Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Clientes do Nubank e do PicPay relataram casos de sumiço de dinheiro da conta após transações com a conta Caixa Tem, a poupança digital criada pela Caixa para recebimento do auxílio emergencial e do saque emergencial do FGTS.

Que problemas são esses? São problemas diferentes:

  • PicPay: as principais queixas eram sobre o desaparecimento do saldo das contas e à falta de compensação de transferências feitas para outras instituições.
  • Nubank: usuários relatam desaparecimento do saldo creditado na conta.

O que esses problemas têm a ver com o app Caixa Tem? Os dois bancos relatam algum tipo de relação entre a falha e o aplicativo da Caixa:

  • Picpay: informa que “um pequeno percentual das transações entre o aplicativo e o PicPay não é concluído devido à instabilidade do Caixa Tem.” A orientação do PicPay é tentar nova transferência. “Se a Caixa tiver debitado o valor utilizado para a transferência, o estorno deverá ser realizado pelo próprio banco.”
  • Nubank: a explicação é muito mais complexa nesse caso. O banco diz que o erro ocorreu devido a uma “falha sistêmica da própria Caixa”.

O que foi essa falha relatada pelo Nubank? O Nubank diz que parte de seus clientes que realizou o pagamento de boletos por meio da Caixa recebeu em sua conta digital uma quantia superior ao valor correto.

“Assim que fomos informados pela CEF sobre a situação, iniciamos o processo de estorno dos valores excedentes para a Caixa. As devoluções foram suspensas assim que identificamos inconsistências nos dados fornecidos pela Caixa”, afirma o Nubank.

Por isso, o Nubank afirma ter suspendido os estornos. “Devido à imprecisão dos dados fornecidos, decidimos reverter os valores aos nossos clientes mesmo não sendo responsáveis pela falha. Os valores já estão sendo devolvidos hoje mesmo, e estamos aguardando esclarecimentos adicionais da Caixa.”

O que a Caixa diz? Procurada, a Caixa ainda não se manifestou sobre essas falhas nas transações resultantes de transferências para outros bancos ou pagamento de boletos.

Questionada sobre todos os problemas do app Caixa Tem, o banco disse que “’tem implementado melhorias no aplicativo, como a ampliação da validade da sessão de cada usuário durante 72 horas, o que evita a necessidade de nova fila virtual para acessar o Caixa Tem durante esse período”.