Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pexels
Pexels

O método de introdução alimentar BLW do inglês "Baby Led Weaning", que traduzido para português significa "desmame guiado pelo bebê", consiste em oferecer alimentos em pedaços, sem que sejam batidos ou amassados. Dando autonomia para que o bebê conduza sua própria alimentação.

A introdução alimentar deve acontecer apenas a partir dos seis meses, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quando a criança já tem desenvolvimento adequado, autorizada pelo pediatra.

O método BLW, tem diversos benefícios comprovados, como o desenvolvimento psicomotor, estímulo sensorial, a autorregulação da comida pelo bebê, além de manter os nutrientes dos alimentos, diferentemente de quando são oferecidos amassados ou triturados.

É interessante que os alimentos sejam cortados em pedaços largos, facilitando o contato da criança com as frutas e vegetais. Entre os alimentos indicados estão a cenoura, brócolis, tomate, banana, ovo cozido, e outros, sempre optando por temperos naturais.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) considera válida toda forma da criança se relacionar com a comida, o BLW pode ser uma opção, sendo importante que não interaja somente com o alimento, mas também com a família.