Notícias

Exposição à poluição pode diminuir a expectativa de vida em até dois anos

A fumaça produzida pela queima do diesel e da gasolina causa problemas respiratórios, doenças cardiovasculares, e até mesmo o câncer


31/07/2020 16h22

Foi estimado que a exposição aos poluentes emitidos pelos automóveis pode diminuir a expectativa de vida em dois anos. A fumaça produzida pela queima de combustíveis fósseis, como o diesel e a gasolina, causa problemas respiratórios, doenças cardiovasculares, e até mesmo o câncer.

Crianças, idosos e pessoas menos favorecidas, que passam mais horas no trânsito, estão mais dispostas a ter reações em consequência da exposição à poluição.

Segundo um relatório realizado pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, se todos os países mantivessem a concentração de material particulado dentro do limite estipulado pela Organização Mundial da Saúde, a expectativa e vida passaria de 72 para 74 anos. Em São Paulo, o nível médio de poluentes emitidos é maior que o dobro aceito pela OMS.

O botânico Ricardo Jardim relembra a importância da floresta urbana para a diminuição da poluição nos grandes centros. Segundo ele, uma árvore grande pode liberar até 400 litros de água na atmosfera em forma de vapor, melhorando a qualidade do ar.

Por conta do isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, a poluição diminuiu em 50% na cidade de São Paulo. De acordo com a coordenadora do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental, Mariana Matera Veras, prolongar os resultados da quarentena é possível se for repensada a política de transporte na cidade, melhorando a qualidade do diesel, a eficiência dos motores e providenciando a troca de caminhões e ônibus por aqueles que poluem menos.



ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)