Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Arquivo Público
Reprodução/Arquivo Público

Ulisses, livro do escritor irlandês James Joyce, foi um marco na literatura mundial. Completando 100 anos da sua publicação, a obra ainda é muito debatida e levanta uma questão importante sobre os rumos da escrita até hoje.

O livro é considerado difícil pela área da literatura. A estrutura dos 18 capítulos baseada na obra Odisseia, de Homero, acompanha Leopold Bloom até o status de herói mítico. Enquanto remói a suspeita de traição da esposa, Molly Bloom, a preocupação com a filha adolescente, Milly Bloom, a morte do filho que viveu apenas 11 dias e o suicídio do pai, que era judeu imigrante, Leopold transita por um espaço que não pertence.

Em uma narrativa engenhosa, é preciso saber o caminho que está percorrendo para não se perder no trajeto minucioso que Joyce conduz. Os detalhes pelos quais o personagem passa, por mais sutis que sejam, incorporam pistas para o significado da obra.

Caminhando por Dublin, capital da Irlanda, Leopold Bloom e Stephen Dedalus, personagem que também aparece no livro ‘Retrato do Artista Quando Jovem’, enfrentam odisseias que, além de tudo, são também jornadas pessoais. O romance traduziu o momento da época, envolvendo a crise econômica, política e cultural, assumindo o posto de símbolo do modernismo literário do século XX.

Apesar do enredo ter aparência de simplicidade, o fluxo de consciência dos personagens exige extrema atenção dos leitores. A trajetória acontece também por meio de um passeio na mente das figuras apresentadas no livro.