Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ SECOM/Salvador
Reprodução/ SECOM/Salvador

Dia 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra em alguns estados brasileiros. Mas você sabe por que é comemorado neste dia?

A data foi escolhida em referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi nasceu em 1655, no Quilombo dos Palmares, Capitania de Pernambuco, região da serra da Barriga, e morreu em 1695. Ele foi o último líder da resistência de palmares.

Zumbi ficou conhecido pela luta contra a escravidão e pela liberdade de culto e religião dos negros durante o período colonial. O líder participou de diversas batalhas, e no dia 20 de novembro foi morto.

Veja imagens: Webstory: Como surgiu o Dia da Consciência Negra?

Zumbi dos Palmares foi entregue por um de seus capitães, Antônio Soares, e morto pelo capitão Furtado de Mendonça. Para exibir a morte, sua cabeça foi cortada e levada ao governador Melo e Castro, que expôs em praça pública o falecimento do líder.

O feriado foi adicionado no calendário escolar em 2003. No entanto, somente em 2011 criou-se a Lei nº 12.519, que foi instituída em 10 de novembro. A data não é um feriado nacional, ou seja, não são todos os estados brasileiros que a reconhecem como feriado.

Apenas cinco estados reconhecem o feriado: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro. Além deles, cerca de mil municípios colocaram a data no calendário oficial. A data poderá ser considerada feriado nacional. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresentou um projeto para que a data esteja no calendário nacional. O projeto (PLS 482/2017) foi aprovado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) e agora será analisado pela Câmara dos Deputados.

O feriado é uma forma de homenagem à luta de Zumbi de Palmares, e além disso, um lembrete para as questões do racismo e escravidão do Brasil.