Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Facebook Biblioteca Azul
Reprodução/Facebook Biblioteca Azul

Elena Ferrante é o pseudônimo de uma escritora italiana que decidiu manter sua identidade em segredo. Inclusive, ela já foi alvo de muitas investigações por esta decisão. Porém, a autora quis dar ênfase a suas obras, não a vida pessoal.

Seus livros comtemplam personagens femininas fortes e complexas, imersas em uma situação social e pessoal que interferem em seus destinos.

Muitas obras da autora serão adaptadas para a produção audiovisual. A Tetralogia Napolitana, a sequência de livros mais famosa, já inspirou uma série na HBO chamada ‘A amiga genial’. Agora, a Netflix lança ‘A filha perdida’ no dia 31 de dezembro. O longa venceu o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza. O livro ‘A vida mentirosa dos adultos’, o romance mais recente de Elena Ferrante, também será adaptado para uma série pelo streaming.

Conheça as principais obras de Elena Ferrante para ler antes da adaptação cinematográfica:

Tetralogia Napolitana (Editora Biblioteca Azul)

A série de quatro livros é composta por: A amiga genial; História do novo sobrenome; História de quem foge e de quem fica; História da menina perdida.

A saga vendeu mais de 30 milhões de cópias pelo mundo e se tornou uma sensação em diferentes países, conhecida como “Febre Ferrante”.

A trama acompanha as amigas Elena Greco, narradora da história, e Rafaella Cerullo. As personagens ficaram mais conhecidas por Lina e Lenu. Ambientada na Nápoles pós-guerra, a história acompanha as mudanças nas vidas das mulheres na época, os diferentes caminhos, as chances de cada uma e as diferenças sociais durante a vida inteiras das protagonistas.

A filha perdida (Editora Intrínseca)

O romance acompanha a professora universitária de meia-idade, Leda, que decide tirar férias no litoral sul da Itália depois que as filhas, já crescidas, se mudam para o Canadá com o pai. Durante o passeio, ela conhece Nina, a jovem mãe de Elena, que desperta sentimentos conflitantes na protagonista.

O livro retrata o papel da mulher na sociedade, a complexidade da maternidade e as difíceis verdades que as pessoas conseguem aceitar.

A vida mentirosa dos adultos (Editora Intrínseca)

Neste livro, Giovanna encara os conflitos da adolescência. Também ambientada em Nápoles, a trama acompanha as descobertas familiares da menina.

Quando Giovanna escuta o pai a chamando de feia e comparando com Vittoria, a irmã que ele renegou, o peso de uma possível falha de caráter faz a garota querer descobrir quais heranças de personalidade pode ter herdado.

Ao decidir conhecer a tia, Giovanna abre caminho para uma vida que não sabia que poderia existir.

Um amor incômodo (Editora Intrínseca)

A história acompanha a relação complexa e caótica entre a filha e a mãe, que é encontrada morta em uma situação suspeita. Para tentar desvendar o crime, a mulher entra em um resgate do passado e das relações vividas pela mãe.