Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Unsplash
Reprodução/Unsplash

Apesar da literatura escrita estar em declínio por parte das novas gerações que tendem a preferir leituras eletrônicas, a experiência de folhear uma obra literária física é única, e incrivelmente mais íntima, ainda que não seja tão prática. A vivência de sentir o cheiro de um livro, ou a textura das páginas, é exclusiva do meio físico.

Quando se trata dos livros infantis, crianças podem se beneficiar muito dessas leituras, já que os autores conseguem transmitir reflexões importantes para o desenvolvimento humano de forma lúdica e até mesmo simples. Nos dias atuais, existem muitos assuntos complexos que podem - e devem - ser introduzidos aos pequenos da forma adequada.

Segue uma lista com cinco títulos infantis para conhecer: 

1.  Ei, você! Um Livro Sobre Crescer com Orgulho de Ser Negro

Publicado em 2021, esse livro do premiado ilustrador britânico-nigeriano Dapo Adeola homenageia importantes personalidades pretas. A ideia do autor é promover de forma saudável e positiva a criação de uma identidade negra, vinculada à ancestralidade. Para isso, ele celebra nomes como Elza Soares, Dandara, Machado de Assis, Barack Obama, entre outros.  

2. Um Dia de Neve 

Um clássico da literatura infantil mundial e extremamente premiado, esse livro lançado na década de 1960 permanece relevante na atualidade. Em meio ao auge do movimento negro nos Estados Unidos, Ezra Jack Keats escreveu essa história revolucionária por apresentar um protagonista preto sem nenhuma motivação especifica. A obra relata a primeira experiência de Peter ao ver a neve. 

Veja imagens: Webstory: Cinco livros infantis para conhecer 

3. Diário de Pilares na Índia 

Nesse novo volume da série infanto-juvenil "Diário de Pilares", a protagonista viaja à Índia em uma jornada de autoconhecimento. Lá ela tem experiências incríveis como aprender a meditar, visitar o Taj Mahal e, até mesmo, conhecer o ícone budista Dalai Lama. Escrito por Flávia Lins e Silva e ilustrado por Joana Penna, a obra é capaz de vínculos entre os leitores e as vivências de Pilares.

4. Como Eu Cheguei Aqui? 

Esse livro do autor britânico Philip Bunting conta a história do Planeta Terra, explicando também o surgimento da espécie humana até chegar na atualidade. De forma lúdica e graciosa, Bunting analisa o Big Bang, as estrelas, a formação do Sistema Solar, entre outros acontecimentos que nos fazem entender como chegamos aqui. 

5. O Pequeno Príncipe Preto 

Inspirado no clássico "O Pequeno Príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry, a releitura de Rodrigo França coloca um menino negro como protagonista da trama. No enredo, o Pequeno Príncipe vive sozinho em um país minúsculo, onde sua única companhia é uma árvore baobá.  A obra é uma adaptação de uma peça infantil que levou mais de 60 mil espectadores aos teatros.