Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

O Brasil é um dos países que mais se opõe ao aborto no mundo, segundo aponta uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos. Entre os brasileiros entrevistados, apenas 16% acreditam que a prática deveria ser permitida em qualquer situação, porcentagem bastante abaixo da média global, de 44%.

Em relação aos 25 países que participaram do levantamento, o Brasil está entre os três mais intolerantes ao aborto, empatado com o Peru e atrás apenas da Malásia, onde apenas 10% da população concorda com a interrupção da gravidez sempre que uma mulher optar.

Outros 38% dos entrevistados acreditam que o aborto deve ser permitido apenas em casos específicos, como estupros. Já 21% julgam que a prática só é justificável caso a vida da grávida esteja em risco, e 13% consideram o ato ilegítimo em qualquer circunstância. 12% dos entrevistados não souberam ou não quiseram opinar sobre o tema.

O Brasil, no entanto, já foi mais tolerante ao aborto. Entre os que concordam com o ato invariavelmente e os que são a favor apenas em casos específicos, o país soma 54% de pessoas em 2020, um tombo comparado aos 67% que consideravam a hipótese em 2019.

Confira abaixo os países mais intolerantes ao aborto:

  1. Malásia
  2. Brasil e Peru
  3. México
  4. Polônia
  5. Japão
  6. África do Sul
  7. Argentina
  8. Índia
  9. Estados Unidos
  10. Chile