Grade de Programação
Domingo, 26 de Maio
GRANDES COMPOSITORES: RONALDO VIOLA (VIOLA 2018)
Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca a carreira de Ronaldo Viola. Participaram desse programa:Ronaldo Viola Filho, João Cravalho, Inezita Barroso, Chico Rocha, Rodrigo Mattos, Praiano, Divino, Donizete, Valdo Reis, Pratini e Rodrigo Mattos.
Conheça o Programa
26 - CAMINHOS DO ALTO URUGUAI I
De volta a Santa Catarina, o Giro Brasil inicia a primeira parte do especial "Caminhos do Alto Uruguai". Nesta jornada, exploramos a pitoresca cidade de Piratuba, enraizada na rica cultura alemã. O hotel que nos acolheu, o Rouxinol, não só nos encantou com sua arquitetura deslumbrante, mas também se revelou um ponto turístico imperdível na cidade.
Aprofundando-nos na cultura alemã, mergulhamos na atmosfera vibrante da Banda Municipal e do Grupo de Dança Wasserland, ambos vestidos com os tradicionais trajes típicos da Baviera, o Dirndl.
De lá, partimos para Ipira, onde exploramos trilhas que serpenteiam entre cavernas e uma passarela de 38 metros, construída em 1989. Após essa aventura, visitamos a cervejaria Berg, onde Aline Engelmann nos conduz em uma deliciosa degustação, enquanto compartilha a fascinante história e o processo de fabricação da cerveja artesanal.
Retornando a Piratuba, exploramos o Parque Ecológico Três Pinheiros, oferecendo experiências como passeios de pônei e tirolesa, além do encontro com o simpático Lhama Nelson.
Embarcando em uma maria-fumaça, o Giro Brasil atravessa um trajeto de 25 km ao longo do Rio do Peixe, serpenteando entre matas exuberantes e vales com vistas deslumbrantes, até alcançar a cidade de Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul, atravessando pontes férreas e explorando paisagens fascinantes ao longo do caminho.
CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO (2023)
Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como: boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide, seios paranasais, fossas nasais e glândulas salivares.
Anualmente, cerca de 700 mil novos casos são diagnosticados no mundo. No Brasil, são esperados 39 mil novos casos por ano de acordo com Instituto Nacional do Câncer (INCA). O câncer de cabeça e pescoço, geralmente, não demonstra sintomas em sua fase inicial e suas causas estão relacionadas com o tabaco, o álcool e a infecção pelo papilomavírus humano (HPV), que também tem contribuído para o aumento na incidência da doença em jovens nos últimos anos, em virtude da falta de uso de preservativos na prática do sexo oral.
O câncer de cabeça e pescoço tem cura se diagnosticado precocemente e, mesmo em alguns casos mais avançados, as novas abordagens de tratamento como a imunoterapia tem aumentado a expectativa de vida e a qualidade de vida dos pacientes. Nesse educativo vamos entender mais sobre esse tipo de câncer e como preveni-lo.
Conheça o Programa
BALAIO - 25 - ALAIDE COSTA E AYRTON MONTARROYOS
Como diria Renato Teixeira: “Esse é o Balaio! Êta programa que eu gosto”.
E todos nós gostamos! Também, com o convidado dessa semana, nem tem como ser diferente, afinal, vamos receber ninguém menos do que Ivan Lins!
Ivan chega com grandes canções como: “Guarde nos Olhos”, “Devotos do Divino”, “Estrela Guia”, “A Noite”, “Abre Alas” e “Galope Dance”. Não bastasse nos presentear com seu grande talento, Ivan ainda apresenta ao público do Balaio uma das revelações da música brasileira, Duo Beck e Montanaro.
Entre histórias e grandes sucessos, o Balaio viveu um dia mágico e quer mostrar tudo isso pra galera de casa! Então, não esquece: vem pro Balaio! Domingo, 9 da manhã, na Tv Cultura!
E não ficamos só por aí não! Renato, Chico e Lula se reuniram para interpretar o clássico da música caipira “Chico Mineiro” em uma versão inédita!
Então, não esquece: vem pro Balaio! Domingo, 9 da manhã, na Tv Cultura!
Conheça o Programa
AGROCULTURA - 260
O AGRO É A FACE VITORIOSA DO BRASIL PARA O MUNDO. EM POUCO TEMPO O AGRONEGÓCIO BRASILEIRO SE TORNOU UMA REFERENCIA ALIMENTANDO MAIS DE UM BILHÃO DE PESSOAS NO PLANETA. RESULTADO DE MUITA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E GARRA DOS AGRICULTORES. TODO MUNDO SABE QUE O LITORAL DO NORDESTE ESTA CHEIO DE CRIADOUROS DE CAMARÃO. VAMOS MOSTRAR COMO A ATIVIDADE AGORA ESTÁ MIGRANDO PARA O INTERIOR. COM TECNOLOGIA ADEQUADA, O SEMIÁRIDO DA PARAÍBA SE TORNOU UM GRANDE PRODUTOR DE CAMARÃO MARINHO.
Conheça o Programa
MAR BRASIL III - 02
Ainda pouco exploradas no Brasil, as algas já são vistas pela FAO como um recurso capaz de garantir a segurança alimentar de boa parte da população mundial. Além da importância ecossistêmica, as algas garantem também geração de renda para comunidades tradicionais e seus diversos usos serão evidenciados neste episódio.
ASAS E HISTÓRIAS - 42 - EMBRAER EMB-312 TUCANO
BOAS PRÁTICAS II - 21
HIPERCONECTADO - 34 - DOMESTICAÇÃO DE PLANTAS
SINOPSE - EP.34 - DOMESTICAÇÃO DE PLANTAS
Brócolis, laranja, couve flor, tomate, arroz…todas as frutas, vegetais, grãos e legumes do nosso dia a dia sofreram alterações em sua evolução. Esse processo é chamado de domesticação das plantas. No Hiperconectado dessa semana, Atila Iamarino explica como a domesticação de plantas impacta o nosso Mundo nos dias de hoje.
Conheça o Programa
500 MILHAS DE INDIANÁPOLIS (26/05/2024)
NOVEMBRO E DEZEMBRO - GIRO COMPLETO
Estamos no fim de ano. No México, as Borboletas Monarcas retornam ao lar ancestral, depois de uma viagem iniciada na primavera anterior. Sua chegada coincide com o Dia dos Mortos, que tem no México um ritual festivo, identificado com a Ressurreição. Em Zâmbia, durante os 7 meses de seca, as Queleas-de-bico-vermelho se agrupam em bandos que podem atingir 30 milhões de indivíduos. Já na Austrália tropical, na Grande Barreira de Corais assistiremos ao maior evento reprodutivo do planeta. Óvulos e esperma se espalham numa sincronia perfeita e se fertilizam. Na ilha do Natal, ao norte da Austrália, os caranguejos vermelhos que vivem no interior da floresta, devem buscar o oceano para se reproduzirem. O inverno e a neve atingem a Europa. O Lince euroasiático, finalmente, está à vontade no seu habitat. E no solstício de inverno (21 de dezembro) o Polo Norte nos oferece o espetáculo deslumbrante da Aurora Boreal.
Conheça o Programa
REPÓRTER ECO 1509
MATÉRIA DE CAPA 493 - PETRÓLEO, BENÇÃO OU MALDIÇÃO?
MÁQUINAS DE VISÃO E CONTROLE
TEATRO B32 - FILÓ MACHADO
A Orquestra Brasil Jazz Sinfônica se une a Filó Machado para um concerto memorável no Teatro B32.
Conheça o Programa
KOBRA
MERLÍ III - 07 THOREAU
Merlí se sente cada vez mais distante dos alunos quando estes boicotam uma prova. Gerard não quer voltar para o ensino médio e Merlí quer ajudá-lo, embora Gina não permita. Tania quer conversar seriamente com Pol sobre o relacionamento deles.
FUTURANDO - 352
Veja nesta edição:
- O microplástico está por todos os lugares e representa um perigo para a nossa saúde. Um sistema para retirar o microplástico da água por meio de bolhas de ar pode ser um método simples e efetivo.
- Seda de aranha: o material do futuro? A seda de aranha é antialérgica, estéril e 100% biodegradável. Mas não é só isso. Ela é também muito resistente. Um fio da espessura de um polegar poderia parar um Boeing 747.
- Como empresária indiana ajuda a resolver o problema do lixo? Na Índia, assim como em muitos países, o excesso de lixo produzido acaba indo para o meio ambiente. Mas uma jovem empresária quer mudar isso.
- Como plantas reagem ao microplástico no solo? A tinta usada em grafites nas paredes está contaminando o solo com microplásticos. Pesquisadores examinaram como isso afeta o crescimento das plantas e os resultados são surpreendentes.
Conheça o Programa
CAMAROTE 21 - 321 - COMO O PULP FICTION REVOLUCIONOU O CINEMA
PGM 25 - SP ESCOLA DE TEATRO E MUSEU DA DIVERSIDADE SEXUAL
Felipe e Tuti visitam uma das praças mais descoladas do território cultural de São Paulo: A Praça Roosevelt. Lá, eles conhecem a sede da SP ESCOLA DE TEATRO e conversam com alunos, professores e frequentadores do local. Ainda neste programa a dupla de apresentadores visita o Museu da Diversidade, na Estação República do metrô e batem um papo com representantes da diversidade étnica e de gênero. Gente que têm se destacado por sua atuação marcante na cultura do Estado.
Conheça o Programa
CANTEIRO DE OBRAS (2010)
Registrar sua trajetória e potencializar a reflexão sobre os processos de criação e de produção em dança no país é o objetivo de Canteiro de Obras, um cuidadoso documentário da São Paulo Companhia de Dança, em parceria com a TV Cultura e Orosboros Produtora.
As produções, os projetos educativos e de memória, as apresentações e os depoimentos de pessoas envolvidas com as ações da Companhia foram registrados ao longo do ano pelos diretores do projeto Inês Bogéa e Iracity Cardoso. “Por meio do documentário os espectadores passam a conhecer os bastidores da produção da Companhia, as formas de trabalho, de atuação, os processos e os resultados das nossas produções. E aquilo que conhecemos intimamente pode ser apreciado de outra forma. Os espectadores também podem partilhar conosco parte das dificuldades e dos prazeres de se trabalhar para e com a dança”, fala Inês Bogéa, que assina ao lado de Iracity Cardoso, a concepção do projeto.
A série Canteiro de Obras não é comercializada. Ela é distribuída para instituições educativas e culturais, principalmente as que contam com biblioteca pública. Se alguma instituição se interessar, ela pode entrar em contato com a companhia pelo e-mail educativo@saopaulocompanhiadedanca.art.br
São Paulo Companhia de Dança
A São Paulo Companhia de Dança, que tem como diretoras Iracity Cardoso e Inês Bogéa, foi criada em janeiro de 2008 pela Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo e instituída como equipamento cultural dessa Secretaria por meio do Decreto SP nº. 54.669, de 11 de agosto de 2009. É uma companhia de repertório, isto é, seu repertório artístico abarca desde coreografias de referência da dança - do século XIX ao XXI - até criações inéditas feitas por diferentes artistas especificamente para o seu corpo de dança.
A Companhia procura tornar a dança cênica acessível ao grande público, por meio de espetáculos, programas educativos, de formação de platéias e de programas de registro e memória. Nesse sentido, desenvolve projetos de integração entre a dança e outras áreas do conhecimento, criando espaços para debates e discussões, com vistas ao público acesso à cultura, à formação dos estudantes e ao aperfeiçoamento dos profissionais da dança. Para tanto, a Companhia atua em três vertentes: difusão da dança – produção e circulação de espetáculos –, ações educativas e de formação de plateias, e atividades sistemáticas de registro e memória da dança.
Conheça o Programa
A ARTE DE TONICO & TINOCO
MOSAICOS – A ARTE DE TONICO E TINOCO
Referência da música caipira, dupla é tema de programa que traz participações de Renato Teixeira, Pena Branca e dos grupos Matuto Moderno e Violeiros Matutos
Os irmãos João Salvador Perez e José Perez, ou melhor, Tonico e Tinoco, se consagraram como dois dos principais representantes da música caipira e entraram para a história como a dupla Coração do Brasil. Intérpretes das clássicas modas sertanejas “Chico Mineiro”, “Cana Verde” e “Moreninha Linda”, os irmãos são tema do documentário musical MOSAICOS – A ARTE DE TONICO E TINOCO, que a TV Cultura leva ao ar no dia 30 de novembro, às 21h.
O programa reúne os convidados especiais Renato Teixeira e Pena Branca, que contam histórias e relembram passagens da trajetória artística de Tonico e Tinoco, além de interpretarem alguns dos sucessos da dupla, como “Tristeza do Jeca” (Angelino de Oliveira” e “Brasil Caboclo” (Walter Amaral/Tonico).
Outro destaque do programa são as participações especias dos grupos Violeiros Matutes e Matuto Moderno e do duo Canta Viola
MOSAICOS apresenta ainda Tonico e Tinoco em imagens recuperadas do arquivo da TV Cultura, como os depoimentos e números musicais da dupla para os programas “MPB Especial” (1973), “Viola Minha Viola” (1980) e “Ensaio” (1993). Outros destaques são as participações dos artistas nos filmes “Luar do Sertão” e “A Marvada Carne” (1985).
Conheça o Programa
BIXIGA 70
Fernando Faro recebe a banda Bixiga 70. Seus integrantes contam como a banda foi formada no endereço que existiu a Boate Telecoteco nos anos 60 e 70. Falam da forte influência das bandas do Oeste Africano e também dos afrosambas de Baden e Vinicius como referência musical. Lembram da importância das bandas brasileiras que se aproxima do público como Severino Araújo e Orquestra Tabajara. O samba paulista de Geraldo Filme está muito presente no trabalho da Banda e do Carnaval de rua de São Luiz do Paraitinga.
Conheça o Programa
REDES SOCIAIS