Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou alguns autotestes de Covid-19. Ao todo, o Brasil possui seis produtos com autorização. 

Um dos principais pontos de atenção da Anvisa para análise dos autotestes é a usabilidade, que inclui as orientações de uso e as instruções em linguagem simples, que permitam que a pessoa leiga faça o uso correto do produto. Com o exame, é possível detectar a presença do vírus no organismo entre 15 e 30 minutos. Pode ser realizado entre o primeiro e sétimo dia do início de sintomas como febre, tosse, dor de garganta, coriza, dores de cabeça e no corpo.

O primeiro autoteste para identificação da Covid-19 no Brasil foi o Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno, produzido pela empresa CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médico-Hospitalares e Odontológicos, em 17 de fevereiro. Segundo a Anvisa, o exame é feito com coleta não profunda nas vias aéreas e o resultado fica pronto após 15 minutos.

Em 25 de fevereiro, dois autotestes de Covid-19 foram aprovados no Brasil. Um deles, o Autoteste COVID Ag Oral Detect, é o primeiro autoteste para a doença que utiliza a saliva.

O Autoteste COVID Ag Oral Detect foi registrado em nome da empresa Eco Diagnóstica Ltda e terá fabricação nacional. A coleta requer que o usuário cuspa a saliva em um copo. Mesmo que essa coleta não utilize swab, o kit possui este item que será usado apenas para transferir a quantidade certa da saliva do copo para o tubo de extração.

Já o outro autoteste aprovado pela agência, o SGTi-flex COVID-19 Ag – AUTOTESTE, registrado em nome da empresa Kovalent do Brasil Ltda, também será fabricado no país e foi desenvolvido para uso de amostra de swab nasal não profundo. Este produto poderá ser encontrado no mercado nacional em versões com 1, 2 e 5 testes.

No dia 2 de março, o COVID-19 Ag (Swab Nasal) e o COVID-19 Ag – SELF TEST foram os últimos aprovados. O primeiro é registrado pela empresa BIOSUL e fabricado pela HANGZHOU. O segundo, pela empresa KOVALENT e com fabricação da SUGENTECH. O Swab Nasal terá apenas um teste por embalagem. Já o da Kovalent, terá 1, 2 ou 5 testes por produto.

De acordo com a rede Raia Drogasil, o Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno chegou em todas as lojas na sexta-feira (4). Na Drogaria São Paulo e na Drogaria Pacheco, do Grupo DPSP, os autotestes da Eco Diagnóstica e Novel devem chegar nas lojas de São Paulo e Rio de Janeiro. Apenas depois, irão para todos os estados em que a rede atua.

A previsão é de que o produto custe em torno de R$ 69,90. A venda de autotestes foi autorizada pelo órgão regulador em 28 de janeiro. Para comercializar, cada empresa deve fazer a solicitação e ser avaliada pela Anvisa.