Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Montagem: Divulgação Moonlighting, Reprodução 'The sixth sense' e 'Unbreakable'
Montagem: Divulgação Moonlighting, Reprodução 'The sixth sense' e 'Unbreakable'

Recentemente, o ator Bruce Willis decidiu se aposentar após ser diagnosticado com afasia, um distúrbio de linguagem que afetou sua capacidade de comunicação. Presente em diversos clássicos dos filmes de ação e suspense, listamos aqui os seis papéis mais emblemáticos do ator nos cinemas e na TV.

ATENÇÃO!: As informações a seguir podem conter spoilers 

Leia Também: Além de Bruna Marquezine, confira mais cinco brasileiros presentes em filmes de super-herói

John McClane (Duro de Matar);

Reprodução: 'Die Hard'

O personagem que certamente colocou o status de astro de filmes de ação em Bruce Willis foi John McClane, da franquia ‘Duro de Matar’. No longa de 1988, que posteriormente ganhou mais quatro continuações (também com Willis o papel principal), um policial de Nova York visita sua família em Los Angeles para curtir o natal, no entanto, durante uma confraternização, ele se vê obrigado a lidar sozinho com terroristas que invadem o prédio onde sua esposa trabalha.


David Addison (A Gata e o Rato);

Divulgação: Moonlighting

Antes do sucesso de ‘Duro de Matar’, Bruce Willis já vinha brilhando nas telinhas como o detetive David Addison, de ‘A Gata e o Rato’. O papel inclusive lhe rendeu o Globo de Ouro em 1987 na categoria de Melhor ator em série de TV, comédia ou musical. O seriado de cinco temporadas durou de 1985 até 1989 e apresentou Bruce como diretor de uma agência de detetives que recruta uma modelo (Cybill Shepherd), que levou um golpe do empresário, para trabalhar com ele.


David Dunn (Corpo Fechado);

Reprodução: 'Unbreakable'

Neste clássico de M. Night Shyamalan, o ator dá vida a uma espécie de Superman moderno, sombrio e realista. Após se tornar o único sobrevivente de um acidente de trem, no qual não sofreu nenhum arranhão, o segurança David Dunn se dá conta de que nunca se machucou em toda a sua vida. Ao cruzar com o quadrinista Elijah Price (Samuel L. Jackson), Dunn vai descobrindo aos poucos habilidades que ele não imaginava que possuía e começa a ponderar se ele pode ser uma espécie de super-herói. Mais de uma década após seu lançamento, ‘Corpo Fechado’ ganhou as continuações ‘Fragmentado’ (2016) e ‘Vidro’ (2019).


Dr. Ernest Menville (A morte lhe cai bem);

Divulgação: 'A morte lhe cai bem'

Esse personagem é um pouco diferente dos papéis habituais de Bruce Willis. Se aventurando na comédia, o astro dos filmes de ação encarna o cirurgião plástico Ernest Menville. Ele se vê disputado pela atriz Madeline Ashton (Meryl Streep) e pela escritora Helen Sharp (Goldie Hawn). As duas, aliás, descobrem e fazem uso de um elixir que confere imortalidade e alguns efeitos colaterais inusitados. O longa de 1992 é dirigido por Robert Zemeckis, de ‘De volta para o futuro’.


Butch Coolidge (Pulp Fiction);

Reprodução: 'Pulp Fiction'

Pulp Fiction: Tempo de Violência’ (1994) é considerado por muitos o melhor filme do diretor Quentin Tarantino, e Bruce Willis está presente nesse clássico como um dos personagens mais divertidos.

O boxeador Butch Coolidge vence uma luta que estava combinada para ele perder. Sabendo que seria cobrado e possivelmente morto pelo mafioso que arranjou o confronto, o lutador resolve fugir com a namorada para longe de casa. O problema é que ele esquece o relógio do pai em seu apartamento, objeto que considera mais valioso, e é obrigado a voltar para buscá-lo. É óbvio que ele toparia com o mafioso no caminho.


Dr. Malcolm Crowe (Sexto Sentido);

Reprodução: 'The sixth sense'

Mais uma colaboração com o diretor M. Night Shyamalan no que é reconhecido como seu longa de maior sucesso. Aqui, Willis é Malcolm Crowe, um psicólogo que auxilia crianças problemáticas. Ele está encarregado de ajudar o garoto Cole Sear (Haley Joel Osment), que tem sérios problemas de socialização. Como se não bastasse, a criança simplesmente “vê gente morta o tempo todo”. A reviravolta no final do filme é apontada como uma das mais surpreendentes da história do cinema.

Entenda o que é afasia, distúrbio de linguagem que abreviou a carreira de Bruce Willis e do quadrinista brasileiro Angeli:

Assista ao Minuto Cultura dos papéis mais emblemáticos de Bruce Willis:

Leia Também: Quatro anos após primeiro filme, "A Freira 2" é oficializado pela Warner Bros