Notícias

Estudo indica que imunidade contra a Covid-19 é igual a da gripe comum e tem vida curta

Cientistas holandeses dizem acreditar que o tempo de imunidade do Sars-CoV-2 pode ser parecido com o de outros quatro tipos de coronavírus sazonais


15/09/2020 15h13

Um estudo da Universidade de Amsterdã, na Holanda, publicado na revista Nature Medicine, sugere que a imunidade da Covid-19 pode ser comparada à da gripe comum e tem vida curta. 

Para chegar aos resultados, os cientistas acompanharam pessoas saudáveis por mais de 35 anos e perceberam que a reinfecção por quatro tipos de coronavírus sazonais ocorreu em até 12 meses após a primeira infecção. 

Leia também: Com 307 mil casos diários de Covid-19 no mundo, OMS faz apelo pela democratização da vacina

Esses vírus também causam problemas respiratórios e estão relacionados à gripe. Apesar de algumas características diferentes, são da mesma família e, por isso, os pesquisadores consideram que o tempo de imunidade do Sars-CoV-2 pode ser parecido. 

"Alguns desses coronavírus têm uma variedade muito grande, então, você tem várias linhagens desse coronavírus circulantes. Enquanto que, para nossa sorte, parece que o Sars-CoV-2 ele não varia tanto a ponto de criar linhagens suficientemente distintas, para que possam ser consideradas como um outro vírus", disse Daniel Mansur, professor de imunologia da Universidade Federal de São Carlos. 

Saber quanto tempo dura a imunidade é importante para avaliar a chance de novas ondas da pandemia e também indica como deverá ser a imunização quando houver uma vacina. Mas, por enquanto, só o tempo vai mostrar se ela terá que ser sazonal, assim como a da gripe. 

Leia também: Covid-19: testes da vacina de Oxford são retomados no Brasil

"A gente está trabalhando com as duas situações, inclusive, de fazer uma que seria uma vacinação sazonal, assim como a gente já faz com a influenza", explicou o professor. 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)