Notícias

Brasileiro paga cerca de um salário mínimo por ano em tarifas bancárias, diz pesquisa

Estudo do IDEC aponta gasto médio anual de aproximadamente R$1.000


11/08/2020 15h50

Um levantamento feito pelo IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) revela que o brasileiro gasta, em média, o valor de um salário mínimo por ano com o pagamento de tarifas bancárias.

No último ano, o reajuste médio das taxas foi cerca de 3 vezes maior que o IPCA, o "termômetro" da inflação: enquanto o índice ficou em 1,88%, tarifas avulsas e pacotes de serviço tiveram alta de 5,1% e 6%. Segundo Ione Amorim, economista do órgão que fez o levantamento, as taxas são abusivas porque ficam muito acima da inflação. "Quando o IDEC encaminha os resultados desses comparativos aos bancos, normalmente eles alegam que é um alinhamento de preço. Mas é impossível você corrigir um preço pela inflação aumentando cinco vezes o índice de inflação acumulado no período", explica.

Os reajustes de serviços como taxa de transferências, saques e emissão de cheques ficam a critério de cada instituição. Por isso, a economista recomenda que o consumidor busque seu extrato de tarifas para contratar o pacote mais adequado às suas necessidades, além de procurar alternativas: "Os bancos digitais chegaram há pouco tempo no mercado, mas vieram para fazer uma concorrência; eles oferecem serviços como isenção de tarifas, inclusive para serviços que são muito caros nos bancos tradicionais", conclui.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)