Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Cartaz da Semana de Arte Moderna de 1922/ Arquivo Público
Cartaz da Semana de Arte Moderna de 1922/ Arquivo Público

Em 2022, a Semana de Arte Moderna de 1922 comemora 100 anos. Para celebrar o centenário desta importante data de manifestação artístico-cultural da época, selecionamos algumas exposições que acontecem em homenagem ao marco. 

No site do Governo do Estado de São Paulo, é possível ter acesso ao programa completo de atividades em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna na capital paulista. 

1. ‘A Máquina do Mundo’ na Pinacoteca de São Paulo

A Pinacoteca de São Paulo recebe a exposição 'A Máquina do Mundo: Arte e indústria no Brasil 1901 – 2021' até o dia 21 de fevereiro. A curadoria selecionou 250 obras de mais de 100 artistas nas sete galerias de exposições temporárias do edifício Pina Luz. A mostra debate a maneira como a indústria impacta as produções artísticas no Brasil desde o século passado. 

2. ‘Mário de Andrade – Eu sou 300, 350’ no Museu Afro Brasil

A mostra do Museu Afro Brasil aborda uma temática de cultura material, literatura, artes visuais, música e ambientação da cidade de São Paulo dos anos 20. A curadoria é de Emanoel Araújo e a exposição acontece entre 25 de janeiro a julho de 2022.

3. ‘O Modernismo de John Graz’ no Museu da Casa Brasileira

O Museu da Casa Brasileira, em parceria com o Instituto John Graz, apresenta uma retrospectiva do designer com projetos inéditos, fotografias, maquetes e interativos. A curadoria é assinada por Guinter Parschalk e Baba Vacaro. A mostra fica em cartaz de abril a junho.

Veja imagens: Webstory: Programação dos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922

4. ‘100 anos Modernos’ no MIS-SP

Em parceria com a Bienal do Mercosul, o MIS-SP apresenta a mostra '100 anos Modernos', em homenagem ao centenário e como uma celebração da arte moderna e contemporânea. A exposição interativa fica entre fevereiro e maio de 2022.

5. ‘SP Vinte e Dois’ no Museu da Língua Portuguesa

A exposição aborda um olhar sobre identidades nacionais e regionais na literatura. A mostra tem uma perspectiva sobre a relação do modernismo de 22 e a cidade de São Paulo, por meio do centro-periferia da capital paulista. 

6. ‘A Arte Sacra dos Modernistas’ no Museu de Arte Sacra de São Paulo

O Museu de Arte Sacra recebe uma mostra que pontua a religiosidade e a fé por meio das obras criadas pelos modernistas. A exposição acontece entre os dias 25 de janeiro e 27 de março de 2022. Além desta, o museu também receberá a mostra 'O Modernismo e o Patrimônio', sobre o Centenário da Semana de Arte Moderna de 22, no final do ano.