Notícias

Covid-19: Estudo aponta que poluição aumenta contaminação pela doença

Um ar poluído transporta vírus com maior facilidade, aponta pesquisa feita por universidade de Taiwan


14/08/2020 17h40

Um estudo liderado pela Taipei Medical University, de Taiwan, aponta que pessoas que moram em cidades com níveis de poluição elevados tem maiores chances de contrair a Covid-19.

Segundo os pesquisadores, as partículas poluentes suspensas no ar podem ajudar a transportar o vírus, facilitando o contato das pessoas com ele. Até o momento, as autoridades de saúde dizem que o novo coronavírus se espalha, principalmente, a partir das gotículas respiratórias expelidas pelo nariz e pela boa.

Além disso, os pesquisadores concluíram que respirar ar poluído pode fazer com que as células pulmonares fiquem mais suscetíveis à infecção. "Essa possibilidade ainda não foi comprovada, mas estamos alertas", diz o patologista Paulo Saldiva. "A poluição do ar funciona não só como enfraquecedor, mas ela dá vantagem de penetração do vírus, porque o vírus é extremamente leve".

O estudo taiwanês foi publicado na revista Science of the Total Environment e reforça outros trabalhos ingleses, italianos e holandeses, que também revelaram uma relação entre a poluição e o contágio pelo novo coronavírus.

"Esse desequilíbrio que nós estamos vivendo hoje tem fortes raízes ambientais e deverá ser o objeto, não durante a pandemia, mas depois para evitar que tenhamos surtos cada vez mais frequentes", completa Saldiva.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)