Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Facebook Liga SP
Reprodução/Facebook Liga SP

Devido à pandemia da Covid-19, o carnaval brasileiro teve alterações nas datas. As 14 escolas de samba do grupo especial desfilam no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, nos dias 22 e 23 de abril.

Confira a ordem do desfile e os sambas enredos do grupo especial:

22 de abril (sexta-feira)

Acadêmicos do Tucuruvi (22h30)

Vice-campeã do Grupo de Acesso no carnaval de 2020, a primeira escola contará com o mestre de bateria Serginho e o intérprete Leonardo Bessa para apresentar o enredo “Carnavais… De lá pra cá o que mudou? Daqui pra lá o que será?”. A rainha da bateria será Cintia Mello.

Os compositores foram Diego Nicolau, Marcelo Chefia, Rodrigo Minuetto, Rodolfo Minuetto e Leonardo Bessa.

Colorado do Brás (23h35)

Com Maísa Magalhães como rainha da bateria e Camila Prins como rainha LGBTQIA+, a segunda a desfilar apresenta o enredo “Carolina — A Cinderela Negra do Canindé”, uma homenagem a Carolina Maria de Jesus, uma das maiores escritoras da literatura brasileira.

Com Chitão Martins como intérprete, a composição é assinada por Thiago Sukata, Turko, Rafa do Cavaco, Claudio Mattos, Maradona, Valêncio, Luan e Thiago Meiners.

Mancha Verde (0h40)

O enredo “Planeta Água”, dos compositores Marcio André Filho, Marcelo Lepiane, Lico Monteiro, Rafael Ribeiro, Richard Valença, João Perigo, Solano Mota, Leandro Thomaz, Telmo JB, Lanza Muniz Moraes e Rosali Carvalho, será interpretado por Fredy Vianna.

Tom Maior (1h45)

De maneira lúdica, a escola irá apresentar “O Pequeno Príncipe no Sertão”, mesclando a magia e os ensinamentos da famosa obra “O Pequeno Príncipe”, com os personagens principais, como a Rosa e a Raposa, transportados para o cenário do nordeste brasileiro, com o folclore e as tradições da região.

O enredo foi produzido por Jairo Roizen, Morganti, Sukata, Valêncio, Nelson Valentim, Tubino, Jadson Fraga, Luan, Alexandre Gordão, Claudinho, Meiners e Victor Alves.

Unidos de Vila Maria (2h50)

O enredo de Unidos de Vila Maria é “O Mundo Precisa de Cada Um de Nós. A Vila é Porta-voz”. Wander Pires será o intérprete e a composição é assinada por Dudu Nobre, Zé Paulo Sierra e Diego Nicolau.

Acadêmicos do Tatuapé (3h55)

O azul e branco apresentará “Preto Velho conta a saga do café num canto de fé”.

A composição é de Fabiano Tennor, Luiz Ramos, Mike, Dominguinhos do Estácio, Rodolfo Minueto, Rodrigo Minueto, Willian Tadeu, Rafael Falanga, Imperial, Gui Cruz, Marçal, Portuga, Luciano Rosa, Reinaldo Marques, Vitor Gabriel, Turko, Rafa do Cavaco, Silas Augusto, Maradona, Cláudio Russo, Vitinho Botafogo e Mancha.

Dragões da Real (5h)

“Adoniran” será a homenagem ao cantor e compositor Adoniran Barbosa. Neste ano, é comemorado 110 anos do nascimento do sambista.

A composição inclui Alfredo Rubinato, neto de Adoniran. Além dele, também é assinada por Thiago SP, Léo do Cavaco, Renne Campos, Marcelo Adnet, Darlan Alves, Rodrigo Atração, Alemão do Pandeiro, Paulo Senna, André Carvalho e Tigrão.

23 de abril (sábado)

Vai-Vai (22h30)

A campeã do Grupo de Acesso em 2020 irá apresentar o enredo “Sankofa!”. A composição é de Xande de Pilares, Rodrigo Peu, Claudio Russo, Junior Gigante, Jairo Limozine, Silas Augusto, Zé Paulo Sierra e Bruno Giannelli.

Gaviões da Fiel (23h35)

A escola apresentará um enredo repleto de crítica social sobre questões atuais no Brasil. Com o título “Basta!”, vai relatar problemas sociais como racismo, machismo e fascismo.

A canção é assinada por Grandão, Sukata, Jairo Roizen, Morganti, Guinê, Xérem, Claudio Gladiador, Ribeirinho, Claudinho, Meiners, Japonês da Moóca, Julhyan, Luciano Costa, Felipe Yaw, Marcelo Adnet, Fadico, Júnior Fionda, Lequinho, Fábio Palácio (Mentirinha), Leonel Querino, Altemir Magrão, Marcelo Valente, Sandro Lima e Rodrigo Dias.

Mocidade Alegre (0h40)

A tradicional escola das cores vermelho e verde levará o samba-enredo “Quelémentina, Cadê Você?” para o carnaval de 2022.

A composição é de Márcio André, Fabiano Sorriso, China da Morada, Marquinhos Biel, Lucas Donato, Daniel Katar, Bello e Marcelo Valência.

Águia de Ouro (1h45)

O enredo “Afoxé de Oxalá — No ‘Cortejo de Babá’, Um Canto de Luz em Tempo de Trevas” é o escolhido pela escola para o desfile deste ano. Os compositores são Dominguinhos do Estácio, Jorginho Moreira, João Perigo, Lico Monteiro, Leandro Thomaz, Telmo Augusto, Lucas Valentin, JotaPê, Lanza RafaBerê, Araken Kaoma, Solano Laranjo, Serginho Rocco, Rosali Ahumada Carvalho, Lequinho, Júnior Fionda, Dedé, Rafael Santos, Chocolate, W. Corrêa, Vieira e Rafa Machado.

Barroca Zona Sul (2h50)

O verde e rosa irá apresentar o enredo “A evolução está na sua fé… Saravá Seu Zé!”. A composição é assinada por Sukata, Thiago Meiners, Morganti, Jairo Roizen, Luan, Marcos Thiago, Pixulé e Emerson Franco (in memorian).

Rosas de Ouro (3h55)

“Sanitatem” é o enredo da famosa escola Rosas de Ouro para o carnaval de 2022. Os compositores da música desta edição são Godói, Luciano Godói, Diego Nicolau, André Ricardo, Marcelo Adnet, Douglas Chocolate, Jacopetti, Cacá Mascarenhas, Liso, Antônio Junior, Hudson Luiz e Andreia Araújo.

Império de Casa Verde (5h)

Em 2022, a escola do azul e branco irá apresentar o enredo “O Poder da Comunicação. Império, o Mensageiro das Emoções…”. Os compositores são André Diniz, Marcelo Casa Nossa, Claudio Russo, Darlan Alves, Samir Trindade, Diego Nicolau e Fabiano Sorriso.