Calçados
Antes de entrar em casa ou em restaurantes tradicionais, escolas, edifícios e ao visitar o lar de outras pessoas, os japoneses retiram os calçados. Eles são colocados no genkan, área de entrada tradicional constituída de uma varanda, ou uma sala.
Dentro do ambiente, usam um chinelo especial denominado surippa, que normalmente é feito de material leve e macio, cobrindo somente a parte da frente dos pés.
O objetivo é evitar que as sujeiras da rua que ficaram no sapato entrem dentro da casa, ou em qualquer edifício.
Primavera
Na véspera da chegada da primavera, os japoneses costumam atirar grãos de feijão pela janela. O costume tem o objetivo de atrair sorte e energias positivas.
Bebida
Uma das bebidas mais tradicionais do Japão é o saquê. Originária no século III em Nara, antiga capital japonesa, é produzida a partir de três ingredientes principais, o arroz, a água e kōji.
Diversas regiões do país o produzem, mas a região que carrega a fama de fabricar o melhor saquê é o distrito de Fushimi, em Kyoto.
Veja imagens: Webstory: Curiosidades sobre o Japão
Tooro Nagashi
Realizada tradicionalmente em várias regiões do país, é uma cerimônia religiosa em homenagem aos mortos. Acontece normalmente ao anoitecer do último dia de finados, já que no Japão são três dias.
Os participantes soltam barquinhos com lanternas nas águas dos rios e do mar. Feitas com papel manteiga e velas sobre base de madeira, as lanternas coloridas deslizam sobre as águas levadas pelo vento, iluminando o caminho das almas e propagando mensagens de paz.
Kimono
Também conhecido por quimono, é a vestimenta mais tradicional do pais. É usada por mulheres, homens e crianças em ocasiões especiais.
Hanami Matsuri
O festival das Cerejeiras é um dos eventos mais bonitos e ocorre por todo o país durante a primavera. Nesse período, muitos japoneses e turistas podem contemplar, nos parques e praças, o desabrochar da flor de cerejeira (sakuras).
Apesar de outras árvores florescerem nessa estação, o foco principal é a cerejeira, árvore símbolo da primavera japonesa.
Ruas
Em sua maioria, as ruas no Japão não possuem nome e os habitantes se localizam pelos quarteirões, que são numerados. Os endereços se baseiam em três números, sendo um do bairro, um do quarteirão e um da casa ou do prédio que se procura.
Refeições
Durante as refeições, os japoneses costumam fazer barulho com a boca como prova de que gostaram da comida. Além disso, eles são bastante rígidos quanto ao desperdício.
REDES SOCIAIS