Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

A especialista em segurança na internet Susan Mclean fez um post nesta terça-feira (8) alertando pais de todo o mundo para um vídeo violento que estaria circulando nas redes sociais, em especial no Tik Tok. Segundo ela, imagens de um suicídio foram introduzidas a vídeos que aparentemente são inofensivos, como vídeos de bichinhos de estimação, por exemplo.

"Certifique-se de não permitir que seus filhos usem o aplicativo hoje, se eles o tiverem", escreve Susan. "Aparentemente, ele está chegando na seção ‘Para você’, por isso, por favor, avise as crianças para NÃO assistirem a nada que seja solicitado. Muitas vezes, aparece a imagem de um homem usando óculos", completa. Um porta-voz do Tik Tok também se manifestou, e disse que a plataforma está banindo as contas que tentam compartilhar este tipo de conteúdo, por fim, agradeceu a cada um que reportou e alertou às pessoas sobre o ocorrido.

Atualmente, existem plataformas e ferramentas voltadas para as crianças que podem protegê-los deste tipo de problema. Por exemplo, o YouTube Kids, que foi criado especialmente para os pequenos terem acesso aos conteúdos infantis de forma segura. Lá, a criança encontra vídeos selecionados para ela e os pais contam com o recursos de controle e filtragem de conteúdos considerados inadequados para menores de 12 anos. 

No Facebook, acessando o Portal para Pais e Mães, você também confere dicas de segurança e combate à violência virtual. Além disso, você pode se conectar com um especialista em segurança online para tirar dúvidas.

Já no Google, utilizando o filtro de pesquisa SafeSearch, é possível minimizar as chances da criança ter acesso a um conteúdo incompatível com a idade dela, seja por texto ou por imagem. Saiba como ativar esse recurso de pesquisa