Notícias

Hospitais desenvolvem adaptações para o tratamento de gestantes infectadas pela Covid-19

Colchões e macas com círculos no meio se adaptam ao abdômen da gestante e facilitam o tratamento de quadros respiratórios agravados pelo novo coronavírus


12/08/2020 17h06

O Hospital das Clínicas está testando adaptações especiais em macas e colchões. O objetivo é garantir um atendimento adequado para gestantes que estejam contaminadas pela Covid-19.

A imunidade de mulheres grávidas tende a ser mais baixa. Por isso, essa parcela da população foi incluída pela Organização Mundial da Saúde com um dos grupos de risco do novo coronavírus. Ainda, a barriga dificulta o tratamento em casos em que há necessidade de suporte respiratório, uma vez que é preciso que a paciente fique de bruços. A posição pode prejudicar o feto se a gestação estiver mais avançada.

A maca adaptada conta com um círculo no centro, que se adapta ao abdômen da gestante. "O que a gente observa com o uso da maca é uma melhora muito importante no padrão respiratório da gestante", explica a coordenadora de Obstetrícia do Hospital das Clínicas, Rossana Pulcineli. O objeto está em fase de registro na Anvisa e, se aprovado, poderá ajudar também o tratamento de pacientes obesos.

Uma outra solução, com um colchão adaptado, foi desenvolvida pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Assista à matéria do Jornal da Tarde:

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)