Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Nas duas últimas semanas, o número de mortes pela Covid-19 na cidade de São Paulo subiu 33%. A quantidade de casos é maior na periferia. Com a retomada do comércio, salões e academias, o motivo dessa alta pode estar relacionado com a volta dos trabalhadores ao transporte público.

Um estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo constatou que, nos bairros onde mais se faz viagens de transporte público, a incidência e a letalidade do novo coronavírus são maiores.

No extremo Sul da capital, o bairro do Grajaú é o campeão de viagens, com quase 400 mil trajetos por dia. No número de mortes, é o terceiro mais atingido pela doença. Já o bairro de Perdizes, na zona Oeste, onde moradores usam menos o transporte público, ocupa a 63ª posição no ranking de mortes da capital. "Os distritos que você baixo número de óbitos por Covid, são aqueles que você tem um baixo número de viagens por transporte coletivo", comenta Kazuo Nakano, pesquisador da Unifesp. 

A lotação no transporte público da capital também vem subindo. Antes da pandemia os ônibus transportavam 3,3 milhões de passageiros diariamente. Apesar da queda brusca, em agosto, 1,7 milhões de pessoas utilizaram o sistema. A demanda de transportes intermunicipais, que era de 20% no início da quarentena, agora está em volta de 40%.