Notícias

"O bolsonarismo sentiu o golpe", avalia Vera Magalhães sobre perfis falsos apagados pelo Facebook

Para a jornalista, denúncia da rede social é muito grave e pode desdobrar em investigações por crime eleitoral e por crime de responsabilidade​


09/07/2020 22h30

Durante participação no Jornal da Cultura, a jornalista e apresentadora do Roda Viva, Vera Magalhães, avaliou que o grupo liderado pelo presidente Jair Bolsonaro sentiu o peso da retirada de perfis falsos ligados a seus apoiadores.

"A reação do presidente Jair Bolsonaro e dos seus principais apoiadores a derrubada por parte do
Facebook de vários perfis páginas e grupos ligados ao bolsonarismo mostra que a coisa foi sentida, ela foi de cautela. Não foi a mesma estridência de outras vezes”, disse.

O Facebook apagou nesta quarta-feira (8), 73 perfis ligados a bolsonaristas que mantinham comunicação frequente com cerca de um 1,8 milhões de seguidores por publicarem conteúdo considerado inadequado.

Na lista de perfis deletados consta que o assessor da presidência da república, Tecio Arnoud Tomaz, como responsável por uma das contas. Para Vera Magalhães, a denúncia da rede social é muito grave e pode desdobrar em investigações por crime eleitoral e por crime de responsabilidade.

"Fez com que eles colocarem as barbas de molho e não tivessem a mesma reação escandalosa das outras vezes", finalizou a jornalista.

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News, senador Angelo Coronel, do PSD da Bahia, pediu nesta quinta-feira (9), que o Facebook compartilhe os dados das contas excluídas da plataforma. O senador também informou que a Comissão pretende quebrar os sigilos bancário, fiscal e telemático de mais de 60 pessoas, já investigadas anteriormente.

Assista ao comentário da jornalista Vera Magalhães, no Jornal da Cultura:

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)