Notícias

Empreendedores negros sofrem mais os efeitos da pandemia nos pequenos negócios, diz pesquisa

Maioria dos negócios encabeçados por empresários negros está nas periferias, as áreas mais atingidas pela pandemia de Covid-19


08/07/2020 19h35

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a FGV indica que empreendedores negros sofrem mais os efeitos da pandemia de Covid-19 entre os pequenos negócios no Brasil.

O estudo ouviu 7.400 empresários entre 29 de maio e 2 de junho. Os resultados apontam que a maioria dos pequenos negócios encabeçados por empresários negros está nas periferias das regiões metropolitanas, áreas mais atingidas pelo novo coronavírus.

Entre os empreendedores negros, 70% têm negócios em cidades onde houve o lockdown - isto é, bloqueio total de atividades. Entre os brancos, são 59%. Negros também são maioria entre os donos de negócios que só podem funcionar presencialmente, e empresas lideradas por pessoas negras venderam menos online em comparação com as de empresários brancos.

A pesquisa também quis saber os resultados de pedidos de empréstimos bancários por empreendedores: entre os negros, 61% tiveram os pedidos recusados; 25% aguardam resposta; e 14% obtiveram o crédito. Já entre os brancos, os números das mesmas perguntas são, respectivamente, 55%, 28% e 17%.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)