Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram @paulobonavides
Reprodução/Instagram @paulobonavides

O dentista Paulo Bonavides, mais conhecido como Tio Paulo, é um odontopediatra, empresário, apresentador de TV e influencer. Ele também já trabalhou como animador de festas infantis, e ficou muito popular nas redes sociais, atualmente Paulo acumula mais de 350 mil seguidores em sua conta do Instagram, e seus vídeos foram compartilhados por muitos famosos incluindo Fabio Porchat.

O conjunto completo transforma o dia no dentista em um momento de diversão para seus pequenos pacientes repletos de dentes de leite. Em entrevista ao site da TV Cultura, Tio Paulo contou um pouco de sua trajetória de vida.

Natural de Santos - SP, desde criança Bonavides sempre foi apaixonado por circo e sua brincadeira favorita era de palhaço, ainda na escola quando tinha entre 12 e 13 anos, ele fazia apresentações de teatro e ensinava os colegas nas aulas.

Leia mais: Quintal da Cultura ganha versão literária com personagens em lugares históricos

Quando chegou o momento de decidir seu futuro, Paulo disse que todos os testes vocacionais que ele fez dava professor ou artes cênicas, mas ele optou por odontologia, o dentista mágico de origem humilde afirmou que não teve apoio quando iniciou os estudos.

‘’Quando eu falei que ia ser dentista todos foram contra, eu escutei muito 'você já viu um dentista pobre?'. Eu era animador de festa, trabalhava como palhaço infantil, na época eu ia para faculdade com resto de maquiagem na sobrancelha porque eu trabalhava em festas no sábado e no domingo à noite, e tinha que estar às 8h00 da manhã na segunda na faculdade. Muita gente falava que eu não ia conseguir conciliar o trabalho de animador com a faculdade, mas era esse emprego que pagava as minhas contas.‘’

Durante o período na faculdade, os outros alunos se perguntavam como Paulo ia lidar com a parte de shows, festas e os palcos com a profissão como dentista. ‘’Eu sempre disse que um dia ia conseguir juntar tudo isso’’, afirmou o dentista.

No seu projeto de conclusão de curso, Paulo Bonavides falou sobre o tema ‘’clownterapia'', que são técnicas de palhaços dentro de um consultório e chamou atenção. ‘’Meu diretor ficou apaixonado, falou pra eu continuar estudando que eles iam me contratar como professor, na época eu só tinha 20 anos. Ai eu fiz especialização em pediatria, fiz pós graduação em pacientes especiais e fiz um mestrado em pediatria e como 23 anos eu fui contratado como professor da universidade.’’

Paulo nos contou que nunca se imaginou trabalhando com outro público que não fosse as crianças, e afirma ter um dom dado por Deus. ‘’ Eu estudei muito para trabalhar com as crianças, mas acredito que também é um dom que Deus me deu’’. Além do consultório, o dentista é o dono da empresa ‘Hora de Brincar’, um serviço de festas e entretenimento.

Durante a pandemia, o dentista resolveu fazer uma live sem nenhuma pretensão, mas isso mudou sua vida. ‘’Eu resolvi fazer uma live sem pretensão nenhuma e aí deu duas mil crianças assistindo, e uma das pessoas que estavam vendo era o diretor da faculdade que eu dou aula, então ele me chamou para apresentar um programa infantil ao vivo, aqui na TV regional’’.

O programa infantil está no ar pela TV Santa Cecília de Santos. ‘’O projeto era apenas de um mês, mas já estamos a um ano e meio no ar e todo mundo fala que eu tenho que ir para TV Cultura’’, brincou o dentista.

Perguntado sobre qual é o segredo de lidar com as crianças no consultório, o dentista afirmou que a chave de tudo é a magia, o amor e o lúdico.

‘’Hoje em dia as crianças já nascem mexendo no tablet, então é trazer atualidades para dentro da consulta, eu brinco com elas, tenho uma caixa cheia de mágicas, pó encantado e isso faz com que eles fiquem encantados".

Paulo nos contou que recebe muitas mensagens de adultos traumatizados por dentistas dizendo que se tivessem um ‘’Tio Paulo’’ na infância os dias no consultório seriam mais felizes.

O odontopediatra ficou muito popular no Tik Tok e afirma que foi na contramão da moda que estava circulando na rede e mostrou quem ele realmente é.

‘’Quando fui para a TV as pessoas falaram pra eu abrir um Tik Tok e eu não sabia fazer aquelas dancinhas, mas percebi que a plataforma podia ser muito mais que as danças, então comecei a compartilhar meu dia a dia, fiz atividades para as crianças e comecei a mostrar os meus atendimentos, mostrei quem realmente eu sou acho que por isso deu certo’’, comenta.

O dentista se inspira no mundo mágico da Disney e acredita que falta um pouco desta ludicidade no mundo e faz uma crítica sobre o atual momento da TV brasileira.

‘’Quando você liga a televisão hoje em dia é só notícia ruim, ou briga política ou é morte, não tem uma mensagem de esperança, e é por isso que eu respeito muito a TV Cultura e talvez seja por isso que meu programa fez tanto sucesso aqui em Santos".

Paulo afirma que espera levar toda essa felicidade para todo o Brasil e transformar momentos ruins em momentos bons. ‘’Eu costumo dizer que não vendo tratamento, eu vendo alegria, esperança, experiências’’.

O artista vive um dia de cada vez mas tem grandes planos para o futuro. ‘’Eu quero ter minha própria linha de brinquedos, talvez um parque de diversões, mas claro um dia de cada vez, mas eu quero muito mais e trabalho para isso’’, concluiu o dentista.

Leia também: Exposição “Escalando o Mundo” é inspirada em jovem alpinista com paralisia cerebral