Clientes do Nubank e do PicPay relataram casos de sumiço de dinheiro da conta após transações com a conta Caixa Tem, a poupança digital criada pela Caixa para recebimento do auxílio emergencial e do saque emergencial do FGTS.
Que problemas são esses? São problemas diferentes:
- PicPay: as principais queixas eram sobre o desaparecimento do saldo das contas e à falta de compensação de transferências feitas para outras instituições.
- Nubank: usuários relatam desaparecimento do saldo creditado na conta.
#Nubank SUMIU COM O MEU DINHEIRO
Eu tinha R$329,59 na minha conta e meu saldo ZEROU e apareceu esse AJUSTE REALIZADO NEGATIVO.
Eu não fiz nenhum pagamento.
AJUSTE DE QUE?
ONDE ESTÁ O MEU DINHEIRO, NUBANK?
ESSE É O DINHEIRO DO MEU SALÁRIO
Não tive nenhuma resposta até agora. pic.twitter.com/5StFoRoEZy
— Thayla Jamus (@thaylajamus) July 7, 2020
@picpay bom dia picpay prescizo do meu dinheiro de volta eu já falei que não posso aguarda mais o de milhares de pessoas o dinheiro tá voltando pra conta pq o meu tenho que aguarda
— dayane barao (@BaraoDayane) July 8, 2020
O que esses problemas têm a ver com o app Caixa Tem? Os dois bancos relatam algum tipo de relação entre a falha e o aplicativo da Caixa:
- Picpay: informa que “um pequeno percentual das transações entre o aplicativo e o PicPay não é concluído devido à instabilidade do Caixa Tem.” A orientação do PicPay é tentar nova transferência. “Se a Caixa tiver debitado o valor utilizado para a transferência, o estorno deverá ser realizado pelo próprio banco.”
- Nubank: a explicação é muito mais complexa nesse caso. O banco diz que o erro ocorreu devido a uma “falha sistêmica da própria Caixa”.
O que foi essa falha relatada pelo Nubank? O Nubank diz que parte de seus clientes que realizou o pagamento de boletos por meio da Caixa recebeu em sua conta digital uma quantia superior ao valor correto.
“Assim que fomos informados pela CEF sobre a situação, iniciamos o processo de estorno dos valores excedentes para a Caixa. As devoluções foram suspensas assim que identificamos inconsistências nos dados fornecidos pela Caixa”, afirma o Nubank.
Por isso, o Nubank afirma ter suspendido os estornos. “Devido à imprecisão dos dados fornecidos, decidimos reverter os valores aos nossos clientes mesmo não sendo responsáveis pela falha. Os valores já estão sendo devolvidos hoje mesmo, e estamos aguardando esclarecimentos adicionais da Caixa.”
O que a Caixa diz? Procurada, a Caixa ainda não se manifestou sobre essas falhas nas transações resultantes de transferências para outros bancos ou pagamento de boletos.
Questionada sobre todos os problemas do app Caixa Tem, o banco disse que “’tem implementado melhorias no aplicativo, como a ampliação da validade da sessão de cada usuário durante 72 horas, o que evita a necessidade de nova fila virtual para acessar o Caixa Tem durante esse período”.
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