Notícias

Sem Renda Brasil, Congresso articula criação de programas de renda mínima

Deputados e senadores buscam acelerar iniciativas de distribuição de renda depois da decisão de Bolsonaro de cancelar projeto que substituiria o Bolsa Família


16/09/2020 15h35

Depois do anúncio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de que o Renda Brasil, programa social que substituiria o Bolsa Família foi encerrado, deputados e senadores reagem e articulam criação de um programa de renda básica.

Leia também: Guedes afirma que 'puxão de orelha' de Bolsonaro não foi para ele

Agora, os projetos do Congresso que estavam parados à espera do Renda Brasil e propõem ampliar o Bolsa Família devem entrar em discussão. O programa atende, atualmente, cerca de 14,3 milhões de famílias de baixa renda. 

Alessandro Molon, líder do PSB na Câmara, afirmou que o partido vai apresentar um projeto para criação de um novo programa de renda mínima que consolida e amplia o Bolsa Família. Outros partidos também se movimentam em pautas similares. 

O vice-líder do governo no Senado, Izalci Lucas (PSDB-DF), avaliou que a melhor alternativa é aguardar as eleições municipais antes de discutir o assunto. Para ele, porém, a gestão Bolsonaro deve considerar uma nova proposta, para que a decisão não fique apenas nas mãos do Congresso.

Encerrado nesta semana por Jair Bolsonaro, o Renda Brasil era o projeto com o qual o governo pretendia deixar sua marca na área social. A proposta esteve no centro de conflitos com a equipe econômica comandada por Paulo Guedes, que citou dificuldades de financiamento e cortes em outros benefícios sociais. 

Assista à reportagem do Jornal da Tarde: 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)