Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Lygia Fagundes Telles morreu aos 98 anos de idade em São Paulo. A escritora foi um dos maiores expoentes da literatura do país e integrava a Academia Brasileira de Letras desde os anos 1980.

Conhecida como "a dama da literatura brasileira", ela recebeu o prêmio Camões em 2005 e o prêmio Jabuti em 1966, 1974 e 2001. A escritora também teve obras traduzidas para diversos outros idiomas.

A notícia do óbito se deu através do também integrante da Academia Brasileira de Letras Juarez Neto, que disse que Lygia faleceu de causas naturais.

Suas obras foram adaptadas para cinema, teatro e televisão. A romancista nascida em Sertãozinho, cidade localizada no interior de São Paulo, também foi advogada.

Conheça as principais obras da autora:

As Meninas

Em meio à ditadura militar brasileira, lançou, em 1973, uma de suas principais obras. 'As Meninas' foi uma publicação corajosa que desafiou a censura em um momento de grande repressão e deu vida aos personagens que retravam a época. Lia, Lorena e Ana Clara foram as protagonistas que debateram a revolução, a burguesia e a dependência química. 

Ciranda de Pedra

O romance de formação é focado em Virgínia. Em meio ao drama de separação da família, Lygia debateu morte, sexualidade, traição e loucura. Este foi o primeiro romance publicado pela escritora e considerado como sua obra de maturidade literária. 

Verão no Aquário

Segundo romance de Lygia, o livro venceu o Prêmio Jabuti. Também relatando problemas familiares, a obra debate a memória, a interferência do passado no presente e o alcoolismo. 

Antes do Baile Verde

O livro reúne 18 contos da autora com grande versatilidade de temas e personagens complexos. Com esta produção, Lygia ganhou o Grande Prêmio Internacional Feminino para Estrangeiros, em Cannes, na França. 

Seminário dos Ratos

Os 14 contos são um marco importante do talento da escritora. Com diferentes recursos narrativos, Lygia mostra sua habilidade em contar as histórias e debater diferentes temas.