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Brasil tem a segunda maior frota de aviação agrícola do mundo

Agrocultura aborda o assunto na semana do centenário de Clóvis Candiota, patrono da aviação agrícola brasileira


16/09/2020 14h00

O programa Agrocultura desta semana tratou da importância da aviação agrícola no Brasil: o país tem a segunda maior frota do mundo, e perde apenas para os Estados Unidos. No centenário do patrono Clóvis Candiota, celebrado nesta quarta-feira (16), saiba mais sobre a força aérea que aplica defensivos em plantações e também ajuda no combate de incêndios. 

A estimativa de crescimento da frota agrícola brasileira é de 3% este ano, o que deve totalizar 2.350 aeronaves. Mato Grosso, Rio Grande do Sul, São Paulo e Goiás são os estados com maior número de aviões agrícolas. Enquanto uma aeronave faz a aplicação de 50 a 400 hectares em uma hora, tratores realizam o mesmo serviço em 8 a 15 hectares. A área pulverizada pela aviação agrícola no Brasil é em torno de 72 milhões de hectares ao ano, o que equivale ao tamanho somado dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Clóvis Candiota, patrono da aviação agrícola no Brasil

O pioneiro da aviação agrícola no mundo foi Alfred Zimmermann, agente florestal alemão. Em 1911, ele usou uma aeronave e produtos químicos no combate a lagartas de uma plantação. Dez anos depois, em Ohio, nos Estados Unidos, ocorreu a primeira pulverização em floresta comercial.

Já no Brasil, o primeiro voo agrícola foi em Pelotas (RS) em 1947, para combater gafanhotos que atacaram plantações. O engenheiro agrônomo Leôncio Fontelles e o piloto Clóvis Candiota instalaram um sistema de pulverização na aeronave.

"[Clóvis] instalou na cabine, no lugar que sobrava à volta dele, o que ele dizia que era uma 'engenhoca': um recipiente de pesticida adaptado àquele espaço que ele tinha, com uma manivela que ele acionaria durante o voo para realizar o polvilhamento", conta Iris Helena Candiota, filha do piloto. Segundo ela, Clóvis levou seu projeto a um funileiro local, que fez as adaptações necessárias no avião para conter a infestação de gafanhotos. 

Criador da SANDA - Serviço Aéreo Nacional de Defesa Agrícola, primeira empresa do ramo no Brasil, Clóvis tornou-se o patrono da aviação agrícola no País, e, em sua homenagem, o Dia da Aviação Agrícola passou a ser comemorado em 19 de agosto, data do primeiro voo em Pelotas. 

Assista à reportagem completa no programa Agrocultura

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