Notícias

PF faz buscas na casa do governador do Piauí e no gabinete de deputada do PT

Operação investiga esquema de superfaturamento em contratos de transporte escolar


27/07/2020 09h02

Nesta segunda-feira (27) a Polícia Federal fez buscas de apreensão na casa do governador Wellington Dias (PT), no gabinete da primeira dama do estado e deputada federal Rejane Dias (PT), em Brasília, em empresas e na casa do irmão da deputada. Além da sede da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), em Teresina.

As buscas fazem parte da terceira fase da Operação Topique da PF, iniciada em 2018, que investiga esquema criminoso de fraude de licitações de transporte escolar. Segundo a Polícia, servidores públicos e empresários teriam se associado para superfaturar os contratos dos transportes. Não foi esclarecido quais suspeitam acercam o governador e o irmão da deputada.

Mesmo após duas fases da investigação, a PF afirma que o Governo do Piauí mantém contratos ativos com as empresas ligadas ao esquema criminoso, que já totaliza cerca de R$ 96,5 milhões coletados entre 2019 e 2020.

A PF ainda aponta a operação de hoje tem o objetivo de aprofundar as investigações sobre o recebimento de solicitação e bens de valores, feita ou não por terceiros, agentes públicos com poder de comando na Secretaria no período da Investigação.

Outros 12 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Teresina e em Brasília, por ordem da Justiça Federal no Piauí junto da Controladoria-Geral da União e do Ministério Público Federal.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)