Grade de Programação
Sábado, 31 de Dezembro
ESTAÇÃO LIVRE - ANO NOVO 2022
Nessa última sexta-feira do ano, o Estação Livre faz um esquenta para 2023, apresentando um programa especial com reportagens que foram apresentadas sobre música. Vamos mostrar toda a potência preta em diferentes estilos musicais: samba, rap, rock e até música clássica. Além disso, temos uma entrevista inédita com a cantora Iza, que esteve em São Paulo e conversou com Cris Guterres.
Reportagens:
• VT Pagode 90
O samba tem muitas caras, e uma delas ficou conhecida como Pagode dos Anos 90. Mesmo enfrentando preconceitos, até hoje os hits daquela época continuam vivos na memória afetiva do Brasil e é quase impossível rever essa reportagem sem cantar pelo menos um trecho de algum desses sucessos.
• VT Nega Duda
As mulheres sempre tiveram participação ativa e criativa no samba. E aqui em São Paulo a gente tem uma representante do legítimo samba de roda. Esse som ancestral, que vem do recôncavo baiano, onde as tradições trazidas pelos negros escravizados se juntaram à influência dos portugueses colonizadores. O samba de roda Nega Duda preserva essa tradição até os dias atuais.
• VT Jonatas Petróleo
Em 25 anos de estrada, o cantor e compositor Jônatas Petróleo traz a ancestralidade do samba paulistano para a quebrada atual, misturando o ritmo com outras linguagens periféricas – como o hip hop e o funk.
• VT Origem do Rock
E o rock'n roll também é coisa de preto!!! A origem desse ritmo, lá nos anos 50, é preta. Artistas como Chuck Berry e Sister Rosetta Tharpe turbinaram o blues, pavimentando a estrada do rock, que com o passar das décadas e imposições do mercado, acabou embranquecendo.
• VT Golden Boys
Bem antes do rock brasileiro explodir nas paradas de sucesso nos anos 80, já se fazia rock do bom por aqui. Nos anos 60, a Jovem Guarda conquistava muitos jovens com guitarras e letras descomprometidas. E um grupo de rapazes negros já vinha se destacando: os Golden Boys.
• VT Jonathan Ferr
Democratizar o jazz, fazendo com que ele alcance um público menos elitizado: esse é o objetivo de Jonathan Ferr... Em seu álbum Cura, o pianista de Madureira manteve sua universalidade misturando elementos do jazz com hip hop, r&b e outros estilos de música urbana.
• VT Tenor Jean William
E no meio do ano a gente mostrou que tem potência preta na música clássica também. O tenor Jean William pegou gosto pela música em casa. Começou na igreja e fez parte de uma banda de rock. Quando começou a estudar canto lírico, ganhou o apoio de uma professora, que decidiu investir na formação dele. Hoje, Jean é um renomado tenor que, entre outros feitos, já cantou até para o papa Francisco, no Rio de Janeiro.
• VT Orquestra Beat Brasilis
Computadores e sintetizadores também podem formar uma bela sinfonia. A Orquestra Beat Brasilis reúne vários beatmakers que se aproveitam da lógica sinfônica em suas apresentações... Não é exatamente música clássica, mas a referência está ali.
• VT Filafro Sob a batuta do maestro Josoé Polia, a Filarmônica Afro Brasileira possui um repertório com músicas arranjadas e orquestradas exclusivamente para ela, transitando entre o erudito, o étnico e até o folclórico.
• VT Rap Anos 90
De uma coisa ninguém tem dúvida: a década de 90 foi um período de ouro para o rap nacional. Com fortes elementos de raça e classe, o som que vinha das periferias mostrou sua força na indústria musical, ganhou o mercado e milhões de fãs.
•VT Djonga
E esse ano, quem ficou esperando o tradicional álbum do Djonga no dia 13 de março, teve que esperar um pouco mais... O rapper deixou a novidade para ser lançada no mês de outubro... Em "O Dono do Lugar", Djonga mantém a pegada questionadora, que faz refletir, mas ousou nos beats, usando instrumentos para gravar as bases...
•VT Iza
No início desse mês rolou a Feira Preta, o maior evento de cultura afro brasileira da América Latina. Cris Guterres aproveitou o rolezinho por lá, pra falar com a cantora Iza, que fez o show de encerramento da feira. Foi muito rapidinho, mas rolou uma boa entrevista.
TEMPESTADE EM COPO D´AGUA (REMASTERIZADO)
EP. 10 - BETO E ÊNIO FAZEM CHOVER!
Ênio e Beto agora são donos de uma fazenda com safra ruim. Ênio pensa que se perguntar à solitária, pequenina nuvem no céu, vai chover e a colheita vai animar.
EP. 03 - VARINHA MAGNÉTICA
SUSANA TENTA AJUDAR ABBY PORQUE ESTÁ SEMPRE PERDENDO SUA VARINHA. ABBY E LOLA PERCEBEM QUE A VARINHA GRUDA EM CERTOS OBJETOS E QUEREM CONSERTÁ-LA, MAS SUSANA NÃO SE LEMBRA DO QUE FEZ COM A VARINHA. AS TRÊS TENTAM VÁRIOS OBJETOS PARA INVESTIGAR POR QUE A VARINHA ADERE A ALGUNS E NÃO A OUTROS. ELAS DESCOBREM QUE A VARINHA ADERE APENAS A OBJETOS FEITOS DE METAL. SUSANA MAIS TARDE LEMBRA QUE COLOCOU UM ÍMÃ NA VARINHA DE ABBY.
SUPER GROVER 2.0 - FAZENDA
No meio de uma fazenda, uma ovelha grita por socorro. Felizmente, Super Grover 2.0 voa para ajudar. Super Grover descobre que a ovelha perdeu uma de suas agulhas de tricô no palheiro e irá ajudar sua nova amiga a recuperá-la.
THE FURCHESTER II - 11 - DINOSSAURO NO QUARTO 223
Elmo descobre um dinossauro hospedado no quarto 223. Mas o herbívoro gigantesco não está mais lá quando Funella e Phoebe vão procurá-lo.
ESCOLA DE FADAS DA ABBY - ME TRANSFORME EM UM GOON
É o Dia da Letra B na Escola Voadora de Fadas, e todos estão compartilhando o que trouxeram. Abby chega com um coelho, que fica pulando e batendo na cabeça de todos. A Sra. Sparklenose descobre que é o Pequeno Coelhinho Foo Foo. As fadas terão que encontrar uma solução para ele ficar quieto e parar de bater em suas cabeças!
05 - CENÁRIO NA CAIXA
Abby e Come-Come constroem um cenário para transformar a história que criaram em uma peça de teatro de bonecos. Para isso, usam uma caixa de papelão e diferentes materiais de artesanato e sucata.
A POSIÇÃO DO BEBÊ FELIZ
Aventuras de Amí é uma série desenvolvida pela Lanterninha Produções que retrata o difícil e delicioso processo de crescimento das crianças abordando os ritos de passagem e a dificuldade em lidar com novas responsabilidades. A série tem como premissa que através da imaginação é possível resolver os desafios, transformando o mundo que nos cerca em um lugar mais divertido e aventureiro.
Trata-se de uma série de animação infantil que conjuga elementos dos gêneros de aventura e fantasia. Como o próprio título indica, a série conta as aventuras de Amí, uma garota de 8 anos, criativa e inquieta, que junto a seu cachorro Balú e seu amigo Tim inventa outras realidades a partir do mundo que a rodeia. Agora vivendo uma nova fase da sua infância, Amí não quer mais ser tratada como uma criança pequena, e sim como uma garota que pode assumir responsabilidades. Mas, toda vez que Amí precisa cumprir uma tarefa, ela entra em conflito entre cumpri-la ou deixá-la para mais tarde. Nessa tentativa de ser mais responsável, Amí acaba demonstrando que é ainda uma criança ingênua e lúdica, inventando mundos e transformando os novos desafios em verdadeiras aventuras. Assim ela constrói, junto com seus amigos, um imaginário subjetivo que dá as brincadeiras um colorido mais divertido.
A série funciona com um enredo padrão: em todos os episódios, Amí recebe tarefas dos adultos que a cercam – como a mãe, o professor de capoeira ou a professora da escola. Mas, toda vez que recebe uma tarefa, ela se perde no meio do caminho em seus devaneios, criando novos mundos onde vive aventuras arriscadas, sempre acompanhada de seus parceiros inseparáveis: Balú e Tim. Para sair dessas enrascadas, Ami e seus amigos precisam empreender um esforço de concentração e lembrar de algo que aprenderam no mundo real para resolver o desafio na fantasia. Coisas como um passe de capoeira para escapar de um polvo imaginário; ou a memória de que formigas não gostam de cravo para espantá-las em meio a um ataque de guerreiros-formiga gigantes. Neste processo, os personagens acabam aprendendo um pouquinho mais sobre si mesmos, conseguindo, assim, escapar do perigo, voltar para casa e concluir a tarefa inicial.
Ep. 02: Incubidos de cuidar do primo pequeno enquanto Dora atende o telefone, Amí, Tim e Balú fantasiam serem guardiões da ordem, mas a confusão sempre está engatinhando à frente deles.
THOMAS XIV - O REVEZAMENTO DO DRAGÃO/ O MAIOR CLUBE DE AVENTURA
Bloco 1:
Thomas recebe a tarefa de entregar um dragão gigante de madeira na Feira Medieval em Kirk Ronan. Todas as outras locomotivas querem ajudar, então elas competem para pegar o dragão, fingindo que são cavaleiros, pensando que quem conseguir pegá-lo irá entrega-lo. As locomotivas ficam chateadas quando Thomas esclarece o mal-entendido e gostaria de manter a tarefa como sua. Thomas precisará aprender que quando ele está trabalhando com um time, é importante dividir os esforços.
Bloco 2:
Thomas acha um mapa até o marco especial das Locomotivas de Cristal na caverna de cristal e forma um Grande Clube de Aventuras para explorar. Sandy quer ir, mas o grupo diz que ela é muito pequena para acompanha-los. Ao invés disso, Sandy recruta Diesel para ir com ela como parte do seu Maior Clube de Aventuras. Nas reviravoltas da mina, o Grande Clube de Aventuras se perde. Agora cabe a Sandy e Diesel achar a Locomotiva de Cristal e trazer todos de volta para casa.
Conheça o Programa
WASABI
No dia dos namorados, Duda resolve espalhar o amor por toda a colônia de cupins. Para isso, cria uma rede social que rapidamente se espalha e vira um sucesso. O pessoal, porém, exagera na dose e fica viciado em internet.
Conheça o Programa
03 - ILHA DAS SOMBRAS / O FIM DE SEMANA
Sinopse da série
Bluey é uma adorável e incansável menina de seis anos que vive com seu pai, mãe e irmã de quatro anos, chamada Bingo. Bluey adora brincar com sua família e todos os vizinhos dentro do seu mundo de brincadeiras e jogos.
Sinopse – parte 1 – Ilha das Sombras
Durante o piquenique com seus pais, Bluey, Coco e Snickers estão brincando de Terra das Sombras, mas Coco está tentando fazer que o jogo seja mais fácil e Bluey tenta faze-la entender que, às vezes, é mais divertido seguir as regras.
Sinopse – parte 2 – Fim de Semana
No fim de semana, Bluey e sua Irmã, Bingo, estão brincando no jardim com o pai, mas Bingo fica brava quando descobre um inseto folha e seu pai, que está muito entretido na brincadeira com Bingo para notar que Bluey o está chamndo para ver o inseto.
Conheça o Programa
EP. 03 - MANU E O PÉ DE FEIJÃO
MANU ESTÁ DESESPERADA POR CHOCOLATE. JOÃO FICA ENCARREGADO DE COMPRAR A IGUARIA NA VILA. PORÉM, ELE É ENGANADO PELO DUQUE, O SAPO, E ACABA COMPRANDO FEIJÕES MÁGICOS NO LUGAR. SÓ QUE ELES NÃO SÃO MÁGICOS COISA NENHUMA, E JOÃO FICA DECEPCIONADO. MANU SE COMPADECE E FAZ UMA MAGIA NOS FEIJÕES: A PLANTA CRESCE IMEDIATAMENTE E CHEGA ÀS NUVENS.
Conheça o Programa
O FINAL INFALÍVEL DE UM PLANO INFALÍVEL
O Cebolinha rabisca, em um grande pedaço de papel, seu próximo plano infalível para derrotar a Mônica. Mas ela aparece de repente! E agora? Ela não pode saber sobre o plano! Muita bagunça, enquanto o Cebolinha inventa mil truques para proteger seu segredo.
Conheça o Programa
O PLANO LUCA
Todo mundo sabe que a Mônica tem uma caidinha pelo o nosso querido Luca. Agora imagina se existissem dois Lucas?? Será que a Mônica aguentaria tanta fofura?? Não perca pois esse episódio vai deixar todo mundo atrapalhado!
Conheça o Programa
EP. 05 - MAURÍCIO BUSSAB - REAL OU VIRTUAL: O MUNDO É UM SÓ
Sinopse programa: Dj Cão e a Loja de Discos - 1º temporada
Target: 07 a 11 anos
13 epsódios
Produção TV Rá Tim Bum! Série em live action, muppets e animação 2D
DJ Cão é um Bigou pré-adolescente, que curte música! Um aprendiz de Dj que gosta de ouvir, pesquisar e fazer música.
Adora descobrir novos estilos, artistas, tecnologias e curiosidades do meio musical, enfim... Tudo que envolve o som! Ele tem um tio muito descolado, o Tio Pug Vinil, que DJ Cão admira, ainda mais porque o tio tem uma loja de discos, a Caninus Records! Nas férias DJ Cão irá passar os dias ajudando o tio na loja, e essa loja é muito bem frequentada, só cola o biscoito fino da música! E é aí que o DJ Cão conhece muita gente interessante e aprende mil histórias que ele nunca sequer imaginou.
Episódio 05 – Maurício Bussab – Real ou virtual: o mundo é um só
DJ Cão precisa despachar uma pesada encomenda de discos.
Ele recebe uma mensagem de sua amiga Marina que está na Bahia. Ela enviou a base da música que eles estão fazendo juntos, embora separados geograficamente.
DJ Cão esbarra sem querer em Maurício Bussab, que está na loja a procura de discos dos anos 50. O convidado encontra discos de Noel Rosa, Frank Sinatra e de Elvis Presley. Eles batem um papo sobre a vida e a importância do rei do Rock’n’roll e depois ouvem uma música dele no toca discos.
Maurício explica como eram trabalhosas as gravações naquela época, feitas com apenas um microfone. Ainda sobre como a tecnologia veio para facilitar a vida, DJ Cão descobre formas que as pessoas tinham para conhecer artistas de longe. Maurício fala de pessoas que hoje gravam sem precisarem nem se encontrar e DJ Cão se identifica. Eles assistem pelo computador ao vídeo de uma música feita desse modo e DJ Cão viaja.
Maurício conta que trabalha com distribuição de músicas e explica como é levar a música dos artistas para os aplicativos. Ele se oferece para ajudar DJ Cão com a encomenda de discos que ele precisava despachar, pois estaria fazendo o seu trabalho de compartilhar músicas, só que dessa vez pelo correio.
Perfil: Ainda criança, Maurício Bussab aprendeu com o pai, que era músico amador, a admirar essa arte. Nos anos 80, foi músico presente na primeira leva de independentes do Lira Paulistana. Hoje ele é produtor e CEO da Tratore – a maior distribuidora de música independente do Brasil (que representa cerca de 10.000 artistas, especializada em distribuição física e digital). Tendo fundado a empresa em 2002, Maurício acompanhou toda a transformação pela qual passou a indústria fonográfica nos últimos anos. Com toda essa bagagem, ele relembra com DJ Cão os anos 50 e o reinado de Elvis Presley. Além de falar como era a gravação e distribuição naquela época, Maurício explica como a Internet e os aplicativos vem mudando esse cenário.
PGM 8 - O ZODÍACO
Era uma vez... É assim que as histórias começam, mas com o João e a Rosa é diferente. Eles contam histórias ensinando Yoga para criançada de uma maneira descontraída e deliciosa. “Yoga com Histórias" - um programa para toda família.
Ep.08 Prestar atenção
História:TAO E AS POSTURAS DO ZODÍACO
Livro: Os ásanas dos signos
Editora Yoga com Histórias
O ARMÁRIO PARA BRINQUEDOS/ENGARRAFAMENTO/O PAPAI PERDE SEUS ÓCULOS
O ARMÁRIO PARA BRINQUEDOS
A cesta de brinquedos da Peppa e do George está cheia. Então, Mamãe Pig decide que é hora de encomendar um novo armário de brinquedos. O armário de brinquedos chega pelo correio e é entregue pelo Sr. Zebra. Mas o problema é que o armário tem de ser montado e Mamãe e Papai Pig não são muito bons com essas coisas. Felizmente a ajuda está à mão, Sr. Zebra ama montar móveis.
ENGARRAFAMENTO
Vovô e Vovó Pig convidam Peppa e sua família para o almoço. No caminho, Peppa, George, Mamãe e Papai Pig Pig perdem muito tempo em um engarrafamento. O almoço fica pronto e assim Vovô Pig decide levar o almoço para eles em seu carrinho de mão. Há uma deliciosa comida suficiente para todos no engarrafamento .
O PAPAI PERDE SEUS ÓCULOS
Papai perde seus óculos e fica completamente desamparado sem eles. Peppa e George ajudam a procurar em todos os lugares, mas não conseguem encontrá-los. Papai está prestes a desistir quando Peppa descobre que ele estava sentado neles o tempo todo.
Conheça o Programa
MY LITTLE PONY - A AMIZADE É MÁGICA - II - 13 - NOITE DA LAREIRA CALOROSA
As seis amigas encenam uma peça que ilustra como Unicórnios, Pégasos e Pôneis da Terra puseram de lado suas diferenças e fundaram Equestria.
Conheça o Programa
TEMPESTADE EM COPO D´AGUA (REMASTERIZADO)
O VASO QUEBRADO
EP27 - A MOTOCA DA MIKA - Mika está brava porque seu pai não pode lhe dar uma motoca igual a de sua amiga Ana. Com a ajuda de Abelhuda, Mika vai descobrir que com a imaginação pode ter uma motoca tão divertida quanto a de sua amiga.
Conheça o Programa
CÂMARA VIVA - 62
EP. 12 - DIVERSÃO COM RESPONSABILIDADE - PARTE 1
A ESCOLA DA CHOCOLÂNDIA VAI ORGANIZAR SEU PASSEIO ANUAL E OS ALUNOS PODERÃO ESCOLHER, POR MEIO DE UMA VOTAÇÃO O LUGAR QUE QUEREM IR: O LAGO AZUL OU A MONTANHA ENCANTADA.
Conheça o Programa
EP. 13 - DIVERSÃO COM RESPONSABILIDADE - PARTE 2 - O PASSEIO
DURANTE O PASSEIO ESCOLAR NO LAGO AZUL, CHOCOLYNE E CARAMELO SE DEPARAM COM UM OVO DENTRO DE UMA DAS BOLHAS COMESTÍVEIS QUE SAEM DO LAGO.
Conheça o Programa
BOA NOITE, FLORESTA
Bonie está inquieta no ninho enquanto Bubu e Biel tentam dormir para sua aventura noturna. Mamãe chama os filhotes e Bonie está sonolenta, porque ficou brincando enquanto deveria dormir. Papai explica que hoje eles vão conhecer os animais noturnos. Biel avista um gambá e o Papai conta que eles soltam um cheiro ruim ao se sentirem ameaçados. Bubu chega animada e distraída, aproximando-se do gambá, que lança o seu líquido fedido. Biel vê uma cigarra ao longe e a Mamãe e o Papai explicam que as corujas enxergam e ouvem melhor à noite. Nisso, os irmãos descobrem um fofo trio de morceguinhos, que conta que espalham as sementes pela floresta, ajudando a fazê-la crescer. Voltando ao ninho, Bonie está super animada, e o Papai e a Mamãe explicam que tudo tem a sua hora. Hora de dormir, hora de estudar, de brincar... E Mamãe canta a música “Bom Dia! Boa Noite!”.
Conheça o Programa
VIVI VIRAVENTO - 02
Vivi, Mochilão e Lanterninha chegam a Tóquio, no Japão, e conhecem Elvis, um microfone que se perdeu durante uma turnê. Elvis precisa da ajuda dos novos amigos para voltar ao seu karaokê. Para isso, eles têm que enfrentar lutadores de sumô e ninjas misteriosos.
Conheça o Programa
O FINAL INFALÍVEL DE UM PLANO INFALÍVEL
O Cebolinha rabisca, em um grande pedaço de papel, seu próximo plano infalível para derrotar a Mônica. Mas ela aparece de repente! E agora? Ela não pode saber sobre o plano! Muita bagunça, enquanto o Cebolinha inventa mil truques para proteger seu segredo.
Conheça o Programa
O PLANO LUCA
Todo mundo sabe que a Mônica tem uma caidinha pelo o nosso querido Luca. Agora imagina se existissem dois Lucas?? Será que a Mônica aguentaria tanta fofura?? Não perca pois esse episódio vai deixar todo mundo atrapalhado!
Conheça o Programa
A FONTE DA JUVENTUDE
UM ACIDENTE ABRE UMA CRATERA PARA UM NOVO MUNDO REPLETO DE HABITANTES QUE SONHAM EM SE TORNAR ADULTOS. BORIS, RUFUS E LEOPOLDO SÃO FEITOS COBAIAS PARA UMA NOVA POÇÃO ENVELHECEDORA.
Conheça o Programa
QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - DUENDE BRINCALHAO
QUINTAL DA CULTURA VI PGM DUENDE BRINCALHÃO (HQ 47)
Alguém começa a pregar peças em Ofélia e Ludovico. Os dois desconfiam de que há um duende brincalhão escondido no Quintal e decidem traçar um plano para tentar capturá-lo!
Conheça o Programa
QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - É MELHOR SER ALEGRE
QUINTAL DA CULTURA VI PGM É MELHOR SER ALEGRE! (Roteiro HQ 65)
Doroteia está bem estranha. Para todas as coisas que é convidada a fazer ou sobre as quais é Bruxoteia e Corcovico viram vendedores ambulantes de poção mágica. Mas o dia de venda deles não é bom porque Bruxoteia, cansada das risadas de seu assistente, que acha graça em tudo, principalmente nela, faz um feitiço que o deixa insuportável.
Conheça o Programa
QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - O BATUQUE DO TEMPO
QUINTAL DA CULTURA VI PGM O BATUQUE DO TEMPO (Roteiro HQ 122)
Osório anda com a agenda lotada, e com tantas tarefas termina sem tempo para brincar com Ofélia. Um sonho com uma excêntrica senhora vai ajudá-lo a entender como aproveitar melhor seu tempo.
Conheça o Programa
QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - BRUXOTEIA E O ESPELHO MÁGICO
QUINTAL DA CULTURA VI PGM BRUXOTEIA E O ESPELHO MÁGICO (Roteiro HQ 125)
Bruxoteia encomenda um espelho mágico que só diz a verdade, mas ele não parece estar funcionando direito.
Participação: BRUXOTEIA; CORCOVICO; MADRASTA
Conheça o Programa
QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - TRÊS DESEJOS
QUINTAL DA CULTURA VI PGM TRÊS DESEJOS (Roteiro HQ 123)
Ofélia conta para o pessoal de casa a história de Dona Nonô, uma senhora muito egoísta que um dia encontra uma feiticeira que lhe concede três desejos.
Conheça o Programa
ESPECIAL PELÉ (COM HELVIDIO MATTOS) - PARTE 1
EP. 22 - O CELULAR
CHASE GANHOU UM CELULAR NOVO E TODOS OS OUTROS GATINHOS ESTÃO VIDRADOS NELE! APÓS PEDIREM UM CELULAR À MAMÃE, OS GATINHOS SÃO LEMBRADOS DE QUE BRINCADEIRAS SÃO AINDA MAIS DIVERTIDAS NA VIDA REAL.
Conheça o Programa
EP. 07 - A TREMEDEIRA DO RICKY
APÓS O ENSAIO DA PEÇA, RICKY TEM UM PROBLEMA COM SUA RODA.
Conheça o Programa
EP. 16 - UM TESOURO DE VISTA
QUANDO REV E SEUS AMIGOS DISPUTAM PARA SEREM OS PRIMEIROS A ENCONTRAR UM TESOURO NO TOPO DE UMA MONTANHA, ELES TÊM QUE OLHAR UM POUCO MAIS PARA ENCONTRAR A VERDADEIRA RECOMPENSA.
Conheça o Programa
EP. 01 - PODER DO NINJA - PARTE 1
Os PJ Masks vencem os ninjas facilmente e se sentem poderosos; Ninja noturno planeja adquirir os poderes dos PJs para si próprio.
Conheça o Programa
MY LITTLE PONY - A AMIZADE É MÁGICA - II - 13 - NOITE DA LAREIRA CALOROSA
As seis amigas encenam uma peça que ilustra como Unicórnios, Pégasos e Pôneis da Terra puseram de lado suas diferenças e fundaram Equestria.
Conheça o Programa
O ANEL DA DISCÓRDIA
Cascão vai até o mercadinho do bairro pois ele decidiu comprar um anel de brinquedo para a sua namorada Cascuda. Para a sua surpresa, ele encontra a sua antiga babá trabalhando lá, mas para o seu azar, o seu amigo Cebolinha também resolve aparecer, e ao saber das intenções do Cascão começa a tirar um sarro do amigo. Para complicar a situação, a Mônica também vai até a lojinha e é aí que a bagunça começa de vez!
Conheça o Programa
VENHA À MINHA FESTINHA
Oba! É aniversário da Mônica! Tem bolo, humm... Tem brigadeiro, humm... Tem boneca... Epa! Boneca?! Olha só, cada convidado precisa levar sua própria boneca! Então, vamos ver como o Cebolinha e o Cascão contornam essa delicada situação...
Conheça o Programa
VENHA À MINHA FESTINHA
Oba! É aniversário da Mônica! Tem bolo, humm... Tem brigadeiro, humm... Tem boneca... Epa! Boneca?! Olha só, cada convidado precisa levar sua própria boneca! Então, vamos ver como o Cebolinha e o Cascão contornam essa delicada situação...
Conheça o Programa
VIVI VIRAVENTO - 02
Vivi, Mochilão e Lanterninha chegam a Tóquio, no Japão, e conhecem Elvis, um microfone que se perdeu durante uma turnê. Elvis precisa da ajuda dos novos amigos para voltar ao seu karaokê. Para isso, eles têm que enfrentar lutadores de sumô e ninjas misteriosos.
Conheça o Programa
VIVI VIRAVENTO - 02
Vivi, Mochilão e Lanterninha chegam a Tóquio, no Japão, e conhecem Elvis, um microfone que se perdeu durante uma turnê. Elvis precisa da ajuda dos novos amigos para voltar ao seu karaokê. Para isso, eles têm que enfrentar lutadores de sumô e ninjas misteriosos.
Conheça o Programa
TUDO PODE ACONTECER
TUDO PODE ACONTECER
EP. 17 - RAINHA DAS FLORES
MIA E PAULA VÃO EM UM BRECHO, ONDE ENCONTRAM UM VESTIDO QUE, APÓS UNS AJUSTES, FICA PERFEITO EM MIA. EM CENTOPIA, AS MENINAS ESTÃO SE PREPARANDO PARA UMA COMPETIÇÃO DE CARISMA, TALENTO, AGILIDADE E BELEZA.
Conheça o Programa
EP. 17 - RAINHA DAS FLORES
MIA E PAULA VÃO EM UM BRECHO, ONDE ENCONTRAM UM VESTIDO QUE, APÓS UNS AJUSTES, FICA PERFEITO EM MIA. EM CENTOPIA, AS MENINAS ESTÃO SE PREPARANDO PARA UMA COMPETIÇÃO DE CARISMA, TALENTO, AGILIDADE E BELEZA.
Conheça o Programa
EP. 16 - HISTÓRIA ANTIGA
AIYON, O NOVO RANGER DOURADO, REVELA A VERDADE SOMBRIA SOBRE O PASSADO DE ZAYTO E OS RANGERS DESCOBREM O QUE TORNA UM VERDADEIRO LÍDER.
EP. 16 - HISTÓRIA ANTIGA
AIYON, O NOVO RANGER DOURADO, REVELA A VERDADE SOMBRIA SOBRE O PASSADO DE ZAYTO E OS RANGERS DESCOBREM O QUE TORNA UM VERDADEIRO LÍDER.
EP. 04 - CORTE FINAL
A equipe que fará parte da competição de dança nacional é escolhida com resultados devastadores para alguns da A-Troupers. Hunter, novo bailarino integrado à equipe e ex-namorado de Michele pede a ajuda de Emily para deixar Michelle com ciúmes.
Conheça o Programa
EP. 04 - CORTE FINAL
A equipe que fará parte da competição de dança nacional é escolhida com resultados devastadores para alguns da A-Troupers. Hunter, novo bailarino integrado à equipe e ex-namorado de Michele pede a ajuda de Emily para deixar Michelle com ciúmes.
Conheça o Programa
IRMÃO DO JOREL - 18 - FAMÍLIA À DERIVA
Seu Edson demora tanto pra tirar uma selfie com Irmão do Jorel em cima de uma boia, que eles acabam perdidos em alto mar enquanto o resto da família curte o verão na praia.
Conheça o Programa
IRMÃO DO JOREL - 18 - FAMÍLIA À DERIVA
Seu Edson demora tanto pra tirar uma selfie com Irmão do Jorel em cima de uma boia, que eles acabam perdidos em alto mar enquanto o resto da família curte o verão na praia.
Conheça o Programa
INQUILINO SUSPEITO
Timmy faz amizade com um dos porcos da fazenda mas seus amigos porcos não gostam da amizade e o expulsam. As ovelhas o levam para o celeiro e tentam transformá-lo num animal mais sofisticado, porém não parece uma tarefa tão simples assim...
Conheça o Programa
TIMMY E O DRAGÃO
Bitzer, Shaun e Flock estão convencidos de que um monstro está solto na fazenda e se esconde no celeiro. Mas do que exatamente eles têm medo?
Conheça o Programa
PASTOREIO
Timmy vê que o fazendeiro está muito mal-humorado, portanto decide dar a ele uma ideia de como é ser uma ovelha. Mas quando chega a hora de ter o velho fazendeiro de volta, as coisas complicam.
Conheça o Programa
INQUILINO SUSPEITO
Timmy faz amizade com um dos porcos da fazenda mas seus amigos porcos não gostam da amizade e o expulsam. As ovelhas o levam para o celeiro e tentam transformá-lo num animal mais sofisticado, porém não parece uma tarefa tão simples assim...
Conheça o Programa
TIMMY E O DRAGÃO
Bitzer, Shaun e Flock estão convencidos de que um monstro está solto na fazenda e se esconde no celeiro. Mas do que exatamente eles têm medo?
Conheça o Programa
CULTURA LIVRE 484
484 - MELHORES MOMENTOS 2
Conheça o Programa
PASTOREIO
Timmy vê que o fazendeiro está muito mal-humorado, portanto decide dar a ele uma ideia de como é ser uma ovelha. Mas quando chega a hora de ter o velho fazendeiro de volta, as coisas complicam.
Conheça o Programa
CULTURA LIVRE 484
484 - MELHORES MOMENTOS 2
Conheça o Programa
MATÉRIA PRIMA 2022 - 39 - ESPECIAL FIM DE ANO
MATÉRIA PRIMA 2022 - EP39 - RAFAEL CORTEZ FAZ UM APANHADO DO ANO COM OS MELHORES MOMENTOS DO PROGRAMA.
Conheça o Programa
MATÉRIA PRIMA 2022 - 39 - ESPECIAL FIM DE ANO
MATÉRIA PRIMA 2022 - EP39 - RAFAEL CORTEZ FAZ UM APANHADO DO ANO COM OS MELHORES MOMENTOS DO PROGRAMA.
Conheça o Programa
HIPERCONECTADO - 26
HIPERCONECTADO - 26
JORNAL DA CULTURA - 31/12/2022
CAFÉ FILOSÓFICO EXPRESSO - REFLEXÕES CONTEMPORÂNEAS - 03 - DA QUEBRADA PARA O CENTRO
Da quebrada para o centro Com Tiaraju Pablo D'andrea
O fortalecimento da autoestima do sujeito historicamente excluído é um passo importante na construção da dignidade humana. Mas o caminho é longo. E a precariedade da realidade periférica ainda nos coloca muito distante do ideal civilizatório. Neste documentário, o cientista social Tiarajú Pablo D'andrea inverte a perspectiva usual de analisar a periferia e lança um olhar da quebrada para o centro.
Acervo Café Filosófico CPFL:
A urgência de escutar as ruas, com Jorge Broide
Cidades possíveis: construção coletiva, com Philipe Yang
Excluídos da cidade: potência e convívio, com Jailson de Souza e Silva
Habitar a cidade: a psicanálise nos espaços públicos, com Emília Broide
Conheça o Programa
CAFÉ FILOSÓFICO EXPRESSO - REFLEXÕES CONTEMPORÂNEAS - 03 - DA QUEBRADA PARA O CENTRO
Da quebrada para o centro Com Tiaraju Pablo D'andrea
O fortalecimento da autoestima do sujeito historicamente excluído é um passo importante na construção da dignidade humana. Mas o caminho é longo. E a precariedade da realidade periférica ainda nos coloca muito distante do ideal civilizatório. Neste documentário, o cientista social Tiarajú Pablo D'andrea inverte a perspectiva usual de analisar a periferia e lança um olhar da quebrada para o centro.
Acervo Café Filosófico CPFL:
A urgência de escutar as ruas, com Jorge Broide
Cidades possíveis: construção coletiva, com Philipe Yang
Excluídos da cidade: potência e convívio, com Jailson de Souza e Silva
Habitar a cidade: a psicanálise nos espaços públicos, com Emília Broide
Conheça o Programa
HOMENAGEM À GAL COSTA - ESPECIAL FIM DE ANO 2022
HOMENAGEM À GAL COSTA - ESPECIAL FIM DE ANO 2022
ADONIRANDO
ADONIRANDO
GILBERTO GIL (2022)
QUANTAS VIDAS CABEM EM 80 ANOS? INFINITAS, QUANDO SE É IMORTAL BEM ANTES DE QUALQUER FARDÃO.
ELE COMEÇOU TROPICALISTA, JÁ FOI EXILADO, JOGOU PURPURINA NA MPB, E TRANSFORMOU O ANALÓGICO EM DIGITAL COM A SUA PARABOLICAMARÁ SEMPRE ATENTA A CAPTAR AS TRANSFORMAÇÕES DO MUNDO.
FOI PAI OITO VEZES, AVÔ E BISAVÔ DE CAMBULHADA, E AGORA CHEGA AOS 80 ANOS CERCADO DE TODA ESSA HISTÓRIA E ESSA DESCENDÊNCIA, RESPIRANDO MÚSICA E CONSAGRADO COMO MEMBRO DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS.
EM JUNHO, ELE INICIA UMA NOVA MARATONA, COM O LANÇAMENTO DA SÉRIE "EM CASA COM OS GIL", DA AMAZON PRIME VÍDEO, E A TURNÊ INTERNACIONAL "NÓS, A GENTE", QUE LEVARÁ NADA MENOS QUE 39 INTEGRANTES DA SUA TALENTOSA FAMÍLIA POR 9 PAÍSES.
TAMBÉM NO MÊS DO SEU ANIVERSÁRIO ELE LANÇA SEU ACERVO DIGITAL COMPLETO PELO GOOGLE.
E MAIS: VÊM AÍ UM DISCO NOVO, COM O REPERTÓRIO DA TURNÊ FAMILIAR, E A ATUALIZAÇÃO DO LIVRO COM TODAS AS SUAS LETRAS, COMENTADAS.
ESTA É A QUARTA VEZ QUE ESTE GÊNIO BRASILEIRO SE MATERIALIZA AQUI NO CENTRO DO RODA VIVA, A PRIMEIRA DEPOIS DE QUASE 23 ANOS.
ATÉ ONDE ESSA ESTRADA DO TEMPO VAI DAR?, ELE PERGUNTAVA LÁ EM 1972, NA CANÇÃO QUE NOS TRANSPORTAVA PARA BEM DEPOIS DO ANO 2000, DAQUI A 200 ANOS.
SE TEM ALGUÉM QUE PODE NOS DIZER, PORQUE TRANSFORMA AS VELHAS FORMAS DO VIVER, É ELE: GILBERTO PASSOS GIL MOREIRA.
PARA ENTREVISTAR O GILBERTO GIL NÓS CONVIDAMOS UMA BANCADA ESTRELADA:
- AMORA MAUTNER - DIRETORA ARTÍSTICA
- DJAMILA RIBEIRO – MESTRE EM FILOSOFIA E ESCRITORA
- EVANDRO FIÓTI - ARTISTA E CEO DA LAB FANTASMA
- JOÃO MARCELLO BÔSCOLI - PRODUTOR MUSICAL
E SARAH OLIVEIRA – COMUNICADORA
CONTAMOS AINDA COM AS CARICATURAS EM TEMPO REAL DO NOSSO PAULO CARUSO
Conheça o Programa
GILBERTO GIL (2022)
QUANTAS VIDAS CABEM EM 80 ANOS? INFINITAS, QUANDO SE É IMORTAL BEM ANTES DE QUALQUER FARDÃO.
ELE COMEÇOU TROPICALISTA, JÁ FOI EXILADO, JOGOU PURPURINA NA MPB, E TRANSFORMOU O ANALÓGICO EM DIGITAL COM A SUA PARABOLICAMARÁ SEMPRE ATENTA A CAPTAR AS TRANSFORMAÇÕES DO MUNDO.
FOI PAI OITO VEZES, AVÔ E BISAVÔ DE CAMBULHADA, E AGORA CHEGA AOS 80 ANOS CERCADO DE TODA ESSA HISTÓRIA E ESSA DESCENDÊNCIA, RESPIRANDO MÚSICA E CONSAGRADO COMO MEMBRO DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS.
EM JUNHO, ELE INICIA UMA NOVA MARATONA, COM O LANÇAMENTO DA SÉRIE "EM CASA COM OS GIL", DA AMAZON PRIME VÍDEO, E A TURNÊ INTERNACIONAL "NÓS, A GENTE", QUE LEVARÁ NADA MENOS QUE 39 INTEGRANTES DA SUA TALENTOSA FAMÍLIA POR 9 PAÍSES.
TAMBÉM NO MÊS DO SEU ANIVERSÁRIO ELE LANÇA SEU ACERVO DIGITAL COMPLETO PELO GOOGLE.
E MAIS: VÊM AÍ UM DISCO NOVO, COM O REPERTÓRIO DA TURNÊ FAMILIAR, E A ATUALIZAÇÃO DO LIVRO COM TODAS AS SUAS LETRAS, COMENTADAS.
ESTA É A QUARTA VEZ QUE ESTE GÊNIO BRASILEIRO SE MATERIALIZA AQUI NO CENTRO DO RODA VIVA, A PRIMEIRA DEPOIS DE QUASE 23 ANOS.
ATÉ ONDE ESSA ESTRADA DO TEMPO VAI DAR?, ELE PERGUNTAVA LÁ EM 1972, NA CANÇÃO QUE NOS TRANSPORTAVA PARA BEM DEPOIS DO ANO 2000, DAQUI A 200 ANOS.
SE TEM ALGUÉM QUE PODE NOS DIZER, PORQUE TRANSFORMA AS VELHAS FORMAS DO VIVER, É ELE: GILBERTO PASSOS GIL MOREIRA.
PARA ENTREVISTAR O GILBERTO GIL NÓS CONVIDAMOS UMA BANCADA ESTRELADA:
- AMORA MAUTNER - DIRETORA ARTÍSTICA
- DJAMILA RIBEIRO – MESTRE EM FILOSOFIA E ESCRITORA
- EVANDRO FIÓTI - ARTISTA E CEO DA LAB FANTASMA
- JOÃO MARCELLO BÔSCOLI - PRODUTOR MUSICAL
E SARAH OLIVEIRA – COMUNICADORA
CONTAMOS AINDA COM AS CARICATURAS EM TEMPO REAL DO NOSSO PAULO CARUSO
Conheça o Programa
HENFIL
ENTREVISTA COM O CARTUNISTA HENFIL DE SOUZA;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO FALA DO SEU INICIO NOS QUADRINHOS;PERGUNTA DA SECRETARIA DA REVISTA O PASQUIM NEUMA FALA SOBRE O TITULO DE HUMORISTA MAIS POPULAR DO BRASIL;PERGUNTA DE COLABORADORA ANONIMA SOBRE A RELIGIOSIDADE DO POVO MINEIRO;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO SOBRE SUAS PIADAS SOBRE POLITICA;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO SOBRE PIADAS MAIS CRIATIVAS;PERGUNTA DE COLABORADORA ANONIMA FALA DOS DESENHOS RELACIONADOS A POLITICA;PERGUNTA DO COLABORADOR ANONIMO SOBRE O SEU TRABALHO PARA O PUBLICO INFANTIL;PERGUNTA DE COLABORADORA ANONIMA SOBRE AS REVISTAS DA TURMA DA MONICA E O TRABALHO DE MAURICIO DE SOUZA;PERGUNTA DE COLABORADORA ANONIMA FALA DO TEOR DAS SUAS PIADAS;PERGUNTA DE COLABORADORA ANONIMA FALA DD TEOR DAS SUAS PIADAS;PERGUNTA DE COLABORADORA ANONIMA FALA DA QUALIDADE DO SEU TRABALHO;PERGUNTA DE REDY FALA SOBRE SUA EDUCACAO;PERGUNTA DE COLABORADORA ANONIMA SOBRE SUA SEXUALIDADE;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO SOBRE SUA ATRACAO POR PES FEMININOS;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO SOBRE A CRIACAO DO PERSONAGEM UBALDO;PERGUNTA DE COLABORADORA ANONIMA SOBRE O COMPORTAMENTO DO PERSONAGEM UBALDO;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO FALA SOBRE O FINAL DO AI-5;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO FALA SOBRE LEONEL BRIZOLA E MIGUEL ARRAES;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO FALANDO DO SUA TEMPORADA EM NATAL;PERGUNTA DE COLABORADOR ANTONIO SOBRE A TEMPORADA NOS ESTADOS UNIDOS;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO SOBRE A CENSURA NA IMPRENSA ESCRITA;PERGUNTA DO CARTUNISTA ZIRALDO SOBRE ANALISE DE GRUPO;APRESENTACAO PAULO ROBERTO LEANDRO
Conheça o Programa
HENFIL
ENTREVISTA COM O CARTUNISTA HENFIL DE SOUZA;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO FALA DO SEU INICIO NOS QUADRINHOS;PERGUNTA DA SECRETARIA DA REVISTA O PASQUIM NEUMA FALA SOBRE O TITULO DE HUMORISTA MAIS POPULAR DO BRASIL;PERGUNTA DE COLABORADORA ANONIMA SOBRE A RELIGIOSIDADE DO POVO MINEIRO;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO SOBRE SUAS PIADAS SOBRE POLITICA;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO SOBRE PIADAS MAIS CRIATIVAS;PERGUNTA DE COLABORADORA ANONIMA FALA DOS DESENHOS RELACIONADOS A POLITICA;PERGUNTA DO COLABORADOR ANONIMO SOBRE O SEU TRABALHO PARA O PUBLICO INFANTIL;PERGUNTA DE COLABORADORA ANONIMA SOBRE AS REVISTAS DA TURMA DA MONICA E O TRABALHO DE MAURICIO DE SOUZA;PERGUNTA DE COLABORADORA ANONIMA FALA DO TEOR DAS SUAS PIADAS;PERGUNTA DE COLABORADORA ANONIMA FALA DD TEOR DAS SUAS PIADAS;PERGUNTA DE COLABORADORA ANONIMA FALA DA QUALIDADE DO SEU TRABALHO;PERGUNTA DE REDY FALA SOBRE SUA EDUCACAO;PERGUNTA DE COLABORADORA ANONIMA SOBRE SUA SEXUALIDADE;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO SOBRE SUA ATRACAO POR PES FEMININOS;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO SOBRE A CRIACAO DO PERSONAGEM UBALDO;PERGUNTA DE COLABORADORA ANONIMA SOBRE O COMPORTAMENTO DO PERSONAGEM UBALDO;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO FALA SOBRE O FINAL DO AI-5;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO FALA SOBRE LEONEL BRIZOLA E MIGUEL ARRAES;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO FALANDO DO SUA TEMPORADA EM NATAL;PERGUNTA DE COLABORADOR ANTONIO SOBRE A TEMPORADA NOS ESTADOS UNIDOS;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO SOBRE A CENSURA NA IMPRENSA ESCRITA;PERGUNTA DO CARTUNISTA ZIRALDO SOBRE ANALISE DE GRUPO;APRESENTACAO PAULO ROBERTO LEANDRO
Conheça o Programa
HENFIL
ENTREVISTA COM O CARTUNISTA HENFIL DE SOUZA;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO FALA DO SEU INICIO NOS QUADRINHOS;PERGUNTA DA SECRETARIA DA REVISTA O PASQUIM NEUMA FALA SOBRE O TITULO DE HUMORISTA MAIS POPULAR DO BRASIL;PERGUNTA DE COLABORADORA ANONIMA SOBRE A RELIGIOSIDADE DO POVO MINEIRO;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO SOBRE SUAS PIADAS SOBRE POLITICA;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO SOBRE PIADAS MAIS CRIATIVAS;PERGUNTA DE COLABORADORA ANONIMA FALA DOS DESENHOS RELACIONADOS A POLITICA;PERGUNTA DO COLABORADOR ANONIMO SOBRE O SEU TRABALHO PARA O PUBLICO INFANTIL;PERGUNTA DE COLABORADORA ANONIMA SOBRE AS REVISTAS DA TURMA DA MONICA E O TRABALHO DE MAURICIO DE SOUZA;PERGUNTA DE COLABORADORA ANONIMA FALA DO TEOR DAS SUAS PIADAS;PERGUNTA DE COLABORADORA ANONIMA FALA DD TEOR DAS SUAS PIADAS;PERGUNTA DE COLABORADORA ANONIMA FALA DA QUALIDADE DO SEU TRABALHO;PERGUNTA DE REDY FALA SOBRE SUA EDUCACAO;PERGUNTA DE COLABORADORA ANONIMA SOBRE SUA SEXUALIDADE;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO SOBRE SUA ATRACAO POR PES FEMININOS;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO SOBRE A CRIACAO DO PERSONAGEM UBALDO;PERGUNTA DE COLABORADORA ANONIMA SOBRE O COMPORTAMENTO DO PERSONAGEM UBALDO;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO FALA SOBRE O FINAL DO AI-5;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO FALA SOBRE LEONEL BRIZOLA E MIGUEL ARRAES;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO FALANDO DO SUA TEMPORADA EM NATAL;PERGUNTA DE COLABORADOR ANTONIO SOBRE A TEMPORADA NOS ESTADOS UNIDOS;PERGUNTA DE COLABORADOR ANONIMO SOBRE A CENSURA NA IMPRENSA ESCRITA;PERGUNTA DO CARTUNISTA ZIRALDO SOBRE ANALISE DE GRUPO;APRESENTACAO PAULO ROBERTO LEANDRO
Conheça o Programa
LETRA LIVRE 30
Convidados: Frederico Barbosa e Silviano Santiago
•Silviano Santiago: Você é considerado o introdutor do romance pós-moderno no Brasil, com Stella Manhattan e em Em liberdade. Você concorda? E o que são afinal moderno e pós-moderno?
•Frederico Barbosa: Você normalmente é associado ao concretismo, considerado o último momento do modernismo brasileiro – mas que ao mesmo tempo deságua na Tropicália. Existe na poesia brasileira essa tensão entre moderno e pós-moderno? (Lembrar do livro Poesia Concreta Brasileira, de Gonzalo Aguilar)
•Silviano Santiago: Em Liberdade e Viagem ao México partem de autores reais (Graciliano e Artaud); esses romances são um exercício de estilo ou uma forma de ler esses autores a contrapelo, contra a tradição moderna?
•Frederico Barbosa: Falando no Chico Buarque, ainda se coloca a discussão sobre o caráter literário da MPB?
•Para ambos: Voltando à pergunta do Rodrigo Lacerda, a discussão sobre identidade nacional ainda tem validade?
•emendar na pergunta do Rodrigo: Escolhas diferentes (de pai e filho) dos momentos da poesia de João Cabral.
•Silviano Santiago: A crítica é um gênero literário? Você se coloca na contramão da crítica hegemônica no Brasil (formalista de um lado, sociológica de outro)?
•Frederico Barbosa: Existe gesto crítico na poesia para além da própria poesia, uma crítica voltada para a sociedade, a história etc.?
•Silviano Santiago: No prefácio de Nas malhas da letra, você afirma que seus ensaios são “de maneira sutil – e talvez por isso mesmo envergonhada – comentários” aos seus livros de criação. O que a crítica não enxergou em seus livros?
•Silviano Santiago: Embora você se debruce mais sobre a prosa, no ensaio O assassinato de Mallarmé (de Uma literatura nos trópicos), você faz uma crítica severa a poetas dos anos 70 (geração mimeógrafo) dizendo que “o ovo de Colombo dos jovens é que o livro pode ainda ser um objeto mercadoria”. A atual explosão de blogs e revistas independentes reedita essa poesia midiática?
•Frederico Barbosa: Como diretor da Casa as Rosas, como você vê essa onda de festas literárias, eventos e ações da internet?
•Silviano Santiago: Como a globalização altera a perspectiva latino-americana de representar a realidade e de se apropriar da tradição literária?
Conheça o Programa
LETRA LIVRE 30
Convidados: Frederico Barbosa e Silviano Santiago
•Silviano Santiago: Você é considerado o introdutor do romance pós-moderno no Brasil, com Stella Manhattan e em Em liberdade. Você concorda? E o que são afinal moderno e pós-moderno?
•Frederico Barbosa: Você normalmente é associado ao concretismo, considerado o último momento do modernismo brasileiro – mas que ao mesmo tempo deságua na Tropicália. Existe na poesia brasileira essa tensão entre moderno e pós-moderno? (Lembrar do livro Poesia Concreta Brasileira, de Gonzalo Aguilar)
•Silviano Santiago: Em Liberdade e Viagem ao México partem de autores reais (Graciliano e Artaud); esses romances são um exercício de estilo ou uma forma de ler esses autores a contrapelo, contra a tradição moderna?
•Frederico Barbosa: Falando no Chico Buarque, ainda se coloca a discussão sobre o caráter literário da MPB?
•Para ambos: Voltando à pergunta do Rodrigo Lacerda, a discussão sobre identidade nacional ainda tem validade?
•emendar na pergunta do Rodrigo: Escolhas diferentes (de pai e filho) dos momentos da poesia de João Cabral.
•Silviano Santiago: A crítica é um gênero literário? Você se coloca na contramão da crítica hegemônica no Brasil (formalista de um lado, sociológica de outro)?
•Frederico Barbosa: Existe gesto crítico na poesia para além da própria poesia, uma crítica voltada para a sociedade, a história etc.?
•Silviano Santiago: No prefácio de Nas malhas da letra, você afirma que seus ensaios são “de maneira sutil – e talvez por isso mesmo envergonhada – comentários” aos seus livros de criação. O que a crítica não enxergou em seus livros?
•Silviano Santiago: Embora você se debruce mais sobre a prosa, no ensaio O assassinato de Mallarmé (de Uma literatura nos trópicos), você faz uma crítica severa a poetas dos anos 70 (geração mimeógrafo) dizendo que “o ovo de Colombo dos jovens é que o livro pode ainda ser um objeto mercadoria”. A atual explosão de blogs e revistas independentes reedita essa poesia midiática?
•Frederico Barbosa: Como diretor da Casa as Rosas, como você vê essa onda de festas literárias, eventos e ações da internet?
•Silviano Santiago: Como a globalização altera a perspectiva latino-americana de representar a realidade e de se apropriar da tradição literária?
Conheça o Programa
DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 38 ENSINO SUPERIOR - 26/10/2018
NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE O ENSINO SUPERIOR.// O NÚMERO DE ALUNOS MATRICULADOS AUMENTOU NOS ÚLTIMOS ANOS, MAS SENTAR NOS BANCOS DE UMA UNIVERSIDADE AINDA É UM SONHO INATINGÍVEL PARA MUITOS BRASILEIROS./ ALÉM DISSO, NOSSAS FACULDADES PRECISAM SE MODERNIZAR PARA FORMAR OS PROFISSIONAIS DO SÉCULO 21.// MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO, DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO É NOSSA CONVIDADA.
Conheça o Programa
DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 38 ENSINO SUPERIOR - 26/10/2018
NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE O ENSINO SUPERIOR.// O NÚMERO DE ALUNOS MATRICULADOS AUMENTOU NOS ÚLTIMOS ANOS, MAS SENTAR NOS BANCOS DE UMA UNIVERSIDADE AINDA É UM SONHO INATINGÍVEL PARA MUITOS BRASILEIROS./ ALÉM DISSO, NOSSAS FACULDADES PRECISAM SE MODERNIZAR PARA FORMAR OS PROFISSIONAIS DO SÉCULO 21.// MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO, DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO É NOSSA CONVIDADA.
Conheça o Programa
ARTE E NUMEROS
ESTE PROGRAMA TRACA UMA LINHA CRONOLOGICA DO HOMEM PRIMITIVO ,PASSANDO PELA IDADE MEDIA E CHEGANDO AO RENASCIMENTO NA AR- TE E NA MATEMATICA.DE UM LADO,A SUBSTITUICAO DAS REPRESENTA- COES SIMBOLICAS LIGADAS AO RITUALISMO MAGICO OU A FE CRISTA E DO OUTRO, O CAMINHO QUE VAI DO SENSO NUMERICO PRIMITIVO AS TECNICAS DE CALCULO QUE GEROU A MATEMATICA DEMOCRATICA DOS ALGARISMOS HINDU-ARABICOS MUNDIALMENTE CONHECIDOS.
Conheça o Programa
ARTE E NUMEROS
ESTE PROGRAMA TRACA UMA LINHA CRONOLOGICA DO HOMEM PRIMITIVO ,PASSANDO PELA IDADE MEDIA E CHEGANDO AO RENASCIMENTO NA AR- TE E NA MATEMATICA.DE UM LADO,A SUBSTITUICAO DAS REPRESENTA- COES SIMBOLICAS LIGADAS AO RITUALISMO MAGICO OU A FE CRISTA E DO OUTRO, O CAMINHO QUE VAI DO SENSO NUMERICO PRIMITIVO AS TECNICAS DE CALCULO QUE GEROU A MATEMATICA DEMOCRATICA DOS ALGARISMOS HINDU-ARABICOS MUNDIALMENTE CONHECIDOS.
Conheça o Programa
REDES SOCIAIS