Entre outros assuntos, Dapaz fala de seu trabalho sobre Luiz Gongaga e sobre seu novo CD "Outro Baião" de músicas autorais.
Conheça o Programa
REDES SOCIAIS