Notícias

Erupção vulcânica na Indonésia provoca nuvem de cinzas com 5km de extensão

É a segunda erupção do vulcão Sinabung desde sábado (8). Cinzas transformaram dia em noite na região de Sumatra do Norte


10/08/2020 10h36

Na manhã desta segunda-feira (10) o vulcão Sinabung, na Ilha de Sumatra do Norte, Indonésia, entrou em erupção pela segunda vez desde o sábado (8). O vulcão gerou uma nuvem gigante de cinzas com 5 km de extensão.

Por volta do meio-dia, no horário local, a nuvem que surgiu a 2.460 metros do solo, escondeu a luz do sol, transformando o dia em noite na Indonésia. Moradores da região ficaram assustados, e relataram ouvir forte barulho no início da erupção.

O barulho causou apreensão, visto que poderia haver riscos de o vulcão expelir lava e destruir grande parte da ilha. Porém, não foram relatados incidentes por conta da erupção e os voos continuam operando normalmente.

Segundo a agência de vulcanologia indonésia, os moradores foram orientados a ficarem numa distância do vulcão num raio de 3km. Além da recomendação do uso de máscaras pelos moradores para minimizar o efeito das cinzas.

Sinabung esteve inativo por séculos, até 2010, quando foi registrada uma erupção. A Indonésia é o país com mais atividades vulcânicas no mundo. É localizada no chamado Anel de Fogo do Pacífico, área de grande atividade sísmica e vulcânica, com mais de 400 vulcões em erupção, sendo 129 ativos e 65 considerados perigosos, incluindo o Sinabung.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)