Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 16 de Julho

Vamos Pedalar

VAMOS PEDALAR V - 04

VAMOS PEDALAR É UM PROGRAMA DEDICADO AO CICLISMO, ABORDANDO REPORTAGENS E MATÉRIAS SOBRE SUAS DIVERSAS CATEGORIAS E INCENTIVANDO O USO DA BICICLETA COMO UM MEIO DE TRANSPORTE, COM TESTES DE DESEMPENHO, AVALIAÇÕES DE ESPECIALISTAS, LANÇAMENTOS, DICAS SOBRE CICLOVIAS E ASSUNTOS AFINS.
Conheça o Programa
livre
Saúde Brasil

CÂNCER DE OVÁRIO

No Brasil, mais de 30 mil mulheres são diagnosticadas anualmente com algum tipo de tumor ginecológico, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Dentre eles, está o câncer de ovário, que é difícil de ser diagnosticado e o mais letal entre os cânceres ginecológicos. Apesar de 7 mil mulheres serem acometidas todo ano pelo câncer de ovário, ainda existe desconhecimento por uma grande parte da população sobre esse tumor letal. Ainda não existem exames de prevenção e os sintomas costumam aparecer em estágios mais avançados, daí a importância de consultar o médico regularmente. Felizmente, com o avanço da medicina, estão surgindo diagnósticos e tratamentos mais modernos que tem contribuído para mudar o curso da doença. Nesse educativo, vamos saber mais sobre este câncer e os avanços da medicina que tem possibilitado garantir qualidade e sobrevida das pacientes acometidas por ele.
Conheça o Programa
al
Viola, Minha Viola

FORÇA FEMININA (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca a participação feminina na música caipira. Participaram do programa os seguintes artistas:Cascatinha e Inhana, Zita Carreiro e Carreirinho, As Marcianas, Duo Ciriema, Celia e Celma, As Pantaneiras, Helena Meirelles, Roberta Miranda, AS Mineirinhas, Suzamar, Irmãs Freitas, Pininha e Verinha, Irmãs Castro, Inezita Barroso.
Conheça o Programa
livre
Missa de Aparecida
Conheça o Programa
livre
Sr. Brasil

SR. BRASIL 382

BLOCO 01_____________________________________________________________ ROLANDO BOLDRIN CHICO BOATEIRO (Rolando Boldrin) BLOCO 02_____________________________________________________________ JURANDY DA FEIRA (Tucano – BA) FRUTOS DA TERRA (Jurandy da Feira) Músicos acompanhantes: Trio Virgulino Adelmo (triângulo) Enok Virgulino (acordeom) Roberto Pinheiro (zabumba) BLOCO 03_____________________________________________________________ JURANDY DA FEIRA (Tucano – BA) VIDA DE VIAJANTE (Luiz Gonzaga / Hervê Cordovil) Músicos acompanhantes: Trio Virgulino Adelmo (triângulo) Enok Virgulino (acordeom) Roberto Pinheiro (zabumba) BLOCO 04_____________________________________________________________ JURANDY DA FEIRA (Tucano – BA) TERRA VIDA ESPERANÇA (Jurandy da Feira) Músicos acompanhantes: Trio Virgulino Adelmo (triângulo) Enok Virgulino (acordeom) Roberto Pinheiro (zabumba) BLOCO 05_____________________________________________________________ ROLANDO BOLDRIN Texto sobre FERNANDO BRANT MILTON NASCIMENTO [REAPRESENTAÇÃO PGM 163 BLOCO 4] (Três Pontas – MG) “NOS BAILES DA VIDA” (Milton Nascimento / Fernando Brant) Músicos acompanhantes: Wilson Lopes (violão) Bruno Migliari (baixo acústico) Lincoln Cheib (percussão)
Conheça o Programa
livre
Agrocultura

AGROCULTURA - 215

Conheça o Programa
livre
TERRA BRASIL I

TERRA BRASIL I - 12 IBITIPOCA

“Terra Brasil” é uma série documental que acompanha três viajantes, o engenheiro agrônomo Aruay Goldschmidt, o botânico Anderson Santos e a chef aventureira Mayra Abbondanza, por diversas áreas naturais do país, conhecendo e descobrindo as várias naturezas em solo brasileiro. Em vinte episódios, os três mostram paisagens naturais, áreas conservadas e a biodiversidade brasileira através de divertidas expedições na terra verde-amarela. Gravados durante um ano, os episódios contam sempre com um guia local que se torna um quarto personagem do programa, apresentando detalhes e riquezas da natureza da região a ser explorada. EPISÓDIO 12 Aruay e Anderson caminham até a margem do Rio Grande, em Ibitipoca e, pelo caminho, se deparam com uma obra de engenharia da natureza, os ninhos do joão-graveteiro, ave que constrói seus grandes ninhos com pequenos gravetos. GUIA LOCAL: BETINHO
livre
Receita de Viagem com Bel Coelho

RECEITA DE VIAGEM COM BEL COELHO - 14 - OS PRATOS DO SERTÃO VERDE

Luiz Gonzaga, o rei do baião, já cantava que "na margem do São Francisco nasceu a beleza", sobre as águas que banham a cidade de Petrolina, em Pernambuco. As carrancas que navegam no Velho Chico ajudam a espantar o mau olhado. Juntos, lenda e rio fizeram florescer uma ilha de prosperidade no meio do Sertão. Bel Coelho se encanta com as fazendas de frutas que produzem o ano todo, e vai para o barco encarar a pesca do cari, peixe cascudo conhecido como a lagosta do São Francisco. Num lugar onde o amarelado da seca dá lugar ao verde, nossa chef não deixa de lado as tradições e aprende a receita da buchada de bode.
Conheça o Programa
al
BOAS PRÁTICAS (SME)

BOAS PRÁTICAS - 23

livre
Hiperconectado

HIPERCONECTADO - 49 - TATUAGEM

Conheça o Programa
livre
ASAS E HISTÓRIAS

ASAS E HISTÓRIAS - 03 - AIRBUS A350

livre
My Little Pony

MY LITTLE PONY - A AMIZADE É MÁGICA - VI - 16 - 28 PEGADINHAS DEPOIS

Quando as pegadinhas de Rainbow Dash saem do controle, todos decidem dar a ela um gostinho do seu próprio remédio.
Conheça o Programa
livre
Thomas e seus amigos

THOMAS XIV - UMA SURPRESA SURPREENDENTE DE NIA! / UMA NOVA VISÃO PARA THOMAS

Bloco 1: Nia está planejando uma grande festa para comemorar seu aniversário de chegada em Sodor. Mas quando ela tenta falar sobre o lugar para a festa com seus amigos, eles estão muito ocupados para dar atenção a ela. Nia fica muito decepcionada com a situação, mas ela terá uma grande surpresa. Bloco 2: O motor do Harold, o helicóptero, parou de funcionar e ele precisa de uma carona para atravessar Sodor e ser consertado. Thomas resgata Harold e durante o trajeto, faz várias perguntas a ele de como é voar. Só que Harold está mais interessado em saber do Thomas o seu ponto de vista do chão. Antes de terminar a viagem, Thomas é lembrado da melhor parte em ser um motor.
Conheça o Programa
livre
VAI TER SHOW DO BADULAQUE

VAI TER SHOW DO BADULAQUE - 01

Pra dançar basta ter barulho! Nesse episódio o Duo Badulaque ensina a dançar o coco de Pernambuco, brincar de estátua, dançar um funk travando a língua e muito mais!
al
Fórmula Indy

GRANDE PRÊMIO DE TORONTO (16/07/2023)

Conheça o Programa
al
Planeta Terra

A GRANDE NATUREZA AZUL II - 02 - SANTUÁRIO DOS TUBARÕES DE PALAU

No Oceano Pacífico, a 1.600 quilômetros das Filipinas, situa-se PALAU. Um santuário protetor de tubarões. Em PALAU situa-se um dos mais ricos ecossistemas do planeta, com cerca de 1500 espécies de peixes, 500 de coral e mais de 100 espécies de TUBARÕES. Veremos que os tubarões cinzentos desenvolveram uma relação cooperativa com os tubarões galha-branca visando os locais de caça. As arraias podem ser identificadas pelas pintas em suas barrigas, deixando de lado as marcações que costumam ferir os animais. Desde 2014, nenhuma embarcação estrangeira está autorizada a pescar nas águas de PALAU que, graças a isso, abriga hoje o maior santuário marinho do mundo.
Conheça o Programa
livre
Repórter Eco

REPÓRTER ECO 1471

Conheça o Programa
n
Matéria de Capa

MATÉRIA DE CAPA 452 - ROTAÇÃO NÚCLEO DA TERRA

O NÚCLEO INTERNO DA TERRA QUASE PAROU DE GIRAR E TERIA INVERTIDO O SENTIDO DE SUA ROTAÇÃO. A DESCOBERTA DIVIDE A COMUNIDADE CIENTÍFICA. E OS RESULTADOS DESSE ESTUDO PODEM AJUDAR A DESVENDAR ALGUNS MISTÉRIOS, COMO O PAPEL DO NÚCLEO NA MANUTENÇÃO DO CAMPO MAGNÉTICO DO PLANETA. QUAIS OS IMPACTOS DISSO NA METEOROLOGIA, NOS EVENTOS CLIMÁTICOS, NO DIA A DIA DA TERRA?
Conheça o Programa
livre
Café Filosófico

O QUE PODE A PALAVRA

O que pode a palavra? É com essa questão que a filósofa Viviane Mosé abre, neste programa, a série Deslimites de sua curadoria. A palavra participa o tempo todo da nossa vida, ela traduz o mundo, dá nome às coisas e aos nossos sentimentos. A linguagem é poderosa, ela cria e compartilha sentidos. Mas Viviane nos mostra, neste Café Filosófico, que a mesma palavra que tenta explicar a vida pode também limitar as possibilidades de sentido que a vida pode ter. Com a sua poesia, Viviane Mosé nos faz pensar sobre o poder e os limites da palavra.
Conheça o Programa
14
Brasil Jazz Sinfônica

FESTIVAL DE INVERNO CAMPOS DO JORDÃO 2023 - TONY GORDON

Conheça o Programa
14
Persona

DÉCIO OTERO

Conheça o Programa
14
ALMINO AFFONSO, POR ELE MESMO

14
INFÂNCIA CLANDESTINA

14
Futurando

FUTURANDO - 319

Veja nesta edição: - Expedição Tendaguru: o que fósseis de dinossauros revelam sobre a história colonial alemã? Há mais de 100 anos, 250 toneladas de fósseis foram escavadas na África e levadas para Berlim. Os últimos barris de bambu com fósseis estão sendo estudados por tomografia computadorizada. - Como a luz artificial está dificultando a reprodução dos vagalumes? - Por que as asas de alguns aviões são "dobradas" nas pontas? Os chamados winglets são essenciais. Com eles, aeronaves conseguem subir mais rápido e usar menos combustível do que aquelas sem. - Reintroduzindo as extintas ararinhas-azuis no Brasil. Depois de mais de 20 anos extintas da natureza, um projeto em conjunto com a Alemanha está reintroduzindo a ararinha-azul no nordeste brasileiro. - Nova espécie de vespa surpreende especialistas. Aparentemente, muito mais espécies animais vivem na Alemanha do que se sabe. Durante expedições no sul da Alemanha, pesquisadores encontraram uma nova espécie de vespa que surpreendeu a comunidade entomológica.
Conheça o Programa
al
Camarote 21

CAMAROTE 21 - 294 - CAVALOS DE BRONZE DE HITLER: UMA TRAMA POLICIAL DIGNA DE FILME

As estátuas da era nazista ficaram desaparecidas por décadas e acreditava-se que elas haviam sido destruídas no fim da Segunda Guerra Mundial. Mas a história verdadeira é bem diferente, e envolve a Stasi, o exército soviético e o mercado ilegal de arte.
Conheça o Programa
al
Figuras da Dança

CECILIA KERCHE

CECILIA KERCHE (1960) Nascida em Lins (SP), Cecília Kerche foi a bailarina brasileira que mais atuou em apresentações do balé O Lago dos Cisnes no exterior. Iniciou seus estudos em dança aos 8 anos, na Escola Municipal de Ballet de Osasco. Aos 14 anos, recebeu bolsa de estudos para o Centro Internacional de Danças Halinda Biernacka, e mudou-se para São Paulo. Em virtude de suas atuações internacionais, Cecilia recebeu o título de Embaixatriz da Dança concedido pelo Conselho Brasileiro de Dança. Em 1982, ingressou no Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e após três anos, foi promovida a primeira bailarina da companhia. Com inúmeras apresentações no exterior, foi a única bailarina brasileira a atuar no Australian Ballet na década de 90, período em que realiza sua primeira turnê para se apresentar em Galas na Europa. Ao longo de trinta anos de carreira, dançou nos principais festivais e galas de dança no Brasil e exterior. Hoje Cecilia atua como ensaiadora no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e é curadora artística do Festival de Joinville.
Conheça o Programa
livre
Mosaicos

A ARTE DE CHICO SCIENCE

MOSAICOS – A ARTE DE CHICO SCIENCE O cantor e compositor pernambucano Chico Science (1966-1997), líder do mais representativo movimento da música pop brasileira dos últimos anos, é o tema deste MOSAICOS, que apresenta as participações dos integrantes da banda Nação Zumbi, Fred 04, Siba, além de depoimentos de Herbert Vianna e dos jornalistas Xico Sá e Renato L.. Mesclando gravações inéditas com imagens do acervo da TV Cultura, MOSAICOS narra a trajetória artística de Chico Science, recuperando sua participação em diversos programas da emissora, a exemplo do “Especial Mangue Beat”, “Ensaio” (1996), “Bem Brasil” (1996), “Metrópolis” (1994) e “Vitrine” (1996).
Conheça o Programa
al
Ensaio

RODRIGUES LIMA

Neste programa Fernando Faro recebe o compositor pernambucano de Sta Cruz de Capibaribe, Rodrigues Lima. Ele fala das suas lembranças de infância onde as ruas da cidade eram campinhos de futebol, da saudades que sente de seus pais, conta que veio de caminhão para SP em 1976 e seu primeiro e único emprego é a Rádio e TV Cultura. Ele ainda fala sobre a importância do carnaval de Pernambuco e das grandes orquestras. Suas composições já foram gravadas por grandes artistas no Nordeste. Neste programa temos a participação de Trio Sabiá, Geraldo Maia e Gonzaga Leal. Um pedacinho de PE no programa Ensaio.
Conheça o Programa
livre
NO REPIQUE DO TAMBU - O BATUQUE DE UMBIGADA PAULISTA

livre