Notícias

Covid-19: Fumantes correm mais risco de desenvolver sintomas graves da doença

De acordo com pesquisa, mais de 50% diminuiu uso de tabaco e derivados durante a pandemia


06/08/2020 18h52

Assim como a Covid-19, o câncer de pulmão ataca com mais força os fumantes, sendo a taxa de mortalidade 15 vezes maior entre essa parcela da população. O mês de agosto é dedicado à prevenção da doença.

O sistema respiratório, que é o mais prejudicado pelo vício em cigarros, é também o mais afetado pelo novo coronavírus. Dessa maneira, os fumantes são mais suscetíveis ao desenvolvimento de sintomas graves da doença. Contudo, abandonar o hábito de fumar em um momento de alta ansiedade, como o ocasionado pela pandemia e pelo isolamento social, pode ser ainda mais difícil. Muitos brasileiros, no lugar de abandonar o vício, intensificaram o consumo.

Uma pesquisa da Faculdade Unoeste e da Faculdade de Medicina do Guarujá com fumantes de todo o Brasil mostrou que, apesar de 80% dos entrevistados saberem que o cigarro pode agravar os sintomas da Covid-19, 37,5% deles aumentaram o consumo de um a dez cigarros por dia.

Contudo, a mesma pesquisa mostrou que 56,2% dos entrevistados reduziram o consumo de cigarros e derivados durante a pandemia. "Como a Covid está muito associada com problemáticas respiratórias, isso pode ser um forte incentivador para cessação do tabaco", comenta a professora Ana Paula Freire, responsável pelo estudo.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)