Notícias

Facebook irá manter perfis bolsonaristas no ar fora do Brasil

Empresa anuncia que não cumprirá a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes


31/07/2020 14h50

O Facebook anunciou nesta sexta-feira (31) que não cumprirá a determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, imposta nesta quinta-feira (30), de tirar do ar internacionalmente perfis bolsonaristas que são alvos do inquérito das Fake News.

A rede social irá recorrer ao plenário do STF, mas enquanto isso manterá as contas fora do ar no Brasil. Em nota divulgada pela assessoria de imprensa, o Facebook declara: “Respeitamos as leis dos países que atuamos. Estamos recorrendo ao STF contra a decisão de bloqueio global de contas, considerando que a lei brasileira reconhece limites à sua jurisdição e a legitimidade de outras jurisdições”.

O Facebook acredita que o bloqueio de perfis internacionalmente a partir de uma instância de jurisdição local, como o STF, poderia criar danos ao funcionamento da plataforma. Caso juízes dos demais países no mundo decidissem ordenar a suspensão global devido a um fato local, o Facebook teria sua atuação em um espaço muito limitado.

A empresa decidiu suspender as contas apenas no Brasil. Com isso, adotou uma estratégia oposta ao do Twitter, que tirou do ar os perfis do mundo todo.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)