Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

O estudo realizado pelo Imperial College de Londes foi publicado no jornal Diabetes Care. A pesquisa, baseada em apenas 30 casos, é a primeira a mostrar uma relação entre a Covid-19 e o diabetes do Tipo 1 em crianças.

Em dois dos hospitais onde o estudo foi feito, o número de crianças com o Tipo 1 de diabete praticamente dobrou durante o pico da pandemia em comparação aos cinco anos anteriores.

Das 30 crianças diagnosticadas com diabetes Tipo 1, 21 delas tinham o coronavírus ativo ou já haviam sido expostas ao vírus.

O diabetes Tipo 1 faz com que as células produtoras de insulina no pâncreas sejam destruídas, o que impede o corpo de regular corretamente os níveis de glicose no sangue. A doença pode causar danos nos olhos, pés e rins.

Os autores do estudo acreditam que a proteína spike, do novo coronavírus, seja capaz de atacar e destruir as células produtoras da insulina no pâncreas.

O estudo foi limitado a uma região do Reino Unido e mais pesquisas são necessárias para estabelecer se existe uma ligação definitiva entre as duas doenças. Até lá, os pesquisadores esperam que os médicos estejam cientes dessa relação potencial.