Notícias

Pais que retornam ao trabalho não têm com quem deixar os filhos

Reabertura da atividade econômica não segue a da volta às aulas e famílias sofrem com o impacto


08/07/2020 14h40

A reabertura gradual de setores, desacompanhada da volta às aulas, cria um problema para quem tem crianças em casa. Buscar a ajuda dos avós não é uma opção, pois eles fazem parte do grupo de risco. Os impactos são maiores para famílias uniparentais lideradas por mulheres.

Débora Garcia, bancária, voltou a trabalhar e deixa o casal de filhos com parentes. “essa semana nós deixamos com o meu sobrinho, que tem 18 anos e está em férias da faculdade. Seria o único disponível pra cuidar deles. Na semana que vem a gente vai ter que correr atrás e ver quem pode ficar", relata.

A socióloga do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) Adriana Marcolino, reconhece a importância de manter as escolas fechadas para preservar a saúde de crianças, professores e funcionários. Mas, na impossibilidade de manter a quarentena para outros setores, defende a criação de políticas públicas que ajudem pais e mães que trabalham fora.

Adriana ainda diz que “é uma obrigação do poder público, porque a segurança das crianças é um dever do Estado, de todos mas do Estado. Direito à creche, é fundamental.”

Assista à matéria do Jornal da Tarde:


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)